quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AULA INAUGURAL DOS SABERES DA TERRA EM SERRA DO MEL/RN


Aconteceu ontem, dia 18/12, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, na Serra do Mel/RN, a aula inaugural da Educação do Campo – Saberes da Terra, pela circunscrição da 12ª DIRED. Estiveram presentes a vice-diretora Helena Maia – que falou em nome da professora Magali Delfino (diretora da 12ª DIRED) –, a coordenadora da Educação do Campo Sandra Diógenes, o professor Roberto de Araújo Silva – diretor da escola – e o seu vice, professor Raimundo, além do professor Brás, que foi quem articulou as matrículas dos alunos da Educação do Campo.

Vice-diretora Helena Maia
A professora Helena Maia deu as boas-vindas aos alunos e aos professores e justificou a ausência da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – dizendo que a mesma já havia assumido um compromisso anteriormente, mas que deseja sucesso a todos na nova caminhada pedagógica. 

Coordenadora da Educação do Campo - Sandra Diógenes
Em seguida, falou a coordenadora da Educação do Campo pela 12ª DIRED – a técnica Sandra Diógenes, enfatizando que o programa é uma conquista dos moradores da Serra do Mel, através dos movimentos sociais. “Estou gostando do esforço de cada um dos alunos de se deslocarem de suas vilas e estarem aqui para o início das atividades, numa demonstração clara de que estão empenhados em concretizarem seus sonhos. Entretanto, é bom salientarmos que devemos ter cuidado e olharmos, com carinho, a realidade que se apresenta e buscarmos, no diálogo, as soluções para que cada vez mais eles se empolguem e cheguem ao final do programa”. 

Professor Brás
O professor Brás articulou das matrículas e de comunicar, aos alunos, o início das aulas, falou da sua alegria em ver, de fato, consumado um sonho que já se arrastava por dois longos anos. “Dos 35 anos de professor, 30 deles foram dedicados à Serra do Mel. Por isso, ver acontecer a Educação do Campo em nossa comunidade já me faz ficar recompensado por tudo”. 

A agrônoma Terezinha, coordenadora da Sala de Informática, prontificou-se a ajudar, se necessário, na formação tecnológica da computação. 

Professor Roberto de Araújo - diretor da EEPJA
Por fim, falou o professor Roberto de Araújo – diretor EEPJA – que destacou a importância do programa Saberes da Terra para a Serra do Mel: 

Os Saberes da Terra chega à Serra do Mel para dar oportunidades aos jovens e adultos de concluírem o Ensino Fundamental. Da nossa parte, disponibilizamos o que estiver ao nosso alcance para que o funcionamento se dê em todos os âmbitos da nossa circunscrição. Queremos agradecer o empenho da professora Magali Delfino e dos professores e desejar a todos muito sucesso na realização das atividades pedagógicas do programa”.


Apresentação dos professores
Em seguida, foi feita a apresentação dos professores que irão trabalhar com as duas turmas, denominadas de: 

• Turma 01: Caju e Castanha 
• Turma 02: Flor de Cajueiro

Apresentação dos professores
Depois foi a vez dos alunos se apresentarem, através da dinâmica do espelho, em que cada um se olhava e dizia o que achava daquela pessoa que estava dentro daquela caixa (a caixa continha, precisamente, o espelho em seu fundo e, quando a pessoa a abria, via estampado o seu rosto). 

Apresentação dos...
... alunos dos Saberes da Terra
Logo após, a entrega do material didático para um dos alunos presentes...

Entrega dos kits
No final, o professor Roberto de Araújo presenteou os professores com uma lembrança... 


Nenhum comentário: