A UFRN, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte – através da 12ª DIRED – e com a Gerência Executiva da Educação, da Prefeitura Municipal de Mossoró, está formando professores, que atuam em escolas públicas estaduais e municipais. O objetivo é capacitar esses professores do ensino básico para o processo de inclusão de estudantes com N.E.E. (Necessidades Educacionais Especiais), tendo em vista o seu ingresso, acesso e permanência com qualidade escolar. E, dentro dessa especificidade, refletir sobre as práticas pedagógicas, considerando os aspectos éticos, curriculares e legais, além de conhecer diferentes possibilidades metodológicas de atuação – na perspectiva inclusiva – junto aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e, por fim, refletir sobre o processo inclusivo das escolas nas quais atuam os professores cursistas.
O curso é feito na modalidade presencial e vivencial, com carga horária total de 180 horas/atividades e se realiza aos sábados na Escola Estadual Jerônimo Rosado, durante o dia inteiro, e é dividido em 09 módulos, com a Coordenação das professoras Vanda Maria (12ª Dired), Cristiane Miranda e Nenem Fernandes (GEED) e com a participação de 44 professores (22 da escola pública estadual e 22 da escola pública municipal).
Vanda (12ªDIRED) e Cristiane (GEED): coordenadoras
Abaixo, o calendário de aplicação dos módulos:
Nº | MÓDULOS | FORMADOR | DATA |
01 | Fundamentos em Educação Inclusiva | Selma Bedaque | 06 e 13/08 |
02 | O desenvolvimento de políticas públicas e a inclusão escolar | Vera Lúcia | 20 e 27/08 |
03 | A formação docente e a inclusão escolar | Francileide Almeida | 03 e 10/09 |
04 | A inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual | Vera Lúcia | 17 e 24/09 |
05 | Inclusão escolar de alunos com deficiência visual | Eliane Maria Dias | 01 e 08/10 |
06 | Inclusão escolar de alunos com surdez | Francilene Almeida | 15 e 22/10 |
07 | Tecnologia assistiva e a inclusão digital como promoção de alunos com deficiências e transtornos globais | Cláudia Kraz | 29/10 e 05/11 |
08 | Inclusão escolar de alunos com deficiência física | Fernanda Carvalho | 12 e 19/11 |
09 | Reflexão da prática escolar por uma perspectiva inclusiva | Selma Bedaque | 26/11 e 03/12 |
E, dentro da programação alusiva ao Dia Nacional do Surdo (segunda, dia 26/09), a TCM (TV a Cabo de Mossoró) entrevistou, neste sábado, professores participantes, coordenadores e professor formador para o seu jornal. A seguir, fotos dos entrevistados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário