sábado, 10 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO: INÍCIO DO 2º SEMESTRE (08 e 09/08/13)


Costuma-se dizer que a educação básica caminha a passos lentos para alcançar a sua excelência, embora saibamos que ela jamais regride nessa sua trajetória. Assim é que o temos vivenciado junto às nossas escolas, cujos alvoreceres são dias de lutas e, em seus finais de tardes, sempre acrescidos de suadas vitórias que vão, aos poucos, alicerçando o chão tão sofrido de cada sala de aula desse nosso rincão adorado. 

A Educação do Campo, modalidade educacional que ficou por muito tempo relegada a segundo plano nessa lenta caminhada, agora caminha com passos mais firmes e um pouco mais rápidos, para produzir seus frutos mais necessários para que haja uma independência social digna do homem do campo. 

No município da Serra do Mel/Rn, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, localizada na Vila Rio Grande do Norte, os colonos matriculados no ProJovem Campo – Saberes da Terra – agora estão devidamente regularizados e já fazem parte do quadro da escola no Censo Escolar. São, ao todo, 59 bravos cidadãos que viajam, às quintas (noite) e sextas-feiras (tarde e noite), percorrendo, nos ônibus que circulam nas vilas – e trazem os alunos da educação básica (fundamental, médio e EJA) – 10, 15, 20, 25 quilômetros em estradas carroçáveis e esburacadas para se socializarem entre si e galgarem, a cada aula assistida, a tão desejada autonomia advinda através do conhecimento. 

Nesta semana, nos dias 08 e 09 de agosto de 2013, o reinício das aulas nesse segundo semestre. Os professores procuraram trabalhar a questão da cidadania, principalmente, dentro de cada realidade ali presente. Foram discutidas as adversidades, o respeito pelo meio ambiente, o respeito à coletividade, aos valores éticos e morais que alicerçam cada sociedade humana, a partir de uma frase de Descartes: "humanamente não existe um ser que seja feliz sem que o outro também seja"

Aula de cidadania
QUINTA-FEIRA:

Os colonos e seus filhos...
... socializam suas vivências...
... e usam essas experiências em seus cotidianos
As professoras de português, Elizângela e Luzia, trabalharam textos inserindo ditados e contextualização de frases, conceituando-as. Na sexta, os colonos assistirem a um vídeo sobre o ato de servir ao próximo e, depois, foi socializado entre dois, numa espécie de mesa redonda.

SEXTA-FEIRA: 




A professora Elizângela, em comemoração ao Dia dos Pais, leu uma parábola escrita por Luiz Alves, cujo teor fala sobre ser pai.



Em seguida, foram confeccionados cartões para serem entregues aos pais dos colonos (por eles mesmos) e entregue ao pai presente, uma lembrancinha pela passagem do seu dia. 


APRESENTAÇÃO:


ENTREGA DO PRESENTE AO PAI DA SALA: 


NOTA DA 12ª DIRED

- Infelizmente, por um problema de comunicação, a aula da tarde da sexta-feira não pôde ser realizada. Em contrapartida, os professores aproveitaram para limpar a Sala de Multimídia e organizar o armário cedido pela direção da escola, onde ficará guardado o material da Educação do Campo. 

- O professor Roberto de Araújo – diretor da Escola Estadual Padre José de Anchieta, abriu, oficialmente – na Sala de Informática –, a Aula Inaugural do projeto Despertar 2013. Na presença do professor Adaílson Antonio da Silva – instrutor do projeto na escola – o gestor deu as boas-vindas aos alunos participantes do projeto e aproveitou para enumerar, em conquistas, a caminhada do projeto dentro da instituição, ressaltando, principalmente, a I Feira do Jovem Empreendedor, na qual a escola foi elogiada por ter sido considerada uma das melhores do Rio Grande do Norte, dentre todas que participaram do projeto. 

Professor Roberto de Araújo
Em seguida, foi a vez do professor Adaílson fazer a sua apresentação, falando sobre o projeto e, também, sobre o seu plano de trabalho, finalizando com a importância de se fazer parcerias, para que o sucesso do projeto seja um sucesso de empreendedorismo. Estiveram presentes, além dos alunos de 2013, os alunos do projeto de 2012, que deram os seus testemunhos de como foi bom participar de um projeto inovador que motiva para o empreendedorismo. 


Nenhum comentário: