quarta-feira, 7 de agosto de 2013

12ª DIRED CADASTRA ALUNOS DO CURSO EM TECNOLOGIA DIGITAL: PROJETO ALUNO INTEGRADO


O Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do Projeto Aluno Integrado 2013.2, uma ação do MEC em parceria com a SEDIS/UFRN e SEEC/RN por meio do Proinfo Integrado / CODESE SUEM, está sendo cumprido de acordo com as diretrizes do MEC, em consonância com as especificidades locais, para atender, nesse semestre, 600 estudantes dos 1º e 2º anos de 60 escolas estaduais do Ensino Médio definidas anteriormente pelos setores envolvidos. 

Na circunscrição da 12ª DIRED, 06 escolas foram contempladas com 183 vagas (cada escola teve direito a inscrever de 30 a 32 alunos de acordo com os critérios preestabelecidos na ficha de inscrição), sendo acompanhadas, in loco, por dois tutores presenciais, assim respectivamente: 

Raimundo Antonio de Souza Lopes:

E. E. Coronel Solon – Grossos: 11 alunos 
Centro Educacional Prof. Eliseu Viana – Mossoró: 12 alunos 
E. E. 30 de Setembro – Mossoró: 10 alunos 

Enilton Ferreira da Silva:

E. E. Gilberto Rola – Maisa: 10 alunos 
E. E. Jerônimo Rosado – Mossoró: 10 alunos 
E. E. Prof. Abel Freire Coelho – Mossoró: 10 alunos 

Hoje, dia 07/08, o professor Raimundo Antonio, tutor presencial das escolas 30 de Setembro, professor Eliseu Viana e Cel Solon, acompanhado pelas vice-diretoras dos polos (Sueleide Ferreira – polo 04 – e Helena Maia – polo 02) onde as escolas se localizam, realizou o cadastramento dos alunos das escolas professor Eliseu Viana e 30 de Setembro. 

CADASTRAMENTO NO ELISEU VIANA – TURNO MATUTINO 

O diretor da instituição (professor Francisco Edson da Costa) falando aos alunos sobre o projeto...
... e mostrando a importância e o privilégio de cada um estar...
... participando de um curso com o aval do MEC/UFRN/SEEC/DIRED...
... e o respaldo da instituição, da coordenadora de polo e do tutor presencial
A vice-diretora da 12ª DIRED e coordenadora do polo 03 - Sueleide Ferreira - ...
... falou sobre o compromisso e a dedicação de cada um na realização das atividades do ambiente virtual
Os alunos participantes do projeto ouviram e, em seguida,...
... fizeram os seus cadastramentos na plataforma E-proinfo
CADASTRAMENTO NO 30 DE SETEMBRO – TURNO VESPERTINO 

A diretora do 30 de Setembro - professora Maria das Graças Pinheiro - fazendo a abertura...
... acompanhada de sua coordenadora pedagógica (Léa Fernandes de Melo)...
... e da coordenadora do polo 02...
... vice-diretora Helena Maia da 12ª DIRED, que falou da sua experiência no Ensino a Distância...
... e como equacionar o tempo entre os afazeres do currículo tradicional e o projeto do Aluno Integrado

NOTA DA 12ª DIRED

O papel do tutor presencial: 

O tutor presencial tem a relação direta com o aluno, auxiliando-o no manuseio e na aproximação dos conteúdos. Ele administra ainda situações de conflito, de euforia, desânimos e rotinas, tendo que manter o aluno motivado e ativo em seus estudos. 

A figura do tutor presencial, a quem compreende a função de ser facilitador e mediador da aprendizagem, além de ser motivador é orientador da rotina acadêmica. A atividade de tutoria, no âmbito da educação, diz respeito ao acompanhamento próximo e à orientação sistemática de grupos de alunos realizada por pessoas experientes na área de formação. 

No sistema de EAD, o tutor presencial tem um papel relevante, pois é por meio dele que se garante a inter-relação personalizada e contínua do estudante no sistema e se realiza a articulação necessária entre os elementos do processo e a consecução dos objetivos. 

O tutor é o orientador da aprendizagem. É aquele que apoia a organização didático-pedagógica do estudo a distância, promove a participação ativa do aluno, incentiva e orienta na elaboração do plano de estudos, acompanha e/ou facilita a aprendizagem; incentiva a participação do aluno em interatividade; disponibiliza informativos relevantes, calendários acadêmicos e de reprises, cronogramas de avaliação; arquiva e/ou envia documentações necessárias; etc. 

Texto pesquisado por Maria Cláudia Câmara, em 25/07/2013, disponível em: 


Conteúdo Programático

O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos totalizando uma carga horária de 120 horas: 

                                • Introdutório, 
                                • Hardware, 
                                • Sistemas Operacionais e, 
                                • Manutenção de Computadores. 

Módulo 01 - Introdutório: 

Focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a distância. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas: 

                               • Educação a Distância, 
                               • Sociedade em rede e 
                               • Evolução da Informática. 

Módulo 02 - Hardware: 

Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: 

                               • Introdução ao Hardware, 
                               • Processador, 
                               • Memória RAM, 
                               • Componentes Gráficos e Barramentos. 

 Módulo 03 - Sistemas Operacionais: 

Desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades: 

                               • Introdução aos Sistemas Operacionais, 
                               • Gerenciamento de Processos, 
                               • Gerenciamento de Memória, 
                               • Gerenciamento de Arquivos, 
                               • História dos Sistemas Operacionais e 
                               • Sistemas Operacionais Modernos. 

Módulo 04 - Manutenção de computadores: 

Propõe uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: 

                               • Adote uma postura preventiva, 
                               • Upgrade de componentes, 
                               • Resolução de problemas de hardware e 
                               • Erros típicos de montagem. 
 


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