segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PEDAGOGA DA REDE PÚBLICA LANÇA COLEÇÃO DE LIVROS INFANTIS

O nome dela é Serjane Carlos Lobato, mossoroense, pedagoga (exercendo a função de supervisora) - tanto no município quanto no estado -, 42 anos, e com um sonho (agora realizado): escrever livros infantis que pudessem traduzir, de forma clara, objetiva e, principalmente, lúdica, os temas que fazem parte do dia a dia escolar das crianças e que lhes trouxessem a certeza de que ali, naquele material, está um bom complemento curricular para uma educação básica de qualidade.

A pedagoga/escritora...  
A pedagoga esteve na 12ª DIRED apresentando os seus livros para a professora Magali Delfino – diretora da instituição – e, na ocasião, conversou com o blog sobre os caminhos por onde os livros andaram antes de serem materializados, em forma de substratos, e como se deu esse caminhar tão árduo e penoso até a sua apresentação comercial.

.. Serjane Lobato apresentando sua coleção...
Abaixo, a entrevista concedida pela escritora, na qual ela conta como tudo aconteceu... 

... para a professora Magali Delfino e a coordenadora do RN Alfabetizado - Lindalva Batista
Blog: Como nasceu a ideia de fazer um livro voltado para as crianças? 

Serjane Lobato: Cresci fascinada por livros. Minha infância foi lendo Monteiro Lobato. Quando comecei a trabalhar em educação, como pedagoga, passei a ler livros direcionados para o aperfeiçoamento de minha profissão. Na época em que escrevi os livros, estudava os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) com afinco e, em contrapartida, lia os livros que dispúnhamos na biblioteca para as crianças. Discutia com os professores como o material vindo do MEC era rico em conteúdo e qualidade, mas, muitos tinham dificuldades na interpretação dos mesmos. Já os livros infantis, havia muitos deles bons, mas faltavam ainda alguns que falassem dos valores e das atitudes pertinentes à formação da verdadeira cidadania. Tive a ideia então de juntar as duas coisas: PCNs e livros infantis para que professores, alunos e família trabalhassem com as crianças, de forma clara e lúdica, temas tão importantes para uma educação de qualidade. 

Blog: Fale sobre a base pedagógica com a qual os livros foram montados? 

Serjane Lobato: Os livros são baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Temas Transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual). 

Blog: Como foram escolhidos os temas? 

Serjane Lobato: De acordo com a relevância dos temas, sua complexidade, envolvendo a problemática social, cultural e étnica existente em nossa sociedade, e a dificuldade da abordagem dos mesmos de forma simples e lúdica. 

Blog: Quanto às gravuras, como elas foram escolhidas para a faixa etária do público-alvo? 

Serjane Lobato: Um dos principais atrativos para a leitura infantil é o encanto que o livro proporciona. Um dos estímulos, além da história transmitida, são os recursos visuais das ilustrações. Quanto mais atrativo, melhor para desenvolver a imaginação e o fascínio de quem está lendo. 

Blog: Quais as dificuldades iniciais do projeto? 

Sejane Lobato: Com certeza, a principal dificuldade foi encontrar uma editora disposta a aceitar o projeto de publicação da obra. 

Blog: Como está sendo a divulgação desse trabalho? 

Serjane Lobato: Está sendo feita inicialmente no Sul, onde a Base Editora tem sua sede, e aqui no Rio Grande do Norte, onde moro, através de rádios, jornais, televisão, internet e mostrando o material nas escolas. 

Blog: Quais as perspectivas deste projeto ser implantado nas escolas públicas? 

Serjane Lobato: A principal missão da Editora Base é dar ao aluno da rede pública ou da rede particular de ensino a oportunidade de acesso à educação de qualidade. Para isso, ela desenvolve uma proposta pedagógica traduzida em material didático, cursos de capacitação, palestras, entre outras atividades que integram as ações da família e da escola na formação da criança para o efetivo exercício da cidadania. Por isso, acredito que, em breve, teremos a minha coleção "Conte Mais Uma" nas escolas, pois a mesma tem um conteúdo enriquecedor para complementar as disciplinas básicas. 

Blog: Para qual faixa etária os livros foram criados? 

Serjane Lobato: A faixa etária, pensada inicialmente para a leitura dos livros, é de 0 a 10 anos. O interesse pela leitura deve ser estimulado desde os primeiros sinais de vida. Os livros são coloridos, com diálogos breves e de fácil entendimento. Pensei até os 10 anos, pois nessa fase as crianças ainda estão consolidando hábitos e os livros proporcionam a contextualização do imaginário com o mundo real de forma prazerosa, através das mensagens deixadas. Isso não quer dizer que outras faixas etárias não vão apreciar a leitura.

"CONTE MAIS UMA"
Resumo da obra...


Bibliografia: 

Dados pessoais: 

Nome Serjane Carlos Lobato 
Pai: Francisco Jerônimo Lobato 
Mãe: Francinete Carlos Lobato 
Nascimento 04/11/1968 - Mossoró/RN - Brasil 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990), com Especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem e Especialização em Formação de Professores. Atualmente é Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de Mossoró e Supervisora Escolar do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. 

Formação complementar 

2010 - 2010 Curso de curta duração em Redação Oficial. IEL & Escola de Governo, IEL/SEARH, Brasil 

2002 - 2002 Curso de curta duração em Formação de Gestores. Secretaria da Educação e Cultura, SEEC, Brasil 

1998 - 1998 Curso de curta duração em Recreação e Arte. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Mossoró, Brasil 

1995 - 1995 Curso de curta duração em Atualização e Aperfeiçoamento em Alfabetização. SESI – Serviço Social da Industria, Brasil 

1994 - 1995 Curso de curta duração em Atualização Curricular. Secretaria da Educação e Cultura, SEEC, Brasil 

1995 - 1995 Curso de curta duração em Atualização para Professor de 1ª a 4ª série Secretaria de Educação e Cultura, SEEC, Brasil 

Atuação profissional 

1. Prefeitura Municipal de Mossoró - PMM 1999 - 
Atual Vínculo: Servidor público. 
Enquadramento funcional: Supervisora Escolar
Carga horária: 30
Regime: Parcial 

2. Governo do Estado do Rio Grande do Norte - GOVERNO/RN 
Vínculo institucional 1990 - 
Atual Vínculo: Servidor público.
Enquadramento funcional: Supervisora Escolar
Carga horária: 30
Regime: Parcial


Nenhum comentário: