sábado, 4 de janeiro de 2014

DIA "D" DO CADASTRAMENTO DE CPF PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO NA 12ª DIRED


A Secretaria de Estado da Educação promoveu neste sábado, dia 04/01/14, com início às 8h e término às 15h, o “DIA D” de cadastramento do CPF para os estudantes que já estudam nas escolas estaduais e precisam renovar sua matrícula. Em todo o Estado, os interessados se dirigiram às Diretorias Regionais de Educação – DIREDs, que estavam preparadas para emitirem o documento na hora, através de uma autorização dada pela Receita Federal. Dois minutos foi o tempo médio que se levou para emissão de cada CPF, isto se o interessado estivesse com a Certidão de Nascimento e o Comprovante de Residência em mãos.

Na 12ª DIRED, as duas técnicas autorizadas foram Francisca Alvanete e Socorro Gondim...
São dezesseis diretorias regionais instaladas nos municípios de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Assú, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara. Suas equipes foram treinadas pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, numa parceria com a Secretaria da Educação.

...  que cadastravam e emitiam o documento de CPF...
Na 12ª DIRED, as técnicas Francisca Alvanete e Socorro Gondim fizeram o mutirão de cadastramento, tendo como local a própria sede da entidade, situada à Rua Cunha da Mota, 10, Centro.

... num processo que levava, ao todo, cerca de dois minutos
Embora o prazo dado pelo Governo do Estado para o Cadastramento tenha sido o dia de hoje (04/01/14), na 12ª DIRED, esse procedimento já vem sendo feito há mais de dois meses, com as técnicas se deslocando para os municípios que compõem a Circunscrição do órgão Gestor (Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema) e, lá, nas escolas polos, fazendo esse trabalho de organização para a matrícula on-line do aluno das escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte.

A TCM - Canal 10 - esteve presente no mutirão e registrou...
Segundo a técnica Francisca Alvanete, durante esse período de dois meses, “mais de 5.000 CPFs foram feitos, o que facilitou – e muito – o trabalho que agora estamos finalizando”.

... o cadastramento  de CPF para a matrícula on-line...
... de alguns jovens alunos, inclusive...
... entrevistando-os
NOTA DA 12ª DIRED 01:

Secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho
A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, disse que o objetivo do mutirão é permitir o acesso ao documento para todos os alunos que pertencem à rede e ainda não tiveram sua matrícula renovada. “O documento é indispensável para a renovação da matrícula, por isso o nosso esforço para que nenhum estudante permaneça sem o Cadastro da Pessoa Física”, reforçou. 

As escolas estaduais têm até o dia 10 de janeiro para concluir a renovação dos estudantes que já são da rede e ainda não têm o CPF. A renovação é feita pela própria equipe da escola, através do www.sigeduc.rn.gov.br. O estudante veterano apenas precisa se dirigir à secretaria da escola, com o número do CPF, para dizer que pretende permanecer na unidade ou deseja ser transferido para outra escola da rede. 

Os alunos que estão sendo transferidos dos municípios para as escolas estaduais também podem comparecer aos pontos de cadastramento para retirarem o seu CPF

A partir do dia 13 de janeiro, os pais e alunos que perderem o prazo para solicitar sua matrícula poderão recorrer às vagas remanescentes. A diferença é que, após o período que se encerra agora, as escolas mais procuradas já estarão com todas as suas vagas preenchidas e os alunos que deixarem para depois poderão ficar fora das unidades de sua preferência. “O que podemos garantir é que todos aqueles que procurarem a rede estadual, após esse período, serão matriculados nas escolas onde houver vaga”, ressaltou o coordenador das diretorias regionais de Educação, Eduardo Colin. 

NOTA DA 12ª DIRED 02:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - agradece à Imprensa local, notadamente, à TCM - Canal 10 - e ao jornal Gazeta do Oeste, que registraram e noticiaram o esforço da Secretaria de Estado da Educação, através de sua Regional de Mossoró, para a matrícula on-line do aluno das escolas públicas do estado no SIGEduc. 

Link da matéria na Gazeta do Oeste:

http://gazetadooeste.com.br/mossoro-dired-faz-mutirao-para-emissao-de-cpf-de-alunos-18555


Fonte textual: Assecom Educação
Foto Secretária: Assecom Educação


Nenhum comentário: