sábado, 4 de maio de 2013

1ª ENCONTRO DA FORMAÇÃO CONTINUADA (PNAIC)


Os governos, num esforço integral, estão se mobilizando para erradicar, definitivamente, o analfabetismo em nosso país. Para isso, depois de estudos e de estar devidamente detectada, a educação caminha, desde o seu início – na Educação Infantil – para que o analfabetismo funcional não faça parte do dia a dia da criança nos seus primeiros anos de vida escolar. 

O primeiro passo foi dado com o programa PROINFANTIL*, que formou a maioria dos professores que trabalham em sala de aula, com crianças de 0 a 5 anos, e que não tinham, em sua formação, nem magistério (nível médio) ou graduação em pedagogia. 

Agora, o esforço vem multiplicado através do PNAIC**, que alfabetiza o aluno do 1º ao 3º ano (do Fundamental Menor), até os 08 anos de idade, nas disciplinas de Português e Matemática. 

Na 12ª DIRED, o Pacto vem sendo encarado como um desafio a ser vencido e que começou com a formação dos professores encarregados de orientar os profissionais que lidam diretamente com os alunos, motivando-os, capacitando-os e garantindo que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento sejam postos em prática através das ações e dos materiais disponibilizados pelo programa. 

Na segunda-feira (dia 29/04) foi dado o pontapé para esse grande mutirão contra o analfabetismo, na circunscrição da 12ª DIRED, com o Seminário de Sensibilização, evento realizado no SESI (Serviço Social da Indústria) e participação maciça dos educadores dessa faixa de aprendizado. 

Hoje, dia 04/05, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, foi dada continuidade ao Pacto, com o 1º Encontro da Formação Continuada. Funcionando com 07 salas, a formação teve a presença dos professores das escolas de Mossoró e da circunscrição e uma estrutura toda montada para que a única preocupação fosse a discussão, através dos textos elaborados, e a troca de experiências dos profissionais participantes. 

AS SALAS E SEUS PROTAGONISTAS: 

• SALA 01 – professores que trabalham com os 3º anos 
Professora orientadora: Joana D’arc S. de Moura Torres






• SALA 02 – professores que trabalham com os 3º anos 
Professora orientadora: Décima Maria de Souza







• SALA 03 – professores que trabalham com os 2º anos 
Professora orientadora: Antonia Zilma Marques









•  SALA 04 – professores que trabalham com os 2º anos 
Professora orientadora: Sueleide Alves Ferreira  de Melo





• SALA 05 – professores que trabalham com os 1º anos 
Professora orientadora: Maria do Socorro Bezerra








• SALA 06 – professores que trabalham com salas multisseriadas 
Professora orientadora: Sandra Maria Firmino Diógenes




• SALA 07 – professores que trabalham com os 1º anos 
Professora orientadora: Lúcia Helena de Jesus Sousa




AS COORDENADORAS: 

• Maria Augusta Maia Marques


 • Maria Helena Maia Leite


• Maria Judivânia Fernandes (colaboradora)


Nesta 1ª formação, segundo informou a coordenadora Helena Maia, toda uma logística foi montada para dar total apoio aos participantes: “Para que essa formação fosse realizada hoje, nós tivemos várias reuniões antes, inclusive, duas delas em Natal, para que nada faltasse ou representasse um obstáculo para o professor. Desta forma, a partir da logística, o marketing e a abertura, a certeza de que fazendo a coisa certa o caminho se torna mais fácil e ele é trilhado com segurança. A prova disso são os multiplicadores que aqui estão: todos têm experiências do chão da escola, o que já caracteriza a vivência na sala de aula e com os alunos que são alvo desse pacto”. 

Perguntadas sobre a importância da participação do órgão gestor no acompanhamento e apoio ao PNAIC, as coordenadoras foram unânimes em afirmar que “o apoio da nossa diretora está sendo primordial para que o Pacto comece com o sucesso esperado. A professora Magali não dispensa esforços para que o pedagógico esteja em primeiro lugar em sua administração, pois entende que é a partir do pedagógico que todas as outras coisas andam dentro da educação. Por isso, local estratégico, ferramentas tecnológicas de ponta, pessoal de apoio, lanches, refeições e bolsa para deslocamento (educadores da circunscrição) são prioridades dentro da logística preparada pela diretora da 12ª DIRED”.

 


A coordenadora Augusta Maia também falou sobre a formação e disse que “esteve percorrendo sala por sala, assistindo e participando das discussões e vê com bons olhos o nível das discussões em cada sala”.





Fátima Maia (vice) e Fátima Rocha (diretora)
Outro ponto enfatizado foi o total apoio da direção da Escola Estadual Jerônimo Rosado, através de suas gestoras (Maria de Fátima Rocha – diretora – e Maria de Fátima Maia – vice) que colocaram uma boa estrutura à disposição da 12ª DIRED e permaneceram no local durante a formação toda, para que nada faltasse para os formadores.

 


Temos a convicção de que a formação continuada é um ponto chave para a melhoria da educação. Por isso, estamos aqui dando apoio e sempre à disposição do nosso órgão gestor”, disse a gestora Fátima Rocha. 



INTERVALO: 





NOTA DA 12ª DIRED: 

O blog registra o apoio irrestrito da professora Betania Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura –, que aderiu ao programa e, com isso, deu o exemplo para as demais diretorias regionais de educação e, principalmente, para todos os educadores do estado. 

* O PROINFANTIL é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos profissionais que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada, sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não, sem a formação específica para o magistério). 

** O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. 

Caracteriza-se, sobretudo: 

- pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização:

- pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios; 

- pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

Abaixo, a pauta apresentada pela professora orientadora Sueleide Alves Ferreira de Melo:

 









Um comentário:

Anônimo disse...

tenho dó...