A Secretária da Educação do Estado do Rio Grande do Norte, professora Betânia Ramalho, e a Diretora da 12ª DIRED, professora Magali Delfino, promoveram o I Encontro de Gestores das Escolas Públicas Estaduais, na circunscrição da 12ª Diretoria Regional da Educação, para tratar sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), no auditório do Hotel Villa Oeste, na cidade de Mossoró/RN.
O Encontro contou com a presença dos parceiros envolvidos na expansão das redes estaduais de educação profissional.
A Secretária da Educação, professora Betânia Ramalho, foi quem coordenou os trabalhos da mesa, composta pelas seguintes instituições e autarquias:
• SENAI
• SESI
• IFRN
• SEEC
• 12ª DIRED
• E. E. Gilberto Rola
Cada um dos parceiros apresentou, para os gestores presentes, um resumo do que a sua parceria estava disponibilizando para esse aluno do ensino médio e como fazer para ser bem aproveitada essa parceria.
Em sua fala, o senhor Glauco Coutinho, Gerente da Unidade do SENAI, em Mossoró, discorreu que o maior problema é a falta de mão de obra qualificada para trabalhar, principalmente, na área de petróleo, precisando, com isso, importar essa mão de obra. O SENAC, segundo disse, está capacitando, gratuitamente, esse jovem do ensino médio e das escolas públicas, porque sai mais barato do que trazer, de fora, essa mão de obra qualificada.
O senhor Clóvis afirmou que o IFRN adota políticas voltadas para a valorização profissional de seus alunos e que está expandindo essa política, através do PRONATEC, para os alunos da rede pública estadual. Além disso, ele revelou que o IFRN já atua, em parceria, com algumas instituições escolares do estado, exemplificando, em Mossoró, a parceria firmada com a E.E. Profº Abel Freire Coelho.
Da mesma forma, na sua fala, o senhor Josenilson, do SENAI, mostrou como é a participação da Entidade no Programa PRONATEC e salientou que a aprovação nos cursos ministrados pela referida empresa só são válidos quando o aprendente ultrapassa 70% de suas habilidades e de seus conhecimentos da profissão que ora está se capacitando.
A professora Socorro Felipe, gestora da E. E. Gilberto Rola, destacou a importância das parcerias e revelou que a sua escola é uma das pioneiras neste tipo de troca.
Por fim, a professora Betânia Ramalho falou sobre essa espécie de dicotomia existente entre o ensino tradicional e o ensino profissionalizante. Segundo ela, “...a escola precisa se integrar ao mercado de trabalho, principalmente, quando esse mercado está de portas abertas para receber profissionais comprometidos com a qualidade de suas ações”.
E acrescentou:
“Não adianta uma escola cujo currículo esteja voltado apenas para o ensino tradicional sem opções para o mercado de trabalho, pois, se assim for, esse aluno se sentirá desamparado e sem opções de trabalho”.
Em seguida, a professora abriu para as perguntas, encerrando a sua fala, dizendo: “estamos enfrentando algo mais, mas isso é desafiador para nós, pois onde se vê problema, eu acho solução”.
Uma das perguntas consistia em o gestor querer saber como seria solucionado o problema da falta de emprego para o jovem que estava acabando o ensino médio, precisando trabalhar, mas no município onde morava não era tão fácil conseguir trabalho?
Quem respondeu foi o senhor Clóvis, do IFRN, dizendo que o Instituto estava fechando convênios com as cidades praianas, por exemplo, para que o jovem não precisasse se ausentar de sua cidade para buscar emprego numa cidade maior. Ele destacou a área do turismo como uma fonte de renda e com uma qualidade de vida melhor ainda.
A secretária da Educação do estado encerrou os trabalhos já convidando a todos os presentes para o II Encontro de Gestores, numa data próxima a ser escolhida de comum acordo com todos e mediada pela 12ª DIRED.
Foto das parcerias..
Gestores da E.E. Abel Coelho com gestor do IFRN
NOTA DA 12ª DIRED:
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário