sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PROJETO RECREIO LITERÁRIO E.E. AMBULATÓRIO CARDEAL CÂMARA


JUSTIFICATIVA:
Compreendendo que ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, e que ajudam a formar uma consciência crítica construtiva contribuindo assim para consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.
Observando que o recreio é um momento onde os alunos trocam ideias, experiências de brincadeiras aprendidas por cada grupo, que é também um momento de bate-papo; enfim, um momento de descobertas.
No entanto, percebendo que devido ao pequeno e pouco atrativo espaço que dispõe a escola, para o deleite desse momento tão precioso para nossos alunos, o recreio vem se tornando enfadonho e um ambiente propicio para brigas e muita correria, causando muitos acidentes e desgastes para os alunos, bem como para a equipe que acompanha esses momentos.
Então, considerando a força transformadora que a leitura possui, a equipe pedagógica – aliada aos docentes e aos discentes – pensou num projeto em que fosse possível aliar o desenvolvimento de habilidades e oportunizar um momento de prazer e alegria através da leitura interativa, na qual prevalecesse a troca de experiências e o fortalecimento dos laços de amizade entre os alunos.

OBJETIVO GERAL:

Contribuir para o desenvolvimento de habilidades com a leitura, de forma dinâmica e interativa, e dessa forma fortalecer os laços de amizade entre os/as alunos/nas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver a leitura na forma de prazer e lazer nas horas recreativas.
  • Despertar a curiosidade para a leitura de diversos tipos de textos.
  • Oportunizar o conhecimento ou reconhecimento das variáveis linguísticas;
  • Propiciar, através das leituras desses textos, momentos de discussões proveitosas e prazerosas na hora do recreio.

        Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos autores de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários, transformando-os em leitores de seus próprios textos.
Abaixo, fotos do projeto:












Nenhum comentário: