quinta-feira, 22 de março de 2012

ALUNOS DA ESCOLA MARIA STELLA SÃO ENTREVISTADOS, PELA TCM, SOBRE PROJETO APRESENTADO NA FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA, EM SÃO PAULO/SP

Os alunos Adsson Michael Sousa S. Freitas e Ismael Carlos Pereira da Silva, os dois do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual professora Maria Stella Pinheiro Costa, foram entrevistados, hoje, dia 22 de março, pela TCM – Canal 10, sobre as suas participações na 10ª Feira Brasileira de Ciências e Tecnologias – FEBRACE (febrace.org.br), realizada na cidade de São Paulo/SP, nos dias 13, 14 e 15 de março próximo passado.


A Escola Maria Stella representou a 12ª DIRED no evento, com o Projeto: Foguete Movido a Combustão do Etanol, na categoria engenharia e subcategoria espacial. Lá na FEBRACE, o projeto foi cadastrado com o número 254.

A Escola Maria Stella enviou a São Paulo/SP...

... os alunos Adsson Michael e Ismael Carlos (aqui dando entrevista para a TCM) com o projeto: Foguete Movido a Combustão do Etanol

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – chefiou a delegação formada por dois alunos (Adsson Michael Sousa S. Freitas e Ismael Carlos Pereira da Silva), uma professora-orientadora (Magna Maria B. Gomes) e a coordenadora do Ensino Médio da circunscrição da 12ª DIRED (Goretti Silva).

A professora Magali Delfino dando entrevista à TCM

O PROJETO

O projeto desenvolvido pelos alunos (Foguete Movido a Combustão do Etanol) partiu da seguinte pergunta (problema): será que o Etanol serve de combustível para lançamentos de foguetes?

Através das informações coletadas, eles chegaram às seguintes conclusões (hipóteses): o combustível Etanol serve de combustível na propulsão de foguetes.

Diante desses resultados, eles resolveram criar um protótipo de foguete com propulsão à base de Etanol, de acordo com as leis da Física, Química e Matemática (Objetivo).

Para isto, eles tiveram o apoio da diretora Evanice Fernandes de Queiroz Pinheiro e do professor, doutorando em Física, Valter Bezerra Dantas, que deu todo o embasamento teórico e proporcionou metodologias voltadas para o estudo de química (combustão), física (leis de Newton) e matemática (cálculos e equações).

O professor-doutorando Valter Bezerra quando da sua entrevista à TCM

Os resultados dos testes mostraram que o combustível Etanol apresenta melhor desempenho em propulsão de um foguete quando comparado com os outros combustíveis, devido ao poder de queima maior.

Abaixo, mais fotos

Ismael Carlos falando ao repórter Vilsemar Alves da TCM

A vez, agora, de falar, foi de Adsson Michael

 Abaixo, vídeo da entrevista...


Link para as fotos da FEBRACE: http://www.febrace.org.br  (depois desce a página e clica no canto direito em "flickr")

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – parabeniza a Escola Estadual Maria Stella, na pessoa de sua diretora, Evanice Fernandes, por procurar despertar, em seus alunos, a curiosidade científica (através da Feira de Ciências da Escola) e, com isso, destacar-se também fora de seus muros, elevando o nome da escola na Feira da 12ª DIRED e na I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, além de ter uma participação de destaque na 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE/SP.

A professora Magali Delfino também destaca o bom comportamento dos alunos Adsson Michael e Ismael Carlos, que se conduziram com distinção entre os demais participantes, mostrando maturidade, responsabilidade, compromisso e zelo com a imagem da escola que estavam representando, com os professores que os acompanhavam e, principalmente, com a imagem do Estado que estavam representando.

Nenhum comentário: