Vinte estudantes de escolas públicas de 13 Estados brasileiros venceram nesta segunda-feira a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Eles receberam medalhas de ouro por textos escritos e reescritos ao longo de um ano de trabalhos em escolas dos mais variados municípios do País.
Os professores e os colégios desses alunos também serão premiados.
Todos os 152 finalistas que participaram da cerimônia esta tarde em Brasília receberam tablets. Os 20 alunos e seus respectivos professores vencedores da etapa nacional receberam medalhas e notebooks. As escolas onde estudam, por sua vez, vão receber dez computadores, impressora, projetor e telão para montar laboratórios de informática e livros para a biblioteca.
Os estudantes e professores premiados nesta tarde se inscreveram em 2011. Ao todo, foram 7 milhões de alunos participantes e 239 mil professores de mais de 60 mil escolas públicas. Os textos foram divididos em quatro categorias:
- Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental),
- Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental),
- Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e,
- Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).
Alguns dos alunos e professores ganhadores |
Maria Alice Setúbal, diretora-presidente do CENPEC (O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), ressaltou que a qualidade dos textos impressionou os jurados. “O texto de cada um mostrou a força da palavra e a importância da inclusão das vozes das crianças e dos adolescentes nas políticas públicas”, afirmou. “Um professor comprometido com a aprendizagem do aluno pode fazer muita diferença”, disse.
CONFIRA OS NOMES DOS GANHADORES EM CADA CATEGORIA
Poema
- Ana Letícia Oliveira Dutra e professora Maria Gisélia Bezerra Gomes – Escola Municipal Urcesina Moura Cantídio, Alto Santo – Ceará/CE
- Lamaira Condack Gonçalves e professora Argelia Peixoto – Escola Estadual Interventor Júlio de Carvalho, Espera Feliz - Minas Gerais/MG
- Ulisses Gallo de Lima e professora Carla Amábili Gallo Gimenez Lima – Escola Municipal Monsenhor Celso, Astorga – Paraná/PR
- Henrique Douglas de Oliveira e professora Simone Bispo de Moura Costa – Escola Municipal Ariamiro Germano da Silveira, José da Penha - Rio Grande do Norte/RN
- João Pedro Artifon Canton e professora Salete Inês Lecardelli – Escola Professor Claudino Locatelli, Ipumirim - Santa Catarina/SC
Memórias literárias
- Isabela Kethyes Bezerra Bessa e professora Maria Gisélia Bezerra Gomes – Escola Municipal Urcesina Moura Cantídio, Alto Santo - Ceará/CE
- Bruno Marques da Silva e professora Elizate Vilela de Faria Silva – Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, Divinópolis - Minas Gerais/MG
- Beatriz Aparecida Melo Garcia e professora Maria Inês Resende – Escola Municipal Antônio Francisco da Silva, Santa Bárbara do Tugúrio - Minas Gerais/MG
- Nathalya Cristina Trevisanutto e professora Vanicléia de Oliveira Sousa Rebelo – Centro Educacional Dr. Duílio T. Beltrão, Tamboara – Paraná/PR
- Jhonatan Oliveira Kempim e professor Alan Francisco Gonçalves Souza – Escola Municipal Teobaldo Ferreira, Espigão D’Oeste – Rondônia/RO
Crônica
- Roberta Oliveira Morim e professora Rosangela Aparecida Morim – Escola Estadual Anita Ramos, Douradoquara - Minas Gerais/MG
- Pedro Henrique Siqueira de Sousa e professora Núbia Silvana Lima Machado Franchini – Escola Municipal Tancredo Neves, Novo Progresso – Pará/PA
- Lívia da Silva dos Santos e professora Tatiana Simões e Luna, Instituto Federal de Pernambuco, Recife – Pernambuco/PE
- Mara Domingos da Silva e professora Lucilene Aparecida Spielmann Schnorr –Centro Educacional São Pedro, São Pedro do Iguaçu – Paraná/PR
- Elias dos Santos Marinho e professor Luciano Acciole Gomes – Escola Municipal Vereador João Prado, Japaratuba – Sergipe/SE
Artigo de opinião
- Paulo Renan de Souza Figueiredo e professora Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio – Escola Estadual Professor José Rodrigues Leite, Rio Branco – Acre/AC
- Ana Lina Souza de Oliveira e professora Lilian Torres Chaves – Escola Estadual Rivanda Nazaré da S. Guimarães, Macapá – Amapá/AP
- Patrícia Vieira de Queiroga e professora Sandra Regina de Oliveira Lúcio – Estadual Estadual Monsenhor Vicente Freitas - Pombal, Paraíba/PB
- Taiana Cardoso Novais e professora Ladmires Luiz Gomes de Carvalho – Escola Estadual Professor José F. Machado, Natal - Rio Grande do Norte/RN
- Carloci D’Ávila Menezes Junior e professor Luiz Carlos Leivas Saldanha – Escola Estadual Marechal Hermes, Santa Margarida do Sul - Rio Grande do Sul/RS
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.
Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Canal Futura.
Histórico
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.
O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.
O ano de 2003 foi dedicado à formação de professores e marcado pela elaboração do Kit Vozes, com as publicações “Voz do Aluno”, “Voz do Professor” e o vídeo “Escrevendo na sala de aula”. Além da entrega de materiais de apoio pedagógico, foram realizadas atividades presenciais e a distância.
O programa continuou sendo realizado em duas vertentes: o concurso, nos anos pares, e as ações de formação presenciais e a distância, nos anos ímpares.
Em 2004, o gênero Reportagem foi substituído por Memórias Literárias e, em 2005, foram criadas a Revista Na Ponta do Lápis, distribuída a todos os professores participantes, e a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.
Em 2006, houve a revisão do Kit Itaú de Criação de Textos e o programa passou a premiar também os professores na categoria Relato de Prática.
Até 2007, podiam participar do Escrevendo o Futuro escolas, professores e alunos das 4ªs e 5ªs séries do Ensino Fundamental, escolhendo um dos gêneros: Poesia, Memórias Literárias ou Artigo de Opinião.
No ano de 2008, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos: além do 5º e do 6º anos, foram incluídos os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e passou a ser denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Em 2009, os encontros de formação presencial foram pautados na Maleta do Formador, com materiais destinados a reuniões pedagógicas. Também foi produzido o Jogo Q.P. Brasil, para contribuir com a melhoria da capacidade argumentativa dos alunos de Ensino Médio.
Em 2010, ano de sua 2ª edição, a Olimpíada enviou a todas as escolas públicas – que atendem um ou mais anos escolares entre o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – a “Coleção da Olimpíada”, com Cadernos do Professor nos gêneros: Poema, Crônica, Memórias Literárias e Artigo de Opinião. O material traz uma sequência didática, organizada em oficinas e planejada para estimular a vivência de uma metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais.
2011 foi o ano de três grandes ações de formação: o Seminário “A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, que reuniu professores, técnicos de secretarias e especialistas de universidades; o curso virtual “Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas”, oferecido para professores e técnicos de todo o Brasil, e o curso presencial “Caminhos para o ensino da escrita”, com encontros presenciais realizados nas 27 UFs.
NOTA DA 12ª DIRED:
A
professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - parabeniza o aluno
Diego Sousa Guimarães Silva, da Escola Estadual
Professora Aída Ramalho, do 2° ano “E” do turno vespertino, que tão bem
representou à sua escola e a 12ª DIRED, conseguindo chegar, na final, entre os
38 mais bem colocados em todo o Brasil. A professora estende os seus
cumprimentos a professora/orientadora Sara Paula de Lima Morais,
de Língua Portuguesa, pela dedicação, provando que, com empenho e
motivação, o aluno passa a produzir e, consequentemente, aprender melhor o que
está a sua volta. À gestora da EE Profª Aída Ramalho, Edilma Maria da Silva, o
reconhecimento do órgão gestor.
Fontes:
ultimosegundo.ig.com.br (fotos e texto)
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