Aconteceu nesta
sexta-feira, dia 14.11.14, a última aula do programa Saberes da Terra na Serra
do Mel/RN. Os alunos que moram nas vilas que compõem o município deslocaram-se,
em ônibus, para a vila Rio Grande do Norte, onde se localiza a Escola Estadual
Padre José de Anchieta. Fizeram isso por dois anos exatamente. Tempo necessário
para que o programa pudesse ser completado e eles obtivessem, no mínimo, 75% da
carga horária necessária para o recebimento do certificado de conclusão do ensino
fundamental.
O professor Raimundo
Antonio deu as boas-vindas a todos os alunos e seus filhos e fez um resumo desses
dois anos de muita luta, pequenos percalços e, no final, uma ampla vitória da educação.
O professor frisou ainda o compromisso daqueles que estavam ali e o vínculo
criado entre eles nessas aulas semanais – na sala de aula e na comunidade onde
cada um mora.
Noite em que a reflexão
voltada para a economia solidária, o companheirismo e o coletivismo tomaram
conta do ambiente, através de um vídeo exibido pela professora Teresa Cristina,
que dizia mais ou menos assim:
A FORMIGA
Outro dia, vi uma formiga que carregava uma
enorme folha.
A formiga era pequena e a folha devia ter,
no
mínimo, dez vezes o tamanho dela.
A formiga a carregava com sacrifício.
Ora
a arrastava, ora tinha sobre a cabeça.
Quando o vento batia, a folha tombava,
fazendo
cair também a formiga.
Foram muitos os tropeços,
mas nem por isso a
formiga desanimou de sua tarefa.
Eu a observei e acompanhei,
até que chegou
próximo de um buraco,
que devia ser a porta de sua casa.
Foi quando pensei:
"Até que enfim ela
terminou seu empreendimento".
Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.
A folha era muito maior do que a boca do buraco,
o que fez com que a formiga a deixasse do lado de
fora
para, então entrar sozinha.
Foi aí que disse a mim mesmo:
"Coitada,
tanto sacrifício para nada."
Lembrei-me ainda do ditado popular:
"Nadou,
nadou e morreu na praia."
Mas a pequena formiga me surpreendeu.
Do buraco saíram outras formigas,
que começaram a corta a folha em pequenos pedaços.
Elas pareciam alegres na tarefa.
Em pouco tempo, a grande folha havia
desaparecido,
dando lugar a pequenos pedaços
e eles estavam
todos dentro do buraco.
Imediatamente me peguei
pensando em minhas
experiências.
Quantas vezes desanimei diante
do tamanho das
tarefas ou dificuldades?
Talvez, se a formiga tivesse olhado para o
tamanho da folha,
nem mesmo teria começado a carregá-la.
Invejei
a força daquela formiguinha
Naturalmente, transformei minha reflexão
em
oração e pedi ao Senhor:
Que me desse a tenacidade daquela formiga,
para
"carregar" as dificuldades do dia a dia.
Que me desse a perseverança da formiga,
para não
desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza
dela,
para dividir em pedaços o fardo que,
às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar
com os
outros o êxito da chegada,
mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga,
não desistir da caminhada,
mesmo quando os ventos contrários
me fazem virar
de cabeça para baixo;
mesmo quando, pelo tamanho da carga,
não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente,
esperavam lá dentro pelo alimento,
fez aquela formiga esquecer e superar
todas as
adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga,
saí mais
fortalecido em minha caminhada.
Agradeci ao Senhor por ter colocado
aquela
formiga em meu caminho
ou por me ter feito passar pelo caminho dela!
Após a exibição do
vídeo, foi a vez de cada uma das professoras falar a respeito de sua
experiência com os Saberes da Terra e seu o resultado – pessoal e
profissional...
Professora Antônia Farias |
Professora Elizângela Sales |
Professora Luzia Isabela |
Em seguida,
as aniversariantes do mês...
A professora Teresa e as alunas Carla, Branca, Josefa e Antônia Farias |
A sessão de fotos...
Os “mimos”...
Os comes, mimos e
bebes...
Os abraços
de despedidas...
Últimas fotos...
Um comentário:
Parabéns, para todos que fizeram parte desta historia, diretamente ou indiretamente...
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