Esta semana, nos dias 16 e 17/05/13, a Educação do Campo – Saberes da Terra – das turmas Caju e Castanha e Flor de Cajueiro, do município de Serra do Mel/RN, deu prosseguimento ao seu calendário escolar.
Na quinta, dia 16/05, no turno noturno, professores e alunos comemoraram o Dia das Mães com uma aula especial, na qual foram feitas várias reflexões sobre as conquistas do homem do campo e da sua inserção no conhecimento formal.
Foram feitas dinâmicas de socialização e os depoimentos das mães presentes geraram várias reflexões concernentes às mudanças de comportamento e vivências entre os grupos de cada vila.
AS REFLEXÕES...
A aluna-mãe Luzia |
Na sexta, os professores começaram as aulas, no período vespertino, trabalhando a disciplina de Ciências Humanas – com as professoras Antonia Farias e Teresa Cristina, colocando um texto sobre “Relação e Igualdade de Gênero”, como embasamento para uma oficina com o mesmo tema, no turno noturno.
OS ALUNOS...
No primeiro momento, as professoras trabalharam a dinâmica de socialização com o Baú de Gênero, em que cada participante escolheu um brinquedo que mais se identificasse e, depois, cada um fez a sua apresentação dizendo o nome e o porquê da escolha daquele brinquedo.
O BAÚ DE GÊNERO...
No segundo momento, os participantes foram divididos em grupos de leitura dos textos para, em seguida, optarem por realizar a sua oficina através de:
• Paródia ou poesia
• Recortes e Colagem
• Programa de Rádio
• Teatro Livre
OS GRUPOS...
No terceiro momento foram feitas reflexões sobre a importância da participação da família nos espaços coletivos (escola, associações, sindicatos e outros).
VÍDEO DAS APRESENTAÇÕES...
No quarto momento, houve uma socialização do que foi apresentado e o que proporcionou, para cada um dos participantes, como aprendizado.
NOTA DA 12ª DIRED:
Os professores repassaram para o diretor da Escola Estadual Padre José de Anchieta, prof. Roberto de Araújo, algumas inquietações dos alunos com relação ao transporte que passa nas vilas. Segundo alguns alunos, o motorista de um dos ônibus não está passando por dentro da Vila "Garavela" fazendo com que os alunos dessa vila específica não consigam vir assistir às aulas. O diretor esclareceu que já havia recebido a reclamação dos alunos e que já tinha conversado com o motorista em questão, recebendo deste a garantia de que irá começar a passar por dentro da citada vila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário