domingo, 11 de agosto de 2013

12ª DIRED: FESTLEM É UM SUCESSO!

Os convidados sentados esperavam o início...
... do FESTLEM - Festival de Leitura do Ensino Médio...
... que veio de forma inusitada
De repente, sem avisar, ele começou a recitar um pout-popurri de suas poesias. Todos na sala Marieta Lima, dentro da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, passaram a acompanhar os versos poéticos, que iam mudando de enfoque à medida que o poeta – e professor de Arte da escola pública do estado – ia caminhando entre os educadores presentes. 

O professor, poeta e escritor...
... Marcus Vinicius...
... mostrando a arte de recitar e dando início ao FESTLEM
A sala devidamente preparada, espelhava o presente dado a ela pela equipe de Ensino Médio da 12ª DIRED. Em cada mesa, sempre de frente para a cadeira mais próxima, um envelope e, dentro dele, um convite à leitura. Além dele, livros. Muitos livros. E espalhados pelas paredes da sala, poesias diversas escritas em folhas de cartolina e papel ofício. 

Em cada mesa havia convites...
... que iam sendo abertos...
... e neles cada convidado era...
... instigado a ousar através dos vários desafios...
... propostos pelo professor Vinicius
O poeta e professor de Arte continuou a sua peregrinação entre as mesas e, por onde passava, convidava os seus ocupantes a ousarem. O ambiente era assim, digamos, à vontade. Todos ali circulavam pelos espaços repletos de fotos históricas, poesias e baús de leitura. Em cada ponto, cada um parava. Em cada parada, uma leitura. Em cada leitura, uma descoberta. Em cada descoberta o desejo de prosseguir para a próxima parada. 

os educadores iam, aos poucos, aceitando o desafio e ..
...ousando em suas caminhadas



O poeta acompanhava, recitava e convidava ao abraço, recitando justamente a poesia do abraço, da amizade, do companheirismo. 

A poesia sendo declamada...
... de forma suave, doce, melodiosa...
... pelos passantes...
... que faziam coro a quem iniciava uma declamação...
... e que terminava no abraço...
... caloroso e poético...
... dado pelos passantes
A imprensa veio. E documentou o instante mágico do universo chamado literatura. Entrevistou o poeta, depois a educadora e, por fim, a anfitriã do encontro – a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED. Cada um mostrou, com sua palavra, a importância da leitura. Unanimidade esta, sem sombra de dúvidas, inteligente. 

Marcus Vinicius
A educadora da EE Aída Ramalho
Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
Assim foi a manhã de sexta, dia 09/08, para uma parcela convidada de gestores, articuladores pedagógicos e bibliotecários da rede pública do estado. A estrela maior, no entanto, foi a palavra. Ela veio em suas várias formas, sem distinção, trazida pelo poeta, escritor e professor de Arte, Marcus Vinicius, com o nome de FESTLEM – Festival de Leitura do Ensino Médio.


NOTA DA 12ª DIRED

- A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – esteve presente e ressaltou a importância de se produzir, nas escolas públicas do estado, leitores habituais, capazes de disseminar entre os demais, por exemplo, o gosto pela literatura. A gestora ainda destacou o papel do educador nessa construção: “é do professor de sala de aula, do professor que ora está na biblioteca, do gestor da instituição o incentivo primeiro de encaminhar o jovem para a sala de leitura. É preciso que ele, o jovem, seja apresentado ao universo do alfarrábio, seja qualquer que seja o seu gênero literário. O importante é que ele crie vínculo com a palavra escrita”, disse a gestora. 

- A professora também falou sobre a cobertura da imprensa, especificamente, a da TCM Canal 10 de Mossoró, que tem dado destaque aos eventos promovidos pela 12ª DIRED e está se tornando a principal parceira do órgão gestor que cuida da educação pública estadual de Mossoró e Circunscrição (Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Serra do Mel, Upanema e Tibau), agradecendo a presença dos profissionais todas as vezes que são chamados. 

Nenhum comentário: