sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SEBRAE & 12ª DIRED: A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

As aulas dos Cursos de Gestão e de Liderança, voltadas para os gestores, coordenadores, supervisores e técnicos da rede pública estadual, estão acontecendo nas dependências do SEBRAE/Mossoró.


As aulas, para o curso de gestão de pessoas, no período matutino, começam às 07 h e terminam às 12 h, voltaas para os técnicos, coordenadores e supervisores.


A sua carga horária de 24 horas traz, em seu conteúdo, os seguintes conceitos, repassados pela instrutora Ana Cláudia:

• Compreendendo a si mesmo;

• Compreendendo as outras pessoas: feedback, saber ouvir, empatia;

• Construindo equipes;

• Valorização das relações humanas;

• Compreendendo os clientes.


Da mesma forma, as aulas para o Curso de Liderança, período noturno, começam às 19 h e terminam às 22 h. Elas estão voltadas para os gestores das escolas públicas estaduais, na circunscrição da 12ª DIRED de Mossoró/RN, e são ministradas pela instrutora Iara Kateucha:


O curso tem a duração de 20 horas, com as seguintes conceituações:

• Liderando mudanças: mudanças e resistências / Transformações pessoais / Crise e oportunidade / Atreva-se a mudar;

• Atitudes e comportamentos de líder: Desafios da liderança/ Competências e habilidades dos líderes/ características dos grandes líderes / Relação entre trabalho em equipe e liderança / Estilos e funções de liderança / Poder e a ética no exercício da liderança / Papéis do líder de vanguarda;

• Construindo em equipes: Variáveis do trabalho em equipe / Resolução de problemas / Espírito de equipe / Formação de equipes eficazes / A importância do feedback.


NOTA DA 12ª DIRED:

Foram convidados 4 funcionários da DRAE (Diretoria Regional de Alimentação Escolar) e 4 funcionários da GEED (Gerência Executiva de Educação e do Desporto) de Mossoró/RN para os cursos ofertados. Inclusive, estavam ofertadas apenas 22 vagas para os gestores das escolas públicas estaduais, mas devido à grande procura, por parte desses profissionais, a 12ª DIRED ampliou, de comum acordo com o SEBRAE, o número de vagas para 32, possibilitando que um maior número de gestores tivesse acesso aos conceitos disponibilizados pelo curso.

Nenhum comentário: