Dia histórico para os
alunos dos Saberes da Terra da Serra do Mel/RN: hoje a professora Magali
Delfino – diretora da 12ª
DIRED – fez a entrega dos projetos de qualificação profissional e social,
nas vilas Ceará e Paraíba, para os 26 alunos que chegaram ao final do programa
que tem como objetivo desenvolver
políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que oportunizem a jovens
agricultores (as) familiares, com idade entre 18 a 29 anos, excluídos do
sistema formal de ensino, a elevação de escolaridade em Ensino Fundamental com
qualificação profissional inicial, respeitadas as características, necessidades
e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política,
econômica e produtivas dos povos do campo.
O ROTEIRO DA VIAGEM:
Acompanhada
de sua diretora administrativa (Maria Augusta Maia), dos professores dos
Saberes da Terra (Luzia Isabela, Raimundo Antonio e Tereza Cristina) e da graduanda
em Pedagogia (Priscila Kaliny) pela Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte – UERN –, cujo TCC tem como objeto os Saberes da Terra da Serra do Mel (turmas
Caju e Castanha e Flor do Cajueiro) fundamentado na Pedagogia da Alternância,
de Paulo Freire. No comando do carro oficial do Estado, o motorista “seu” Jorge
(Vanzinho).
Antes de
visitar a primeira vila do projeto (vila Ceará), a professora Magali Delfino orientou
o profissional do volante que passasse na vila Rio Grande do Norte (caminho),
para que ela observasse os alunos e professores do programa Mais Educação. Na
Escola Estadual Padre José de Anchieta, a professora foi recebida pela
vice-diretora, a professora Ana Paula. Na saída, a professora Magali Delfino aproveitou,
também, para dar uma olhada na construção do ginásio poliesportivo que está
sendo construído e que vai beneficiar cerca de 1.000 alunos do fundamental ao
ensino médio e, também, Saberes da Terra (nova turma) e EJA – Educação de
Jovens e Adultos.
Depois da
rápida visita, o carro tomou o rumo da vila Ceará. Lá, ao pingo do meio-dia, a
professora foi recebida pela técnica coordenadora dos projetos, Itamara
Nascimento, e pelos alunos dos Saberes da Terra das vilas Ceará, Rio Grande do
Norte e do Assentamento Caravelas. A professora Magali Delfino ficou impressionada
com a capacidade de organização coletiva dos alunos e parabenizou a todos pela
boa utilização do espaço e dos recursos para a implantação do projeto.
Os alunos,
depois da visita, convidaram a professora e a sua equipe para um almoço,
preparado especialmente para comemorar a data e a visita da diretora da 12ª
DIRED.
Na saída, a
professora falou, para todos os alunos, da necessidade do coletivismo no
projeto e que o objetivo principal do mesmo é o grupo, a coletividade, a
comunidade dos Saberes da Terra onde eles estão inseridos. E terminou dizendo
que ali, no projeto de hortifrutigranjeiro, está o começo de uma base solidária
e sustentável que, se bem administrada entre todos, dará muitos frutos para o
futuro.
Em seguida,
a professora Magali e sua equipe se deslocaram para a vila Paraíba onde se
encontra o outro projeto dos Saberes da Terra, também baseado no hortifrutigranjeiro,
agrega um maior número de alunos dos Saberes da Terra e é também coordenado
pela técnica Itamara Nascimento.
Como
aconteceu na vila Ceará, na vila Paraíba, os alunos receberam a professora com desvelo
e contentamento, levando a gestora para o local onde se localiza o projeto.
No final da
visita, a professora Magali Delfino proferiu um rápido de discurso de motivação
mostrando a importância, para a comunidade, de um projeto que beneficia o aluno
dos Saberes da Terra e que lhe dá condições de conseguir, se souber bem administrar,
o início de sua independência econômica.
Na volta, a
professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – dizia-se feliz com o que vira. Confessou que
os recursos destinados estão sendo bem empregados e que ações voltadas para a elevação da escolaridade com qualificação
social e profissional do jovem do campo proporciona um desenvolvimento
sustentável e solidário dos núcleos familiares e das comunidades rurais,
diminuindo as desigualdades socioeconômicas das regiões onde o programa é
ofertado.
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