Aconteceu hoje (27/10) e acontecerá amanhã (dia 28/10) a aplicação dos dois últimos simulados que a 12ª DIRED programou para os alunos da rede pública do estado matriculados em seu cursinho. Os simulados estão acontecendo na Escola Estadual Jerônimo Rosado (antigo Colégio Estadual) com uma formatação idêntica ao concurso do ENEM, justamente para condicionar os alunos ao mesmo sistema adotado pelo Ministério da Educação.
Os alunos foram divididos... |
... em duas salas de aula... |
Hoje, sábado, o simulado contou com as provas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, aplicadas pelos professores Allyssandra Rodrigues, Darlan Dantas, Francisca Magali e Gianny Pedrosa, divididos em duas salas de aula.
Darlan e Allyssandra em uma delas... |
... Magali e Elivanusa na outra. |
Na saída das salas, alguns alunos se dispuseram a comentar sobre a importância de se aplicar um simulado desta maneira.
“Serve para tirar nossas dúvidas e, principalmente, para melhorar cada vez mais o nosso conhecimento com relação às disciplinas” (Jessé Mendes – E.E. Diran Ramos do Amaral).
“A coordenação e os professores estão de parabéns pela iniciativa, pois além de tornar mais eficiente o cursinho, o simulado é aplicado dentro das normas do próprio ENEM, o que já condiciona o aluno a pensar e agir de acordo com o concurso” (Breno Rubens – E.E. Moreira Dias).
“Temos a oportunidade de estarmos com um material excelente em mãos, num local adequado e onde não nos falta nada. Então, é só estudar para retribuir os esforços de professores e coordenação” (Smith de Oliveira)
Após a prova do simulado, os alunos descansam por 30 minutos – tempo suficiente para que eles possam fazer um lanche – e, em seguida, vão direto para a sala de vídeo onde têm, pelo mesmo espaço de tempo das provas, aulões em cima das questões aplicadas nas provas.
Os alunos, após o simulado, fazem um lanche e, em seguida... |
Os professores, neste segundo momento, revezam-se nas orientações e nos tira-dúvidas, mostrando o porquê da resposta correta ser aquela, dão dicas e concentram-se nas questões consideradas mais complicadas, para que nada deixe de ser resolvido e nenhum aluno saia com dúvidas.
dirigem-se à sala de vídeo para o tira-dúvidas |
Com relação às perguntas feitas aos alunos, os professores também se pronunciaram e disseram que “simulado representa a demonstração concreta dos estudos e discussões em sala de aula. É uma forma que os alunos têm de ‘ensaiarem’ para a prova do ENEM, reafirmando o compromisso com o aprendizado adquirido no dia a dia das aulas” (Allyssandra Rodrigues).
O professor Darlan Dantas enfatiza que “o simulado corresponde à culminância do processo de aprendizagem, pois ele permite quantificar tudo que foi exposto durante as aulas e se torna o momento em que o aluno vivencia um pouco da sua realidade e tem ideia do seu desafio”.
As professoras Magali e Elivanusa completaram dizendo que “estamos trabalhando para levar essa moçada para a universidade e os simulados são momentos para o aluno se avaliar e se familiarizar com a avaliação do ENEM e outros processos de seleção”.
Abaixo, versos do professor e jornalista Raimundo Antonio, que mostram o grande dilema do jovem frente ao desafio de se preparar e, depois, concorrer a uma vaga no ENEM:
O JOVEM E O ENEM
Olhos ávidos
Ansiedade alfabética
Mão que escreve
Mente que enxerga
Pensamento que justifica.
Assim são os olhos de quem se candidata
De quem vê seus esforços comprimidos em cinco horas.
Ao seu lado, outros rostos; outros sonhos
Todos, todas, nada é igual; só sonhos
O futuro a começar ali; entre sonhos
No ritual de sempre:
Medo, ansiedade, desequilíbrio
Na vida sempre vence quem sabe jogar.
As armas?
Paciência, perseverança, controle, saber.
Nada foge a regra;
A evolução dos tempos, a lei das espécies
Vejo jovens
Vejo rostos
Vejo corpos
Vejo sonhos
Vejo dor
Aflitos estão
Aflitos se vão
Aflitos se leem
Aflitos choram o fracasso
Alegres gritam: eu passei!
NOTA DA 12ª DIRED:
Com relação ao tira-dúvidas – logo após a realização de cada simulado – os alunos disseram que é muito positivo e que essa ideia da coordenação e dos professores só agrega, pois potencializa o aprendizado e serve para que os erros não se multipliquem.
O cursinho da 12ª DIRED tem como coordenadoras as técnicas Goretti Silva, Elizete Amorim, Edcleide Alves (Ensino Médio), Joana Torres e Francione Veira (assessoria). O cursinho ainda conta com o apoio de “seu Jorge” e “dona Márcia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário