GINCANA DO MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL GOV. DIX-SEPT ROSADO
Hoje, dia 24 de setembro, a E. E. Gov. Dix-Sept Rosado promoveu, dentro do Programa Mais Educação, a sua gincana cultural. Os grupos de alunos participantes foram divididos em cinco equipes e cada uma delas se apresentava em quatro modalidades diferentes, sendo: música (melodia e letra compostas pelos alunos da equipe), dança (coreografia própria da equipe), dublagem (imitação aproximada do personagem a ser imitado) e teatro (escolha, pela equipe, de um tema que seja debatido em nível nacional).
As apresentações eram avaliadas, em seu contexto, por uma equipe de professores, monitores, gestores e representantes do alunado, com a participação ativa da plateia que torcia pelos representantes.
Abaixo, as equipes e suas respectivas atividades:
EQUIPE LILÁS
- Dança de rua (Grasielly, Beatriz, Luana e Jéssica)
- Música: voz e violão (Francisco)
- Dança de salão: (Francisco e Catarina)
-Teatro: Drogas na Escola (a mensagem foi mostrar a revolta, a desobediência e a ruína dos jovens que adentram ao mundo das drogas e de como é possível resgatá-los)
EQUIPE VERMELHA
- Dança de rua: funk (Suzy, Mª Aveline, Mª Yasnara, Valeska, Wellington)
EQUIPE BRANCA
- Dublagem: imitação e performance do cantor Bob Marley (Wilthemberg)
- Teatro: Homofobia – “o preconceito” (Tainá - policial, Larissa - juíza, Jeckson – travesti)
EQUIPE VERDE
Música: voz e violão (Ellen)
- Dublagem: imitação e performance da cantora Paula Fernandes (Cecília)
- Dança de rua: axé (Ellen, Samara, Amanda e Nayana)
- Teatro: Drogas “O Sonho Jogado Fora” (a principal mensagem foi a de que os pais devem cuidar dos seus filhos, mesmo que eles não aceitem essa invasão de privacidade)
Por fim, foi feita uma apresentação de capoeira, onde os alunos demonstraram as suas habilidades nas artes marciais. O evento teve o seu lado social sendo destacado, pois cada aluno arrecadou, na comunidade, um quilo de alimento não perecível para, posteriormente, doá-los a uma entidade filantrópica.
Nota da 12ª DIRED:
É fácil perceber o envolvimento do aluno quando ele é prestigiado em seu universo escolar. Para isso, o professor precisa inserir-se em seus universos e trazê-lo de lá para cá. Mas, primeiro, é imprescindível que o educador saiba compreendê-lo e interaja, através disso, com os seus conhecimentos de mundo, pois, somente tentando inseri-lo no universo da escola, o atrativo de mundo é maior. Assim, se houver essa troca de experiências, o professor conseguirá, através do universo do aluno, trazê-lo para dentro da sala de aula e, desta forma, motivá-lo a buscar o conhecimento formal e, ao mesmo tempo, torna-se mais fácil, para o educador, entender o que cerca e dá o atrativo para o interesse desse jovem em passar a se preocupar com o seu futuro escolar e, principalmente, com a sua comunidade como um todo. O Mais Educação é uma prova disso. Com metodologias simples, baseadas no que o jovem gosta de fazer, consegue motivá-los a frequentar a sala de aula, já que, se ele está motivado, o aprendizado se dá de maneira mais fácil e a sala de aula passa a ser um ambiente rico em experimentos.
2 comentários:
A 12ª DIRED está de parabéns, por está presente nas atividades das escolas e, isso, é muito importante para o seu corpo docente e, principalmente, discente.
Marfisa Fernandes - Secretária CODESE
Parabéns a equipe da 12 DIRED por este espaço (in)formativo. Ângela R Gurgel
Postar um comentário