quarta-feira, 7 de agosto de 2013

12ª DIRED REÚNE GESTORES E ARTICULADORES PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

Equipe do Ensino Médio da 12ª DIRED: Goretti Silva, Edcleide Alves e Elizete Amorim
A 12ª DIRED, através da equipe do Ensino Médio (técnicas Goretti Silva, Elizete Amorim e Edcleide Alves), reuniu os gestores e articuladores pedagógicos das escolas de Ensino Médio de Mossoró e da Circunscrição para informar sobre as ações que serão realizadas no 2º semestre de 2013. 





A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – fez a abertura do evento, acompanhada de duas de suas vice-diretoras (Maria Augusta e Maria Judivânia), falou sobre as ações que serão implantadas e se deteve, mais detalhadamente, no PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), alertando para uma integração total entre SUEP (Subcoordenadoria de Educação Profissional)/DIREDs/ESCOLAS, a fim de que haja um equilíbrio entre o curso profissionalizante e o ensino curricular básico nas escolas. 

“Esse equilíbrio se faz necessário, pois é através do currículo básico que o aluno conseguirá, por exemplo, completar o seu ciclo na escola básica e, com isso, poder requerer o certificado do curso profissionalizante, que só poderá ser entregue se o aluno tiver sido aprovado, no caso específico, no Ensino Médio”, disse a gestora. 



Em seguida, a equipe do Ensino Médio passou ao 2º momento da reunião e dialogou sobre os programas: 

                               • PRONATEC 
                               • JOVEM SENADOR 
                               • PROJETO VALE SONHAR 
                               • I FESTLEM 
                               • FEIRA DE CIÊNCIAS DA 12ª DIRED 
                               • SENACEM 
                               • IV RNCIÊNCIA 

NOTA DA 12ª DIRED

                               1. PRONATEC: 




























                                2. JOVEM SENADOR 2013: 

O Jovem Senador é um projeto anual que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema de 2013 “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação até o dia 23 de agosto. A Secretaria selecionará a melhor redação e enviará ao Senado Federal. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas. O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. 

DOS OBJETIVOS 

• Geral 

Estimular nos estudantes do ensino médio, regularmente matriculados nas escolas públicas dos estados e do Distrito Federal, com até 19 anos, à reflexão sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania. 

• Específicos 

Estimular o debate sobre o processo de escolha dos representantes na democracia. Provocar a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva para a consolidação dos valores éticos que constroem uma nação e a transformação da sociedade. Contribuir para o processo de formação da cidadania, incentivando a participação política e a mobilização social. Disseminar informações sobre o papel institucional do Senado Federal e do Poder Legislativo brasileiro. 

                               3. PROJETO VALE SONHAR 

O Vale Sonhar é um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Segundo pesquisa recente da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, apenas, o conhecimento dos métodos contraceptivos pelas meninas não garante seu uso. Por isso, motivação é a palavra chave neste projeto. “O Sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que, antes, se tenha sonhado com ela." Com essa frase do Senador Teotônio Vilela, o Menestrel das Alagoas, como mote, o Instituto Kaplan desenvolveu um método que faz com que os adolescentes identifiquem o seu sonho de vida profissional e realizem uma viagem no tempo, em direção ao futuro, e percebam o que acontece com esse sonho com ou sem gravidez na adolescência. Depois da viagem ao futuro, quando percebem o impacto da gravidez em sua vida, os alunos estão prontos para, de fato, entender como funciona o processo de reprodução e interessados em aprender a identificar as práticas sexuais de risco, o funcionamento dos métodos contraceptivos no organismo e sua correta utilização. 

                              4. SENACEM 

A terceira edição do Seminário Nacional do Ensino Médio privilegia a temática: “Currículos, Aprendizagens, Saberes” no intuito de favorecer a discussão em torno dos rumos que a política do ensino médio tem tomado desde a década de 1990 de forma a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão curricular inter-relacionada com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Como nas duas edições anteriores o evento tem como propósito constituir-se como um espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os estudantes da graduação e da pós-graduação, os professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio, sendo este considerado lócus privilegiado de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. A terceira edição do evento tem como escopo discutir e problematizar os desafios, as possibilidades, as reformas e as ressignificações dos currículos nas instituições de Ensino Médio, mormente, pretende analisar as mudanças de concepções provocadas e vivenciadas com a tematização das discussões. O Seminário pretende, ainda, oportunizar um espaço de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar o percurso histórico, a atualidade, as percepções e as transformações teóricas e práticas que envolvem esta etapa da educação. Deste modo, o debate será pautado levando em consideração as políticas governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e seus reflexos e impactos na escola. Não obstante, pretende-se enfatizar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio das sistematizações dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos estruturantes do seminário, são eles: “Currículos, Aprendizagens e Saberes”. Sediado na Faculdade de Educação (FE), através do Programa de Pós-graduação em Educação (PosEduc), Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC). Conta ainda, com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A aglutinação de expressivas instituições acadêmicas com a Secretaria de Educação (SEE/RN) e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e os currículos do Ensino Médio, do fazer cotidiano das escolas e dos seus sujeitos. 

                              5. RNCIÊNCIA: 

Baseado em observações feitas em feiras de ciências nos Estados Unidos, onde os projetos - mesmo os mais simples - eram realizados usando a metodologia científica, surgiu a ideia de estimular o uso da metodologia científica de investigação nos projetos de feira de ciências nas escolas de Ensino Médio da circunscrição da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) do Rio Grande do Norte. Foi então, a partir desta experiência, que entre 2005 e 2008 foi desenvolvido o projeto MÉTODOS, realizado com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cujo objetivo é estimular o desenvolvimento do espírito científico nos alunos de escolas públicas por meio da capacitação de seus professores na utilização do método científico. Este projeto, realizado no âmbito da 12ª DIRED (Diretoria Regional de Educação) constou de três etapas: a primeira foi a capacitação de professores. A segunda foi a realização de uma feira de ciências envolvendo as 29 escolas da 12ª DIRED, propondo o desafio de utilizar o método científico em todos os trabalhos apresentados. A terceira etapa consistiu na produção de um livro: "Metodologia Científica ao Alcance de Todos", no qual a metodologia científica é apresentada de forma lúdica, com uma linguagem e apresentação bem atrativas, a fim de estimular a curiosidade e o interesse dos jovens. A ideia é que este livro possa contribuir para elevar a qualidade das feiras de ciências no Brasil.


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