DIA DO SUPERVISOR EDUCACIONAL – 22 DE AGOSTO
O dia 22 de agosto é lembrado como o Dia do Supervisor Educacional e nada mais justo do que valorizar o profissional responsável pela elaboração dos planos anuais de atividades das instituições de ensino.
O Supervisor Escolar é o profissional responsável pela coordenação e pelo apoio das atividades do corpo docente dentro de uma escola. Esse profissional atua em instituições escolares de educação básica, no magistério do ensino superior e na área de pesquisa educacional.
Entre as atribuições do profissional da Supervisão Educacional encontram-se:
• Atuar no desempenho do currículo,
• Assegurar o relacionamento e a ordenação sequencial dos conteúdos e controlar, acima de tudo, o rendimento escolar dos alunos avaliando as causas do aproveitamento insuficiente dos mesmos.
É importante lembrar que todo trabalho pedagógico deve ser realizado em conjunto, por isso é que a Supervisão Escolar atuará em parceria com a Orientação Educacional e juntas tornarão possível o trabalho integrado com a Direção de toda escola.
Evolução histórica da supervisão educacional: o começo de tudo
O supervisor educacional – chamado também de supervisor escolar –, pedagogo de grande importância na história educacional de nosso País, e cuja atuação já teve várias nuances diferentes e muitas vezes foi cercada de polêmicas.
Antes de se visitar o amanhã – com suas propostas e possibilidades de atuação –, é preciso olhar para o passado, para a história desse profissional. Não se pode falar do supervisor educacional sem retroceder no tempo e observar os processos de surgimento da supervisão educacional e de formação do pedagogo no Brasil.
A partir de agora, serão vistos o nascimento desse profissional e as mudanças pelas quais ele passou ao longo da história. Na Antiguidade, a ação supervisora era percebida como a vigilância, praticada por nobres e sacerdotes, em relação à vida escolar.
Na Grécia Antiga, a ação supervisora consistia no acompanhamento, realizado por especialistas, do funcionamento dos espaços escolares; já em Roma, havia os censores que, além de possuírem atribuições relativas ao recenseamento, fiscalizavam os espaços escolares.
Na Idade Moderna, surgiu o inspetor de ensino, que avaliava as tarefas pedagógicas do professor. O inspetor técnico apareceu com a Revolução Francesa, e tinha como função promover o progresso educacional e vigiar a atividade do professor, visando a melhorar o desempenho do docente.
Nesta breve introdução, pode-se perceber que a ideia de controle sempre esteve presente nas ações de supervisão.
Etimologicamente, a palavra supervisão é composta pelo prefixo super (“sobre”) e pelo substantivo visão (“ação de ver”); assim, o significado da palavra é “olhar de cima”, no sentido de controlar a ação do outro.
No que se refere à supervisão voltada para a Educação, menciona-se o conceito clássico de Nérici (1987), de que a supervisão escolar consiste no serviço de assessoramento a todas as atividades que tenham influência no processo de ensino e aprendizagem, para que as necessidades e aspirações dos educandos sejam mais eficientemente atendidas.
O curso de Pedagogia surgiu em nosso País como consequência da preocupação com a formação de professores para a escola secundária; seu aparecimento foi concomitante ao das licenciaturas, ao ser criada a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei 1.190, de 1939. Essa faculdade formava bacharéis e licenciados em várias áreas – inclusive a pedagógica –, utilizando a fórmula conhecida como “3 + 1”: às disciplinas de conteúdo, com duração de três anos, eram acrescidas as disciplinas pedagógicas, com duração prevista de um ano.
Assim, formava-se o bacharel nos três primeiros anos do curso; após a conclusão do módulo didático ou pedagógico, o estudante recebia o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.
Fonte:
PARTICIPE DA XXV SEMANA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!
O CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL e a E. E. Profª Mª LAURETÂNIA tem a honra de convidar Vossa Senhoria a participar da XXV - Semana das Pessoas com Deficiência a ser realizada no período de 26 a 30 de agosto do ano em curso.
A P R E S E N T A Ç Ã O
O CEESLAUVA é uma instituição fundada em 09 de novembro de 1987, sua finalidade é oferecer atendimentos Pedagógicos e Sócio-Terapêuticos às Pessoas com Deficiência/Necessidades Educativas Especiais.
IMPORTANTE SABER QUE:
- Existem várias Leis que beneficiam as Pessoas com Deficiência:
- DECRETO Nº 002/96 - Eliminação de barreiras arquitetônicas nos locais de fluxo de pedestres e de uso público...;
- LEI Nº 993/2005 - Programa de assistência à saúde e proteção integral às PcNE...;
- LEI Nº 995/2005 - Programa VER MELHOR, Assistência às PcD visual ..;
- LEI MUNICIPAL Nº 1.041/2006
- Cria o COMUDE Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
PROGRAMAÇÃO:
26/08 – 2ª FEIRA –
Divulgação na mídia Rádio, Jornais, Blogs, Reuniões, Outros.
-Audiência com a Exmª. Prefeita Luana Bruno, para confirmação das Propostas da Carta de Acessibilidade elaborada em 2012.
08h00min às 17h00min - Visita às Pessoas com Necessidades Especiais da Zona Rural.
27/ 08 – 3ª FEIRA –
13h30min - Abertura do Curso de BRAILLE:
Tema: “Vivenciando o BRAILLE”
Palestrante: Profª- Claudine Soares –
Especialista em Deficiência Visual da SUESP.
-Público: Profs. das Salas de AEE, Profissionais da Educação e Familiares das Pessoas com Def. Visual.
14h00min - Palestra sobre Autismo.
Palestrante: Profª Ângela Mª dos Santos
(Especialista em TGD (Transtorno Globais de Desenvolvimento).
-Público: Professores das Salas de AEE, Profissionais da Educação e Familiares.
28 /08 – 4ª FEIRA –
07h30min às 11h00min; 13h00min às 17h:00min
- Curso de BRAILLE.
Tema: “Vivenciando o BRAILLE.”
08h00min às 16h00min - Visita às Pessoas com Necessidades Especiais de Zona Urbana.
29/08 – 5ª FEIRA –
07h30min às 17h00min - Curso de BRAILLE.
Tema: “Vivenciando o BRAILLE.”
09h30min às 11h00min - 14h00min às 15h30min – Apresentação Cultural dos alunos do Mais Educação.
Público: Comunidade Escolar.
30/08 – 6ª FEIRA –
07h30min - Encerramento do Curso de BRAILLE.
14h00min - Tarde de Convivência com apresentação de Danças e Jantar Dançante.
CONVIDADOS: Pessoas com Deficiência, Familiares, CEESLAUVA e COMUDE.
• A E. E. Mª Lauretânia acolhe o maior número de alunos com deficiência da cidade.
• Na sala do AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - temos matriculados 32 alunos, sendo todos da escola.
• Temos aula de LIBRAS, uma vez por semana, em todas as salas.
• Temos Atendimentos em BRAILLE a alunas de outros Estabelecimentos.
• O Centro de Educação Especial tem atendimentos terapêuticos e pedagógicos.
- Psicológico: Silvia Vitoriano;
- Fonoaudiólogo: Sarah Beatriz;
- Fisioterapêutico: Leandro Henrique;
- Assistente Social: Claudia Braz;
- Natação Terapêutica: Paulo - Sergio.
- LIBRAS: Lilian Débora
- BRAILLE: Edilma Fernandes
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