Iniciada em 01 de outubro, terminou hoje, dia 05 de outubro, a Jornada de Gestão Escolar, com o objetivo de fortalecer as equipes técnicas para lidar com os desafios da gestão escolar nas suas sedes e, com isso, consolidar o PDE Interativo como instrumento de apoio à gestão escolar, superando a visão da ferramenta como mero formulário para repasse de recursos.
A 12ª DIRED sediou o polo 02, que contou com a participação dos municípios de Currais Novos, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Assu, São Rafael, Areia Branca, Apodi, Itaú, Caraúbas, Umarizal, Janduís, Patu, Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Tenente Ananias, Mossoró.
No seu encerramento, a Jornada contou com duas apresentações culturais, sendo que uma delas foi feita pela própria consultora do MEC – Simone Sohstin Ramalho, que presenteou às técnicas presentes com uma performance teatral, conforme vídeo (link) abaixo:
Em seguida, a 12ª DIRED, através do Programa Mais Educação, que tem como coordenadora a técnica Socorro Bezerra, fez uma surpresa à consultora do MEC (Simone Sohstin Ramalho) e às técnicas da CORE/SEEC (Ana Lúcia e Márcia Dantas) com uma apresentação musical dos monitores Cléber, Domar, Eliseu e João “Gavião”, tocando e cantando “Imagine”- de John Lennon e “We Are The Wold” – de Michael Jackson, com vídeo (link) logo abaixo:
LINK: http://youtu.be/48faMOqWnAs
LINK: http://youtu.be/48faMOqWnAs
NOTA DA 12ª DIRED:
A Jornada de Gestão Escolar consiste em um conjunto de oficinas de trabalho, promovidas pelo MEC, destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola nos últimos anos. A metodologia de trabalho da Jornada foi desenvolvida a partir da pesquisa amostral realizada em 2010 com 896 escolas participantes do PDE Escola, cujos resultados indicaram aspectos que poderiam ser aperfeiçoados na gestão do programa. Entre outras informações, a pesquisa demonstrou que, apesar de 96% dos diretores afirmarem que sabiam o que era o IDEB, apenas 33,6% sabiam qual era o IDEB da sua escola (os demais não sabiam ou responderam errado). Também foi possível constatar que 86,7% dos diretores consideravam que o PDE Escola tinha promovido mudanças concretas na escola, mas apenas 4% entendiam-no como uma metodologia de planejamento da gestão escolar. E, quando questionados sobre como a Secretaria vinha atuando em relação ao programa, apenas 6,9% dos diretores entrevistados responderam que ela monitorava e/ou orientava regularmente a escola. A partir deste diagnóstico, o MEC desenvolveu um novo mecanismo que visa auxiliar as Secretarias de Educação na condução do PDE Escola e de outros programas, realizando oficinas de formação e certificação que disseminam técnicas de execução, monitoramento, avaliação e realimentação do planejamento.
Fonte: MEC
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