sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ABRE INSCRIÇÕES


Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O prazo segue até o dia 30 de abril. 

Valorizando a interação das crianças jovens com seu meio, a quarta edição da Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é estimular, também, o exercício da cidadania. 

Nesta edição (2014), todo o processo de inscrição e adesão, digitalização dos textos selecionados na etapa escolar e avaliação nas demais etapas será realizado pela internet. O regulamento completo está disponível em: 


Entre as categorias concorrentes estão: 

• Poemas (para alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental), 
• Memórias Literárias (para alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental), 
• Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e, 
• Artigos de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio). 

Além de um concurso que promove o desenvolvimento da competência escrita, a Olimpíada se propõe a contribuir para a melhoria das práticas didáticas escolas. Assim, se propõe a colaborar com formação dos educadores, principalmente por meio da distribuição dos materiais com orientações pedagógicas. 

Reconhecimento 

No dia 24 último, na cidade de São Paulo/SP, ocorreu o evento de lançamento oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - Edição 2014. Dentre todos os professores participantes do país, apenas três foram convidados a participarem do evento, que abre a olimpíada, para contarem a experiências exitosas com o certame. 

Dos três professores, um foi o potiguar Ladmires Carvalho, professor da Escola Estadual José Fernandes Machado, que na última edição da competição foi o responsável por orientar a aluna Taíana Cardoso (18), vencedora nacional na categoria Artigo de Opinião com o texto: "Natal: noiva do sol, amante da prostituição". 

Taiana usou argumentos fortes, refutou muito bem. Colocou muitos argumentos de autoridade e conseguiu defender com consistência o seu ponto de vista. Foi fruto de um trabalho de quase um ano. Desde o início do período do ano letivo estamos envolvidos em oficinas e desenvolvendo as habilidades dos alunos”, enfatizou Ladmires Carvalho, ao explicar o processo que a aluna utilizou na escrita do artigo vencedor. 

Fonte: Assecom Educação 

NOTA DA 12ª DIRED

Histórico 

Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram, naquele período, com a participação de mais de 3,5 milhões de estudantes em todo o país. 

Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, 60,1 mil escolas públicas e 239,4 mil professores; em 2012, na terceira edição, foram 5 milhões de alunos, 40 mil escolas públicas e 90 mil professores. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC




Nenhum comentário: