sexta-feira, 2 de março de 2012

VICE-DIRETORA FALA SOBRE O ÍNDICE DE EVASÃO NO ENSINO MÉDIO DA CIRCUNSCRIÇÃO DA 12ª DIRED À TCM (Canal 10)

A Vice-diretora da 12ª DIRED, professora Maria Augusta Maia, foi procurada pela TCM – Canal 10 – de Mossoró, para falar sobre o índice de evasão no Ensino Médio e sobre quais as providências que estão sendo tomadas para que esse índice venha a ser, gradativamente, reduzido nos anos vindouros.


A professora falou sobre as medidas que estão sendo adotadas, das dificuldades que a Rede Pública Estadual enfrentou, até o ano passado, com a falta de professores em seus quadros, mas, que, neste ponto específico, o Estado tomou providências, realizando o Concurso para o Magistério. Frisou, inclusive, que o Governo já havia divulgado o resultado final, com a lista dos nomes dos professores que vão assumir as vagas oferecidas em cada disciplina do Currículo Básico.


Com relação ao índice de evasão, nos dois últimos anos, a professora salientou que ainda é um índice muito alto, mas que ele vem caindo, gradativamente, diante de algumas medidas adotadas pelo órgão da circunscrição, dentre elas, uma maior oferta no número de matriculas nas escolas, para que o aluno de periferia passe a estudar em uma instituição perto de sua residência; a oferta para este aluno estudar numa modalidade de ensino médio diferenciado, já tendo, na circunscrição, alguns novos modelos, como: Ensino Médio Inovador e o Ensino Médio Integrado.

Abaixo, vídeo da entrevista da vice-diretora, sobre os índices de evasão no Ensino Médio da 12ª DIRED, e matéria completa com depoimentos de professores e alunos:


 NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, já determinou, com o início das aulas, um acompanhamento de perto nas escolas da circunscrição. Para isto, cada técnica do órgão fica encarregada de uma quantidade de escolas da circunscrição, estando sob a sua responsabilidade a tarefa de visitá-las, tomar ciência do que está ocorrendo – e, em estando ocorrendo algo fora da normalidade diária de uma instituição, solucionar o mais rápido possível –, para que nada prejudique o bom andamento, inclusive, não se repitam, com tanta frequência, as evasões escolares.

Com medidas preventivas, a professora espera diminuir, ainda mais, os índices de evasão, não só no Ensino Médio, mas em todas as modalidades pertencentes à Rede Básica.

Nenhum comentário: