Vivemos hoje em um mundo no qual a violência tem sido um dos destaques negativos. E através do desequilíbrio entre a ordem constituída que rege uma sociedade e a frágil operacionalidade dos poderes por ela constituídos – que tentam equilibrar os desníveis sociais –, as consequências imediatas que acarretam tudo isso são, entre vários outros fatores: o aumento do desemprego – em que famílias inteiras subexistem catando o sustento em lixões –, da marginalidade que passa a ser uma das alternativas, embora seja de contravenção – a ociosidade causada pela falta de emprego e, também, devido à falta de especialização profissional dos indivíduos envolvidos, em sua maioria, leva-os a experimentarem o ilícito como forma de tentarem obter aquilo que somente em devaneios conseguem ter acesso (lembrando que para toda regra há a exceção) –, do vício das drogas lícitas e ilícitas que desestruturam famílias inteiras e estão criando gerações nas quais ser, futuramente, um cidadão pleno não se constitui uma prática considerada como prioridade em suas vidas – o poder nocivo das drogas, dentre elas o crack, está levando nossos jovens para um caminho incerto e sem volta – tudo isso está, no momento, sendo, acredito eu, a prioridade máxima das autoridades – sejam elas do Congresso Nacional, dos Governos Estaduais, Municipais e Federal – para conseguirem tomar pé da grave situação que se instalou com o avanço do poder paralelo e, por conseguinte, do bem organizado trafico de drogas que, embora haja um combate feroz das autoridades legais, ele continua a disseminar o seu mal, impregnando mais e mais crianças, jovens, adultos e até pessoas da terceira idade. Porém, do fim do túnel, vem uma luz que, embora ainda não esteja tão intensa que possa nos trazer em segurança desse caminho tão tortuoso e quase sem volta, ela já consegue, pelo menos, fazer com que uma boa parcela de nossos alunos não seja contaminada pela ilusão efêmera do que o irreal – tornado vida apenas no imaginário entorpecido pelos alucinógenos – seja a solução de todos os seus problemas e, principalmente, a condição para que eles tenham seus sonhos e fantasias transformados em realidade. O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas – está conseguindo, lenta, mas progressivamente, combater, de forma eficaz, o avanço das drogas, especialmente, nas camadas estudantis consideradas mais frágeis: crianças e adolescentes (o BLOG).
Hoje, dia 07/11/2012, no Ginásio Pedro Ciarlini, a segunda turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas se formou.
Criado no ano de 1983 na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, com a sigla DARE (Drugs Abuse Resistance Education), em apenas dois anos de aplicação ele rompeu fronteiras e, atualmente, já vem sendo aplicado em mais de 58 países, dentre eles o Brasil.
No nosso país, o Programa teve início no Rio de Janeiro, no ano de 1992, e foi se expandindo para os demais estados da confederação, chegando ao Rio Grande do Norte em 2002. Em Mossoró, o Programa passou a ser desenvolvido em 2010, através do protocolo de intenções firmado entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal.
Agora em 2012, o Programa atendeu a mais de 300 crianças e adolescentes, com dinâmicas de grupos, aulas alegres, a integração social e em parceria com a rede de professores estaduais e municipais, que dão todo o embasamento pedagógico para que o policial militar – designado como instrutor – possa desempenhar bem as funções para as quais foi capacitado pelo Programa.
Da rede estadual de ensino, o Programa formou 1545 alunos, extirpando deles a sombra maligna das drogas em suas vidas. Hoje, fortalecidos, eles gritavam palavras de ordem e exaltavam o PROERD como algo bom e necessário no dia a dia da sala de aula.
Os policiais envolvidos no Programa destituíram-se de suas couraças de autoridades (porém necessárias no exercício de suas funções profissionais) e mostraram-se humanos, participando das coreografias e incentivando os futuros homens de nosso país a resistiram ao que não serve como alimento, abrigo e estabilidade social.
O Ginásio Pedro Ciarlini se transformou numa grande festa, em que todos se juntaram aos “formandos” e brindaram a um mundo sem guerras, sem violência e, especialmente, sem as drogas.
Participaram da festa, as autoridades diretamente ligadas ao problema das drogas. Estavam lá o Promotor de Justiça responsável pela Promotoria de Defesa da Educação na comarca de Mossoró, José Hercy Pontes; o comandante da Polícia Militar do 2º Batalhão, coronel Alvibar Gomes; o comandante do 12º BPM, major Carlos André Correia Lima Moreno; a coronel Margarida Brandão Fernandes, coordenadora estadual do PROERD, o sd Ibrahim, coordenador municipal do PROERD e demais militares envolvidos.
Das autoridades civis, destaque para a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado, da vereadora Cláudia Regina - futura prefeita de Mossoró, da Secretária de Educação do Município, professora Ieda Chaves e da professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED e representante da governadora no evento, da professora Socorro Bezerra – coordenadora do Mais Educação e uma das principais colaboradoras do programa na circunscrição da 12ª DIRED, gestores educacionais, supervisores e coordenadores, professores, monitores, pais, familiares e, claro, os alunos das escolas – do estado e do município – envolvidos no programa.
O evento teve vários momentos que foram: o hasteamento das bandeiras, o canto do Hino Nacional, a formação da mesa de autoridades até o discurso das autoridades presentes, passando pelas apresentações culturais das escolas do estado e do município, a entrega de kits de alimentos para duas instituições de caridade e o juramento de formatura.
O hasteamento das Bandeiras... |
... do município, do estado e do país |
A mesa de autoridades |
Convidados |
Os alunos que lotaram o ginásio... |
... gritando palavras de ordem... |
.. ao comando dos policiais monitores do programa |
Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - em sua fala... |
... prestou uma homenagem à coordenadora do Mais Educação... |
... a técnica Socorro Bezerra - uma incansável defensora educacional |
Autoridades e policiais monitores entraram na coreografia do PROERD |
A vereadora Cláudia Regina falando para o público estudantil, tendo ao seu lado o promotor de Justiça doutor Hercy Pontes |
A prefeita Fafá Rosado terminou a sua fala gritando palavra de ordem do PROERD |
A Banda PROERD e o grupo de crianças coreografando suas músicas |
No trenzinho do PROERD só não vai quem já morreu... (prefeita, futura prefeita, coronel, soldados, monitores, professores, assessores... todos foram) |
O kit alimento arrecadado pela coordenadora Socorro Bezerra para ser entregue a duas instituições de caridade |
A coordenadora do Mais Educação... |
... Maria do Socorro Bezerra - da 12ª DIRED... |
... sendo homenageada pelas autoridades (aqui, ao lado do SD Ibrahim)... |
... coordenador do PROERD no município... |
... pela vereadora Cláudia Regina (futura prefeita de Mossoró) e pela prefeita Fafá Rosado |
A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED... |
... ao lado do Promotor de Justiça - doutor Hercy Pontes e da prefeita Fafá Rosado |
O juramento de formatura |
A "mãezona" do Mais Educação e do Programa PROERD (aqui, ao lado de dois de seus monitores - Conceição e Lírio) |
Apresentação Cultural da Escola Estadual Freitas Nobre (campeã do concurso de dança) |
Escola Municipal Manoel Assis - xaxado |
Policiais... |
... entregando o kit alimento para duas instituições de caridade |
Escola Municipal André Luiz (vice-campeã do concurso de dança) |
A jovem estudante cantou e emocionou os presentes... |
... ao mesmo em que se emocionava |
prefeita Fafá Rosado, vereadora Cláudia Regina, professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED e SD Ibrahim ao lado das crianças |
Promotor de Justiça responsável pela Promotoria de Defesa da Educação na comarca de Mossoró, doutor José Hercy Pontes e comandante do 12º BPM, major Carlos André Correia Lima Moreno |
SD Ibrahim com um grupo de alunos já formados |
Prefeita Fafá Rosado com professores da rede pública municipal |
NOTA DA 12ª DIRED:
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
Origem:
(Wikipédia, a enciclopédia livre)
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros
O Programa
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.
PROERD NO RIO GRANDE DO NORTE
Atuando desde 2002 no Estado, o PROERD em 2012 está presente hoje nos 42 municípios abaixo, e seus 100 policiais militares instrutores atendem anualmente uma média de 70.000 crianças, adolescentes e comunidade em geral.
• Acari
• Areia Branca
• Boa Saúde
• Bodó
• Bom Jesus
• Brejinho
• Caicó
• Caraúbas
• Carnaúba dos Dantas
• Cerro Corá
• Cruzeta
• Currais Novos (Tem PROERD e Ronda Escolar)
• Equador
• Florânia
• Goianinha
• Guamaré
• Jardim do Seridó
• Jucurutu
• Lagoa Nova
• Macaíba
• Montanhas
• Monte das Gameleiras
• Mossoró
• Natal (Tem PROERD e Ronda Escolar)
• Nova Cruz
• Olho d'água dos Borges
• Parelhas
• Parnamirim (Tem PROERD e Ronda Escolar)
• Pureza
• Santa Cruz (Tem PROERD e Ronda Escolar)
• Santana do Seridó
• Santo Antônio do Salto da Onça
• São Bento do Trairi
• São Fernando
• São Gonçalo do Amarante
• São José do Serido
• São Miguel do Gostoso
• São Tomé
• Serra de São Bento
• Serra Negra do Norte
• Serrinha
• Sítio Novo
• Taipú
• Tenente Laurentino
Objetivos do PROERD
OBJETIVOS GERAIS
• Envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência;
• Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas;
• Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência;
• Promover o desenvolvimento de valores positivos;
• Fortalecer a autoestima das crianças e dos adolescentes;
• Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável;
• Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.
Coordenação do Programa
• Coordenadora Estadual do PROERD:
Ten Cel. PM Margarida Brandão Fernandes
E-mail: margaridacipred@rn.gov.br
• Comandante da CIPRED:
Maj. PM Arthur Emílio Monteiro de Araújo
E-mail: arthurcipred@rn.gov.br
Para maiores Informações:
Avenida Jerônimo Câmara - Lagoa Nova
Natal/RN, 59063-100 - Anexo ao CAIC.
Contato: (84) 3232-2396
E-mail: proerd@rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário