sábado, 8 de dezembro de 2012

ALUNO DO AÍDA CHEGA À FINAL DA OLIMPÍADA

O aluno Diego Sousa exibindo, orgulhoso, a sua medalha
O seu nome é Diego Sousa Guimarães Silva, 16 anos e estuda na Escola Estadual Professora Aída Ramalho, no 2° ano “E” do turno vespertino. Este ano resolveu participar da Olimpíada de Português. Seria uma experiência a mais em sua breve trajetória estudantil. Inscreveu-se na primeira etapa, chamada de “escola”, na qual concorreu com alunos da instituição e, depois do resultado – avaliado por uma comissão de professores da instituição – saiu vencedor na categoria “Artigo de Opinião” com o título: Metrópole do Futuro: estamos preparados?

Aqui, ao lado de sua professora de Língua Portuguesa - Sara Paula
A professora Sara Paula de Lima Morais, professora de Língua Portuguesa, passou, então, a orientá-lo para as etapas seguintes. Determinado a galgar mais um espaço dentro da Olimpíada, Diego Sousa (que não é parente do jogador de futebol do mesmo nome) colocou o seu texto para ser avaliado por uma comissão, desta feita, denominada “municipal”. Esta comissão, que teve a incumbência de escolher os textos escritos nos gêneros Poema, Memória Literária, Crônica e Artigo de Opinião, foi composta de Juscileide Câmara da Cruz Gurgel, Ângela Maria Rodrigues de Oliveira Pereira Gurgel, José Walter Rebouças, Inácia Maria Muniz Diogo e Francisco Cruz Neto.

Aqui, sentado ao lado de seus colegas de outros estados, esperando o resultado da etapa "regional"
Mais uma vez, o Artigo de Opinião do jovem aluno do Aída Ramalho saiu vencedor na disputa com as outras instituições de ensino da cidade Mossoró/RN. Porém, o caminho, longo e árduo, ainda estava só na metade do percurso. Ainda faltavam mais duas etapas para que ele pudesse chegar à final do concurso. Desta forma, o aluno Diego Sousa, acompanhado/supervisionado pela professora Sara Paula – de Português – da escola estadual professora Aída Ramalho, rumaram direção à próxima fase, denominada de “estadual”. Na capital do estado, concorrendo com um número maior de inscrições, na sua categoria, o aluno mossoroense, mais uma vez, logrou êxito com o seu competente trabalho textual.

Um momento de folga na sabatina de BH: complexo da Pampulha
Mas, ainda faltava mais uma etapa antes da final: esta, de nome “regional”. E lá se foram a professora Sara e seu aluno Diego “bater” em Belo Horizonte para serem avaliados por uma comissão que, dentre outras coisas, tinha a missão de investigar se, de fato, os textos escritos pelos candidatos eram deles mesmos ou se a ajuda de seus professores era, na verdade, a razão de eles serem tão bons. Estavam presentes 125 textos (e seus respectivos autores), escolhidos, em todo o Brasil, entre 3.000.000.00 milhões de textos inscritos desde a primeira fase, denominada “escola”.

A professora Sara Paula posando ao lado do banner da categoria de Artigo de Opinião 
Rigorosíssimos”, explicou a professora Sara. “Eles testavam todas as possibilidades com os alunos, inclusive, fazendo-os escrever outros artigos de opinião, poemas, crônicas memórias literárias – cada um em sua categoria – para observarem a desenvoltura do candidato e a sua performance literária e gramatical”, explicou.

Depois de três dias sendo sabatinados, o resultado contemplou 38 finalistas dentre os 125 semifinalistas que chegaram a Belo Horizonte para a etapa “regional”. Dentre eles, o jovem Diego Sousa, da Escola Estadual Professora Aída Ramalho.

Os candidatos da etapa "regional"
De volta a Mossoró, o jovem finalista da Olimpíada de Português está na expectativa da viagem marcada a Brasília, nos próximos dias. Lá, já como prêmio, passeios e uma audiência com a Presidenta Dilma Rousseff.

Complexo da Pampulha - assinado por Oscar Niemeyer 
Perguntado pelos veículos de comunicação da cidade, o aluno da escola pública estadual disse que tem uma boa chance de se sagrar o grande vencedor em sua categoria, “pois o meu texto está muito bom e ele, lá na última fase, só teve acréscimo e pouquíssimas correções”. A professora Sara, toda orgulhosa, disse que “a grande vitória de Diego é a importância que ele dá à leitura. O resultado dessa dedicação são os frutos que ele agora está colhendo. E isso faz toda a diferença”. Abaixo, o link para a entrevista concedida à TCM – canal 10 – de Mossoró/RN:

http://youtu.be/P6p6aYrUtrM 

Abaixo, link das oficinas realizadas em Belo Horizonte/BH, na categoria Artigo de Opinião:

http://youtu.be/lu2rZQ_DpPk 

NOTA DA 12ª DIRED:

Para a viagem a Brasília, o aluno será acompanhado pelos pais, pelo órgão gestor das escolas estaduais em Mossoró e circunscrição (12ª DIRED) e pela professora orientadora, no caso, a professora Sara Paula.

Fotos: acervo do FACE da professora Sara Paula.

Nenhum comentário: