terça-feira, 20 de março de 2012

JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN APRESENTAM PROJETOS NA MAIOR FEIRA DE CIÊNCIAS DO BRASIL

O projeto “Ciência para Todos no Semi-Árido Potiguar” (http://www.cienciarn.com.br/) participou como feira afiliada da 10ª FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), em São Paulo, no período de 12 a 17 de março, com seis projetos que foram selecionados durante a “I Feira de Ciência do Semi-Árido Potiguar” realizada em Mossoró em dezembro de 2011”.

Grupo de jovens talentos que representou o Rio Grande do Norte na FEBRACE
O grupo de 29 pessoas incluiu professores, estudantes de ensino médio de escolas públicas, coordenadoras pedagógicas e diretoras de DIREDs. A 10ª edição da FEBRACE, que aconteceu nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), contou com 325 projetos desenvolvidos por 745 jovens talentos oriundos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental (8ª e 9ª anos), médio e técnico de todas as regiões do País.

Os projetos, a exemplo das edições anteriores, oferecem soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade (http://www.febrace.org/). Esses 17 jovens e seis professores orientadores, provenientes de escolas públicas do Rio Grande do Norte, apresentaram seus projetos na FEBRACE e conheceram um pouquinho da maior metrópole do Brasil. Além da apresentação dos projetos, tiveram a oportunidade de participar de várias palestras, visitar laboratórios da Universidade de São Paulo e alguns pontos turísticos da cidade.

“Foi uma viagem de muito aprendizado e muita emoção. Participar da FEBRACE já foi uma grande vitória e melhor ainda foi ver dois projetos deste grupo receberem destaque, disse a professora Celicina Borges de Azevedo - coordenadora da I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

A professora se referiu aos projetos:

- “Transmissor de energia sem fio” apresentado por jovens da cidade de Pilões/RN, (http://educacao.uol.com.br/album/2012-03-14-Febrace2012_album.htm#fotoNav=18) que recebeu destaque da Editora da USP e ganhou uma coleção de livros de física desta editora.

- “Energia solar: uma alternativa sustentável para promover economia” apresentado por jovens da cidade de Dr. Severiano, que recebeu destaque da UNESCO. Os estudantes e o professor orientador ganharam credenciais, passagem e hospedagem para participar de uma Feira de Ciências durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

Além disso, o professor José Everton Pinheiro Monteiro, da Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal, foi escolhido como um dos 10 professores destaques dentre os participantes da feira.

Nos links abaixo mais fotos do projeto dos alunos de Pilões/RN:


NOTA DA 12ª DIRED:

O Projeto “Ciência para todos no Semi-Árido Potiguar” é uma realização da UFERSA, UERN e Secretaria de Educação do Governo do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), sob a coordenação da professora Celicina Borges Azevedo, financiado com recursos do CNPq, MEC/MCT, SEEC/RN e tem como objetivo despertar a curiosidade científica nos jovens do ensino médio de quatro diretorias de educação do Rio Grande do Norte (12ª , 13ª , 14ª e 15ª DIREDs) e realizar feiras de ciências nas mais diversas áreas do conhecimento, usando a metodologia científica de investigação.

A professora Magali  Delfino, diretora da 12ª DIRED, chefiou a delegação da circunscrição, que teve a participação dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Stella da Costa (Adsson Michael Sousa S. Freitas e Ismael Carlos Pereira da Silva - que levaram para a FEBRACE o projeto: "Foguete Movido a Combustão de Etanol"), a professora-orientadora Magna Benevides e a coordenadora do Ensino Médio da instituição, técnica Goretti Silva.

Fonte: http://www.cienciarn.com.br%20/

Nenhum comentário: