quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOTA DA 12ª DIRED: REUNIÃO COM GESTORES


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED - reuniu, hoje, dia 26/02/14, no auditório da Entidade, no turno matutino, os gestores das Escolas Públicas do Estado pertencentes à Mossoró e Circunscrição.

Da esquerda para a direita: Rosilene (Francisca Martins), Vânia (Abolição IV) e Joana (Santa Delmira)
Renilza (Diran Ramos do Amaral) e Júlia Marta (Alfa Ville) - gestoras sorridentes
Judivânia Fernandes (vice-diretora), Elma Paiva (coordenadora pedagógica) e Edcleide Alves (ensino médio) - da esquerda para a direita
A reunião, que contou com a participação de 55 (cinquenta e cinco) gestores, começou com a professora fazendo um pequeno resumo sobre o andamento da greve promovida pelo Sindicato, dizendo que, na 12ª DIRED, das 76 Escolas, 48 funcionam normalmente, 16 parcialmente e 12 estão paralisadas.

Graça Pinheiros (30 de Setembro), Aida de Freitas (José Nogueira), Socorro Santos (Centenário), Socorro Fernandes (Gilberto Rola), Cidete Dantas (Estevam Dantas) e Suzete Fernandes (Caic Abol. IV)
Gestora Joana (Santa Delmira) - primeiro plano da esquerda

Na pauta, a professora procurou esclarecer sobre a Licença Prêmio e mostrou uma relação, por escolas, dos servidores que solicitaram esse direito, mas pediu aos gestores que enviassem uma relação atualizada, pois será em cima das demandas que o Cadastro de Reserva, através da Seleção de Professores e Especialistas Temporários, poderão ser convocados.

Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
A 12ª DIRED não vai chamar celetistas para ocuparem vagas de professores e especialistas em vacância, mas, sim, para ocupar vagas por licenças e especificidades identificadas por essa diretoria e poder, com isso, atender, em regime de excepcionalidade – e temporariamente –, às necessidades, desde que elas sejam de interesse público e em conformidade com a Lei Estadual de nº 9353, de 19/09/210”, disse a gestora.


Em seguida, a professora passou para o tema Enturmação, explicando aos presentes como se dá essa prática administrativa e como ela traz benefícios para as escolas que recebem as turmas – pois aumentam o porte destas; desoneram o estado de aluguéis (em alguns casos) com terceiros – e salas quase vazias; mas, e principalmente, beneficiam os alunos que passam a frequentar escolas de salas cheias, motivadoras, mais estruturadas e com seu quadro de profissionais completo (na enturmação, o professor passa, automaticamente, a exercer as suas obrigações vinculares na escola mais próxima daquela em que ele dava o seu expediente pedagógico).

Professora Magali Delfino e Augusta Maia (diretora administrativa)
Depois, a professora discorreu sobre o restante da pauta, sempre fazendo a interação com as particularidades de cada escola – relatadas pelos seus gestores – e, em cima delas, exemplificando o que estava comentando. Fizeram parte da pauta: 

• Aulas Suplementares: a professora já adiantou que elas serão alocadas dentro do próprio sistema (SIGEduc) e que irá, ainda esta semana, a Natal, em treinamento, juntamente com os técnicos Elma Paiva (coordenadora pedagógica) e Jalmares (encarregado do protocolo); 

• Salas de AEE: a professora avisou que já serão, também, abertas no sistema (SIGEduc); 

• Professor em desvio de função: a professora ressaltou, mais uma vez, a necessidade de as escolas se basearem na Portaria 187; 

• Supervisor: a professora mostrou que, para cada oito turmas (em cada turno), a escola tem direito a um supervisor; 

• Readaptado: o readaptado só assume uma supervisão se ele foi pedagogo; 

• Livro Didático: a professora esclareceu que o Governo Federal envia, via Correios, diretamente para a escola; 

• Calendário e Quadro de Rendimentos: a professora solicitou dos senhores gestores que enviem até o dia 15/03 para a Inspeção Escolar, com a técnica Francisca Alvanete; 

• Olimpíada de Português: a professora explicou que a Secretaria de Educação e a 12ª DIRED esperam que a meta de inscrição seja de 100%, haja vista que toda escola tem o seu professor de Português – do 5º Ano do Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Para isso, a professora adiantou que é preciso para a inscrição: 

          - Nome da Escola - Nome do Professor 
          - Matrícula 
          - CPF
          - C/C 

• Jornais: a professora voltou a lembrar aos gestores da parceria entre a 12ª DIRED e o jornal Gazeta do Oeste. Aproveitou para instigar os gestores a motivarem seus professores a promoverem projetos em suas turmas, para que o caderno Escola – do referido jornal – possa publicar; 

• Empresas Terceirizadas: a professora solicitou, dos gestores, que enviem os horários das escolas (de segunda a sábado). 

A professora, em seguida, passou a palavra para o técnico Jalmaras, do setor do Protocolo, que explicou como funciona o SAGEP (Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento de Pessoal).

Magali Delfino e Jalmares (setor do Protocolo)
Logo após, foi a vez da coordenadora pedagógica, Maria Elma Paiva, falar sobre o SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação).

Elma Paiva (coordenadora Pedagógica) e Magali Delfino
A reunião terminou com a professora Magali desejando um ótimo Carnaval para todos e, em seguida, dispôs-se a atender aos gestores que tinham ainda alguma dúvida com relação à pauta apresentada.





Nenhum comentário: