segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

DIRED E GESTORES: REUNIÃO COM O 2º BLOCO


Dando continuidade à reunião de sexta-feira, com os gestores, desta vez, com o segundo bloco de gestores de Mossoró e Circunscrição, a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – começou falando sobre a necessidade de os gestores cobrarem dos senhores professores as notas já colocadas no Diário de Classe do segundo semestre, mostrando para os gestores que isso é um direito do aluno e que o professor não pode deixar de cumprir uma norma estabelecida pela Secretaria de Educação.

Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
Lembrando que o SIGeduc está aí para agilizar o processo de cadastramento de cada instituição, de maneira informatizada, a professora disse “que o SIGeduc já é uma realidade e, portanto, não tem volta. Vai ser bom para todos os segmentos da escola. O professor já vai colocar suas notas diretamente no sistema, o funcionário, ele mesmo vai se cadastrar, e o diretor vai ter mais tempo para cuidar de outras coisas além do pedagógico”.

Plateia de gestores
Como exemplo, a professora Magali Delfino chamou o diretor da escola Jerônimo Vingt Rosado Maia, Teobaldo de Andrade Costa, que abriu o sistema do SIGeduc da sua escola e foi mostrando, passo a passo, para os outros gestores presentes, como proceder a cada página aberta.

Teobaldo de Andrade Costa - diretor da E. E. Jerônimo Vingt Rosado Maia
Na verdade, o sistema é autoexplicativo e funciona perfeitamente bem se atentarmos para os seus detalhes”, disse o gestor do Vingt Rosado.

Rodrigo e Julierme - funcionários da Caixa Econômica Federal
Como na sexta-feira, a professora abriu um espaço para dois funcionários da Caixa Econômica Federal falar sobre o Portfólio da empresa bancária. Estiveram presentes, Julierme e Rodrigo.

Em primeiro plano: Sonally - gestora da Disneylândia
Depois da apresentação dos funcionários da Caixa, a professora retomou a reunião com o assunto da Portaria 187. Mostrando-se preocupada com as constantes denúncias, a professora repassou para os gestores alguns itens que, segundo a diretora da 12ª DIRED, o gestor deve ter muito cuidado, por se tratar, se for sem a devida lisura, caso de abertura de inquérito administrativo.

Gestores atentos as explicações
Senhores, o próprio funcionário e/ou professor da instituição é quem faz a denúncia. Por isso, é bom saber que ninguém pode trabalhar por outro; ninguém pode estar fora de suas funções e, principalmente, o funcionário e/ou professor tem que trabalhar e dar o seu expediente de forma integral. Outra coisa: cuidado com as aulas suplementares. Aulas suplementares são para cobrir as necessidades – se houver – da instituição. As denúncias chegam e eu vou apurá-las, uma por uma. É o meu dever. Por isso, espero que jamais eu precise ir a uma escola para tratar sobre isso”, falou a professora Magali Delfino.

Em primeiro plano (à esquerda): gestora Raimunda Cavalcante do Dix-Sept Rosado
Prosseguindo, a professora falou sobre o Calendário Escolar - esclareceu que, qualquer dúvida, o Calendário Escolar de 2013 vai estar no SIGeduc -, o início das aulas (18/02) e sobre a Semana pedagógica da 12ª DIRED (14 e 15/02), informando ainda que o Plano de Ação da 12ª DIRED, para 2013, já havia sido enviado para Natal, contemplando todas as ações que serão desenvolvidas pelo órgão no ano que se aproxima.

Evanice Fernandes - gestora da EE Maria Stella (primeira à esquerda)
A professora também deu alguns informes: 

• 06/12: Excursão ao Planetário em Natal para os alunos premiados no Concurso de Meio Ambiente. Responsável: Fátima Azevedo. 

• 11 a 15/12: Curso de Nova Gestão – uma parceria DIRED/SEBRAE, para capacitar os gestores recém-empossados. 

• 15/12: Viagem de estudos à Estação Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa com alunos da EE Maria Stella, escolhidos na III Mostra de Iniciação ao Conhecimento Científico, Tecnológico e CulturalRNCIÊNCIA 2012. 

• Olimpíada da Língua Portuguesa: aluno Diego Sousa, do 2º ano “E”do Aída Ramalho é finalista e viaja domingo para Brasília. 

PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa): o estado está selecionando professores, para trabalharem como bolsistas, nesse programa que pretende alfabetizar, em Língua Portuguesa e Matemática, todos os alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental. 

• Professor de Ensino Médio: cada um irá receber um Tablet, já com todos os programas do FNDE, agora no ano de 2013. Cada escola recebe também. 

• Professores: serão chamados cerca de 1200 professores e cerca de 600 supervisores para ocupar vagas dentro da Educação. 

• Professores temporários: haverá uma seleção para professores temporários que servirão para tirar licença de professores do quadro efetivo e daqueles que, por problemas de saúde, pediram readaptação. 

• Treinamento; a professora explicou que está participando - juntamente com a sua equipe financeira - nos dias 03, 04 e 05/12, de um treinamento na Regional de Saúde de Mossoró, sobre Merenda Escolar (licitação, mercadoria, recebimento, nota fiscal, prestação de conta, etc.). 

• Jantar da 12ª DIRED: a professora convidou os senhores gestores para se fazerem presentes na confraternização de final de ano que o órgão fará no Josué Buffet (jantar). 

Por fim, a professora esclareceu para os gestores presentes sobre o redimensionamento que fará na rede da 12ª DIRED, mostrando o porquê de elas acontecerem.

A professora Magali Delfino esclareceu sobre redimensionamento da rede 
Estamos com nossas escolas vazias de alunos e com as escolas locadas funcionando pela metade de sua capacidade de receber alunos. Estamos sendo pressionadas, pelos donos desses prédios alocados, para que os entreguemos. Desta forma, nós estamos levando o Cardeal Câmara para o Jardim de Infância Modelo e as escolas Centenário e Santa Terezinha para o Estadual (Jerônimo Rosado). Além disso, estamos dando opções, para os pais, de matricularem seus filhos em escolas adjacentes, como: Cunha da Mota e Antonio Gomes. Para isso, a cada ano iremos reformar duas ou três escolas, justamente para podermos, se necessário, redimensionar a nossa rede”.

Técnica Francisca Alvanete
A professora passou a palavra para a técnica Francisca Alvanete que falou sobre a adequação do calendário estadual ao calendário municipal ou as especificidades de cada município. A técnica mostrou como estão as Jornadas Pedagógicas para 2013: 

• 1ª Jornada pedagógica: 14 e 15/02 

• 2ª Jornada pedagógica: 30/04 

• 3ª Jornada pedagógica: 05/08 

• 4ª Jornada pedagógica: 07/10 

• 1ª Semestralidade: 18/02 a 11/07 = 100 dias letivos 

• 2ª Semestralidade: 14/07 a 23/12 = 100 dias letivos

Técnica Auxiliadora Teixeira...
Na saída, pacientemente, a técnica Auxiliadora Teixeira esperava os senhores gestores para fazer a entrega de um Kit de Saúde e Prevenção na escola.

... entregando Kit de Saúde e Prevenção à supervisora do vespertino - Dalvanir Marques -  da E.E. Dix-Sept Rosado





Nenhum comentário: