terça-feira, 27 de setembro de 2011

O MAIS EDUCAÇÃO PARTICIPA DO CONCERTO DIDÁTICO NO TEATRO DIX-HUIT ROSADO

A Coordenadora do Mais Educação, na circunscrição da 12ª DIRED de Mossoró/RN, Socorro Bezerra, a convite da diretora da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, levou, hoje, dia 27/09/11, no período matutino, os alunos do Mais Educação para assistirem a um concerto didático da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, sob a regência do maestro Pe. Pedro Ferreira, no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró.

O evento abriu as portas do Teatro para os alunos da escola pública, muitos deles, ainda sem terem conhecido e adentrado um local de cultura como aquele.



Antes do início da apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, a mestre de cerimônia, repassou, para os alunos, as informações necessárias sobre a Orquestra, o comportamento de uma plateia e de como se processam os atos de uma filarmônica.





Finalmente, com a abertura das cortinas e o palco ocupado com os 65 componentes da Sinfônica, o maestro se fez mestre e passou a interagir com a plateia de alunos, mostrando detalhes, esclarecendo sobre o papel do regente, tirando todas as dúvidas, inclusive, tornando o ambiente agradável, conseguindo, com isso, uma perfeita comunicação com os jovens ali presentes.


O mais inusitado (e sensacional) foi quando o maestro convidou um dos alunos (Davi Felipe – da Escola Estadual Padre Dehon), e ensinou-lhe como reger uma sinfônica. Em seguida, o maestro colocou o jovem para reger, sozinho, a orquestra. Um momento ímpar!


Recebendo os cumprimentos do maestro...


E Davi Felipe virou celebridade...

                                                                Davi com a coordenadora do Mais Educação, Socorro Bezerra

                                                          Davi com Joana - assessora da diretora da Fundação José Augusto

E todos os meios de comunicação queriam uma entrevista exclusiva...


E, assim, com muito bom humor, o maestro soube, primeiro, entrar no universo dos jovens presentes e, depois, fazê-los participar do universo da música erudita.


Estavam presentes no evento, entre outros convidados, as seguintes autoridades – do estado e do município:

• Vice prefeita de Mossoró: Ruth Ciarlini
• Chefe de Gabinete da PMM: Gustavo Rosado
• Secretário de Cidadania da PMM: Francisco Carlos
• A diretora da Fundação José Augusto: Isaura Rosado
• A diretora da 12ª DIRED: Magali Delfino
• A diretora do Teatro Dix-Huit Rosado: Meire Ester



A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, ao ser entrevistada pelos meios de comunicação da cidade, enalteceu a iniciativa da Fundação José Augusto em apresentar, aos jovens alunos das escolas públicas do estado, a música erudita, ainda mais, caracterizada pela simplicidade e virtuosidade do seu maestro.


Para a Rede Tropical de Notícias e o jornal Gazeta do Oeste, a diretora da 12ª DIRED falou da importância da musicalidade na vida desses jovens:

“O Mais Educação tem proporcionado aos jovens alunos, da rede pública estadual, a possibilidade de uma inserção musical, pois o Programa oferece condições desses jovens aprenderem uma arte e, também – sendo o mais importante –, de ensinar-lhes os valores éticos de uma profissão”, destacou.


Para a TCM (TV a Cabo de Mossoró)[Clique na sigla para ter acesso à entrevista], dentre outras informações, a professora Magali Delfino, disse:

“Hoje estamos trazendo, para o Teatro, cerca de 500 alunos de 17 escolas de Mossoró, das 51 escolas participantes do Mais Educação. Não é difícil motivar esses jovens, nem inseri-los na cultura erudita. Só é preciso entender que eles são partes integrantes das diversas culturas, principalmente, as populares, e que cabe, a nós, como educadores, orientá-los no caminho de cada um deles”.


A Coordenadora do Mais Educação, professora Socorro Bezerra, da 12ª DIRED, ao ser entrevistada pelo jornal Gazeta do Oeste, manifestou a sua alegria de ver um trabalho sendo bem realizado e de como são salutares, para esses jovens, alternativas de caminhos feitos dentro de uma educação formal.


E completou:

"E estamos ampliando nossos horizontes musicais a todo o momento. Por exemplo, estamos recebendo, desta vez – e pela primeira vez –, para compor os nossos instrumentais, violinos, cavaquinhos e bandolins".


O professor Resmualdo Emanoel, monitor do Mais Educação, da escola Padre Alfredo, disse que o Programa conseguiu despertar o interesse dos jovens para a música, assim como, trazê-los para a sala de aula, pois nenhum deles quer deixar de aprender a tocar um instrumento musical e um dos requisitos é estar frequentando o espaço de conhecimento formal.


NOTA DA 12ª DIRED

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte foi criada pelo do Decreto nº 6874, de março de 1976, assinado pelo governador Tarcísio Maia através de iniciativa do então secretário de Educação e Cultura, professor João Faustino, passando a pertencer aos quadros administrativos desta secretaria. O primeiro concerto só foi realizado em 11 de março de 1977 e o regente foi o maestro pernambucano Mário Câncio Justo dos Santos, que organizou e regeu a orquestra por 10 anos. A orquestra começou contando com um quadro de 23 músicos efetivos, dos quais, apenas cinco residiam na cidade, executando um repertório barroco e camerístico. Atualmente, a Orquestra conta com 65 músicos que continuam seu trabalho educativo e de difusão da música de qualidade, tão importante para o desenvolvimento cultural do estado. Maestro: Pe. Pedro Ferreira.

Fonte:
www.fja.rn.gov.br

2 comentários:

Escola Padre Dehon disse...

Ola!

Excelente os seus comentários sobre o evento!
Ficamos muito felizes com a desenvoltura do nosso aluno Davi, quando no palco, regendo a Orquestra Sinfônica do RN. Sabemos que tudo isso resulta do trabalho dos nossos monitores, mas principalmente do Professor-monitor de percussão, Marcondes, que além de repassar o conteúdo de música, trabalha também a auto-estima de cada um deles.
Parabéns Professor Marcondes!

Parabéns Professor Raimundo pela organização e atualização do Blog!

Vanda Jacinto

Raimunda disse...

Parabéns a todos por este momento brilhante.
Gostaria apenas lembrar que o Moestro Regente da Orquestra é o Pe.PedroFerreira.
Raimunda