terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto: “Doando sangue, salvando vidas”

O professor Jerôncio Fernandes, da Rede Pública, realiza projeto em prol da doação de sangue. 

Abaixo, na íntegra, o projeto e suas fotos. 

 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA 
12ª DIRETORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO – DIRED 
ESCOLA ESTADUAL 30 DE SETEMBRO 
 - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - 

Projeto “Doando sangue, salvando vidas” 
 Mossoró RN, setembro de 2012 

Professor: Jerôncio Fernandes

Público alvo: Alunos do Ensino Médio Alunos do 9º ano 
- Ensino Fundamental Comunidade Escolar -
Período de duração: Setembro e Outubro de 2012 
 Mossoró RN, setembro de 2012 

 Sumário 

1. Introdução
2. Justificativa
3. Objetivos
4. Metodologia
5. Cronograma de Atividades
6. Culminância do Projeto
7. Avaliação
8. Anexo – Fotos do projeto

1. Introdução 

A escola, enquanto instituição de indispensável peso para a sociedade está imbuída tanto do fazer pedagógico, como do imenso papel de desenvolver em seus educandos valores imprescindíveis ao exercício da cidadania. No tocante a esses valores a solidariedade, a fraternidade e o respeito ao próximo estão bem caracterizados quando o assunto em questão é “doar sangue”, visto que, doando sangue se está salvando vidas, oportunizando novos horizontes para aquele que recebe. Portanto, é muito salutar quando a escola faz essa opção de trabalhar uma temática dessa natureza. 

2. Justificativa

O Projeto “Doando sangue, salvando vidas”, surgiu da necessidade e importância de sensibilizar a alunos e comunidade escolar para a doação de sangue. Doando sangue se está salvando vidas, proporcionando assim o exercício de valores diversos, dentre eles está à solidariedade e a fraternidade. O sangue é um tecido líquido que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e tecidos, e o ser humano é a única fonte de doação existente. Em nosso contexto sócio cultural há muitos tabus e mitos sobre a doação de sangue. As pessoas evitam até em colaborar com este gesto solidário, pois não foram educados para tal ação. Atualmente inúmeras campanhas são feitas neste sentido, por meio do rádio, da televisão, panfletagens, dentre outros, no intuito de levar o cidadão a participar deste movimento de doação de sangue, pois, através deste gesto tão simples evidencia-se o respeito e humanismo para com o próximo. Nesse sentido, os educadores da escola Estadual 30 de setembro, buscarão desmistificar inúmeros mitos que dificultam ou atrapalham a disponibilidade para doação através da informação e da sensibilização que serão os principais atributos para o sucesso do projeto e consequentemente da campanha de doação. 

3. Objetivos

• Geral: 

 Motivar para a doação de sangue.

• Específicos: 

 Caracterizar o tecido sanguíneo;
 Conhecer os elementos que constituem o sangue e suas funções;
 Diferenciar os tipos de circulação;
 Conhecer as doenças cardiovasculares;
 Conhecer as doenças do sangue;
 Distinguir os grupos sanguíneos;
 Desmistificar os principais tabus que dificultam o processo de doação.

4. Metodologia 

O Projeto “Doando sangue, salvando vidas”, será desenvolvido pedagogicamente através do estudo do sistema circulatório e do sangue propriamente dito. Os alunos irão trabalhar este conteúdo com pesquisas, leituras, vídeos e tarefas pertinentes ao tema em questão. No intuito de solidificar o estudo, os referidos alunos apresentarão toda temática estudada em forma de seminários, para os demais alunos da escola. Neste contexto a Escola Estadual 30 de Setembro contará com palestras sobre “Doação de sangue”, a qual será ministrada pelo Hemocentro, sendo destinada a comunidade escolar como um todo. Na oportunidade será determinado a data precisa para a comunidade contribuir com a coleta de sangue para o Hemocentro de Mossoró.

5. Cronograma de Atividades


6. Culminância do Projeto 

O referido projeto terá sua culminância mediante a apresentação de dados e informações que foram estudados nos conteúdos Sistema Circulatório, o sangue e ainda, como atividade principal, a coleta de sangue feita pelo Hemocentro. 

Avaliação 

A avaliação do projeto será desenvolvido de forma contínua, observando os aspectos de interesse, participação e desempenho dos alunos em cada etapa realizada.

Referências 

• www.funorte.com.br/index - php? option=com_content...id...

• nud.unemat.br/4_forum/artigos/crisley.pdf

• Gewandsznajder, Fernando Ciências /Fernando Gewandsznajder. 4 edição. São Paulo: Ática, 2009.

FOTOS:








NOTA DA 12ª DIRED

Projeto enviado pela vice-diretora da 12ª DIRED, Helena Maia, para ser divulgado, como forma de incentivo para outros projetos em prol da comunidade escolar.


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