quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

12ª DIRED CONVOCA REUNIÃO COM OS GESTORES


A 12ª DIRED, através da sua diretora – professora Magali Delfino -, convocou nesta quinta-feira, dia 16/01/14, uma reunião com todos os gestores das escolas estaduais de Mossoró e da circunscrição para tratar da seguinte pauta: 

                              • Matrículas 
                              • Início do ano letivo 
                              • Porte das escolas 
                              • Programas de leitura 
                              • Processo seletivo 
                              • Ensino médio inovador 
                              • Estrutura curricular 
                              • PDE interativo – PDDE 
                              • Gestores: - Posse - Pagamento - Cadastro no SIGEduc 
                              • Jogos: 15 a 22/07


A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – começou a reunião dando as boas-vindas aos gestores, em especial, aos que estão assumindo os seus mandatos, a partir deste ano de 2014, colocando (-se) o órgão gestor à disposição de todos eles, em comum acordo com as novas propostas da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.


A professora confirmou a data de início das aulas – 22/01/14 – e salientou a necessidade de as escolas fazerem suas jornadas pedagógicas nos dias 20 e 21/01/14, principalmente, para que quaisquer dúvidas, no tocante a encaminhamentos e propostas (administrativas e pedagógicas), sejam enfatizadas e dirimidas em seus questionamentos internos.


Com relação ao porte das escolas, a professora comunicou que a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura já havia enviado para a Assembleia Legislativa, para ser aprovada, e que, no mais tardar, em fevereiro, cada uma das escolas pertencente à 12ª DIRED, já saberá qual será o seu porte.


Nos programas de leitura, a grande preocupação da professora é com a falta de leitura dos jovens. Segundo ela frisou, “o nosso mal é a falta de leitura. Quando não lemos fica difícil interpretar...”. Para isso, a professora já designou às técnicas que estarão à frente dos programas disponibilizados pela SEEC, dentre eles, Mais Educação, Trilhas, Correção de Fluxo, que as escolas fiquem assistidas e, com isso, que os programas sejam eficazes em seus objetivos.


Com relação ao processo seletivo, a gestora assegurou que ele irá acontecer e que será, justamente, para suprir as necessidades inerentes aos direitos e às adversidades dos professores (licença prêmio, afastamento, readaptação, licença maternidade, etc.) e que o professor da própria rede pode participar, desde que ele tenha somente um vínculo de 30/h, que seja formado e que haja a necessidade dentro de sua disciplina especifica. Outrossim, lembrou a gestora, para as séries iniciais – de 1º ao 5º anos – somente professores de Pedagogia. 

Na questão do Ensino Médio Inovador, Magali Delfino disse que este ano haverá uma mudança de ordem estrutural: o Inovador será sempre diurno, com aulas normais e anuais e o Ensino Médio Diferenciado, com aulas em bloco, semestrais e sempre no noturno. Acrescentou, ainda, que a Estrutura Curricular já tinha sido enviada, pelos e-mails dos gestores, para as escolas e que o Blog da DIRED estaria divulgando-a em suas postagens.


Na ordem da pauta, o PDE passou a se chamar PDDE e ele congregará todos os recursos que são indexados à Educação. No quesito segurança, a professora Magali Delfino disse que já foi solicitado um reforço na segurança armada das escolas, segundo ela, priorizando aquelas em que os índices comprovaram que há um número maior de ocorrências e registros de violência. Por fim, a gestora falou sobre a posse dos novos gestores, que será até o dia 27/01, porém, sem data definida e que cada um dos gestores deverá fazer o seu cadastro no SIGEduc, pois tudo agora deverá ser otimizado pelo sistema da SEEC.


Em seguida, a coordenadora pedagógica, Maria Elma Cunha Paiva e a técnica Francisca Alvanete, usaram da palavra para falar sobre as matriculas e tirar as dúvidas dos gestores que estão preocupados com os prazos de encerramento divulgados pela SEEC

NOTA DA 12ª DIRED

 ESTRUTURA CURRICULAR






Nenhum comentário: