segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PROJETO: NÃO USO DROGAS - SOU VIVO. INICIATIVA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MOREIRA DIAS

A Escola Estadual Professor Moreira Dias tomou a iniciativa de promover, junto à sua clientela, ações voltadas para a diminuição das drogas na sua instituição de ensino, procurando, com ideias simples, envolver e inserir os jovens neste projeto que visa, unicamente, afastá-los das substâncias nocivas (lícitas e ilícitas) e que levam, na maioria das vezes, à sua completa degradação como ser humano.


Escola Estadual Moreira Dias
PROJETO/PDE

TEMA:
“VIDA SIM, DROGA NÃO”

Os slogans do projeto...



Os educadores se reuniram e elaboraram o projeto de acordo com a realidade da comunidade. Abaixo, na íntegra (e que serve de modelo para as demais instituições da circunscrição da 12ª DIRED) o projeto da Escola Estadual Professor Moreira Dias:

JUSTIFICATIVA

Os educadores da nossa escola passam por uma crescente preocupação no que tange ao alto percentual de casos de jovens do bairro - onde está localizada a nossa escola - envolvidos com as drogas. E lidar com adolescentes é um repensar constante na prática pedagógica.

É necessário atentar-se para as mudanças que ocorrem com o adolescente a fim de esclarecer e questionar conceitos e definições sobre tudo a sua volta.
Este projeto não tem o intuito de impor regras a respeito da questão abordada, mas de esclarecer, de maneira objetiva, dúvidas e anseios do adolescente, a fim de conscientizá-los a respeito das drogas.

Com informação e um diálogo franco e aberto, o educador pode levar o aluno a desenvolver uma opinião consciente sobre o assunto, podendo tornar-se crítico e capaz de discernir sobre a realidade do problema.

METODOLOGIA

Neste projeto, o tema abordado é tratado de maneira clara e objetiva por intermédio de textos informativos, vídeos, slides, letras de músicas, poemas, atividades lúdicas, dentre outros, a fim de conscientizar os alvos do projeto a interpretarem, de maneira crítica, todos os assuntos que condizem com a nossa realidade.

OBJETIVO GERAL

Criar um modelo de valores de comportamento, proporcionando atividades lúdicas que visam contribuir para o crescimento pessoal e psicossocial dos educandos para que reflitam criticamente sobre o seu real papel dentro da sociedade.

PÚBLICO-ALVO

Todos os alunos do Ensino Fundamental Maior – (do 6º ao 9º ano) da Escola Estadual Moreira Dias.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

“Todas”

CRONOGRAMA DE TRABALHO

• Exposição do tema: última semana de agosto;
• Aula inaugural com slides: última semana de agosto;
• Atividades dirigidas: segunda semana de setembro;
• Palestra com o chefe escoteiro do 77º Grupo Escoteiro Professor Hermógenes Nogueira da Costa: dia 09/10/2011;
• Produção de textos: dia 14/10/2011;
• Confecção de painéis (EVA) com poesias, músicas, acrósticos, recortes de revistas, entrevistas: dia 20/10/2011;
• Exposição de slides (DVD) montados pelos alunos: dia 04/11/2011;
• Culminância com caminhada de conscientização cidadã pelas ruas do bairro Doze Anos (bonés e camisetas): dia 05/11/2011.

Desenvolvendo as atividades em sala de aula...




Elaborando os cartazes...



Os envolvidos também aproveitaram a mídia...



O teatro: como mais uma forma de divulgação...




A caminhada: outro meio de divulgação...
















As duas coordenadoras do projeto: Goretti Silva (12ª DIRED) e Rita Nobre (Moreira Dias)


"Ao final desta etapa do nosso projeto, chegamos à conclusão que se pode trabalhar cidadania no nosso aluno, encarando a escola como uma prestadora de serviço dentro da comunidade." (Rita Nobre)







NOTA DA 12ª DIRED:

A diretora da 12ª DIRED, professora Magali Delfino, parabeniza os coordenadores do projeto pela iniciativa, os professores participantes pela dedicação e divulgação junto à comunidade escolar e, principalmente, os jovens que aderiram ao tema chamando, com isso, outros jovens para a campanha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Iniciativas como esta merecem todo aopio e divulgação. Que outras escolas sigam este caminho. Abraços. Ângela R Gurgel