JUSTIFICATIVA:
Compreendendo que ler, entender, opinar, compartilhar são ações que
formam alunos pensantes e participantes, e que ajudam a formar uma consciência
crítica construtiva contribuindo assim para consciência de cidadania, sabendo
observar valores, socializar e transferir novos saberes.
Observando que o recreio é um momento onde os alunos trocam ideias,
experiências de brincadeiras aprendidas por cada grupo, que é também um momento
de bate-papo; enfim, um momento de descobertas.
No entanto, percebendo que devido ao pequeno e pouco atrativo espaço que
dispõe a escola, para o deleite desse momento tão precioso para nossos alunos,
o recreio vem se tornando enfadonho e um ambiente propicio para brigas e muita
correria, causando muitos acidentes e desgastes para os alunos, bem como para
a equipe que acompanha esses momentos.
Então, considerando a força transformadora que a leitura possui, a
equipe pedagógica – aliada aos docentes e aos discentes – pensou num projeto em que fosse possível aliar o desenvolvimento de habilidades e oportunizar um
momento de prazer e alegria através da leitura interativa, na qual prevalecesse a
troca de experiências e o fortalecimento dos laços de amizade entre os alunos.
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades com a leitura, de forma
dinâmica e interativa, e dessa forma fortalecer os laços de amizade entre os/as alunos/nas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a leitura na forma de prazer e lazer nas horas recreativas.
- Despertar a curiosidade para a leitura de diversos tipos de textos.
- Oportunizar o conhecimento ou reconhecimento das variáveis linguísticas;
- Propiciar, através das leituras desses textos, momentos de discussões proveitosas e prazerosas na hora do recreio.
Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos autores de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários, transformando-os em leitores de seus próprios textos.
Abaixo, fotos do projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário