quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CRESCE A ADESÃO AO PROJETO “CIÊNCIA PARA TODOS NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR”


Tendo como objetivo despertar a curiosidade científica dos estudantes e realizar uma grande feira de ciências, reunindo as diversas áreas do conhecimento, com o uso da metodologia científica, o projeto “Ciência Para Todos no Semi-árido Potiguar” vem ganhando cada vez mais adesões por parte dos professores e estudantes do Ensino Médio dos 50 municípios pertencentes às 12ª , 13ª , 14ª e 15ª Direds que têm como municípios-sedes Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, respectivamente. Este projeto é uma realização da UFERSA e UERN, com financiamento do CNPq, MEC e MCT e apoio do governo do estado do Rio Grande do Norte e da Faculdade Mater Christi.

Motivados, professores e alunos das 77 escolas públicas participantes mostram uma crescente adesão ao projeto na sua fase inicial, o que aumenta as chances de premiação para aqueles que já começaram a elaborar seus projetos, pois terão mais tempo para aperfeiçoá-los, alcançando resultados mais satisfatórios.

Interessante é que estarão reunidos nesta feira de ciências não só aquelas ciências da natureza, como geralmente acontece, mas também as ciências sociais e humanas, ampliando assim a possibilidade de participação. A feira será um momento de popularização da ciência, já que estudantes do Ensino Médio, sob a orientação dos seus professores, irão mostrar à comunidade as pesquisas por eles realizadas. Os participantes e visitantes terão a oportunidade de adquirir as informações básicas sobre a ciência e o método científico.

Para participar do projeto basta que os professores do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, no âmbito das 12ª , 13ª , 14ª e 15ª Direds, orientem seus alunos a elaborarem um projeto de investigação científica e o apresentem à coordenação pedagógica da sua escola. Os resultados dos projetos elaborados pelos alunos, sob a orientação de seus professores, serão apresentados numa feira de ciências na sua escola, a ser realizada até o final do mês de outubro; depois, os projetos serão apresentados na feira de cada Dired, a ser realizada no mês de novembro; e em seguida, numa grande feira de ciências, a ser realizada nos dias 16 e 17 de dezembro de 2011, no Expocenter, em Mossoró, quando os melhores projetos serão premiados com bolsas de estudo e passagem aérea para participar de feira nacional (ver como participar em: http://www.cienciarn.com.br/).

NOTA DA 12ª DIRED:

Release transcrito do celicina@gmail.com

Nenhum comentário: