sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SABERES DA TERRA, DA SERRA DO MEL, SE REÚNE NA 12ª DIRED


Os professores dos Saberes da Terra – ProJovem Campo – do município da Serra do Mel/RN, reuniram-se, hoje, dia 07/02/14, no auditório da 12ª DIRED, para planejarem suas aulas no referido município. 

Os professores Raimundo Antonio, Teresa Cristina, Aílton Targino (técnico agrícola), Elizângela Sales, Jacildo Silva (técnico agrícola) e Antonia Farias discutiram, organizaram e esquematizaram as quatro primeiras semanas de aula, começando com o primeiro texto do terceiro livro, intitulado “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. 

Com este texto, os professores irão trabalhar as disciplinas do programa, começando pelas professoras Teresa Cristina e Antonia Farias (Ciências Humanas) que farão reflexões em forma de questionários e trabalharão oficinas de cartazes, para exemplificarem, visualmente, suas opiniões com relação aos direitos universais do homem.

Aílton Targino (de costas - técnico agrícola), os professores Teresa Cristina, Raimundo Antonio e Elizângela Sales (de lado)
Na segunda parte, cada grupo de trabalho irá se apresentar para os demais e explicar como se dá esse processo, dentro de suas realidades, e quais as dificuldades que eles encontraram para fazer valer esses direitos.


A professora Elizângela Sales (Linguagens e Códigos) vai trabalhar os verbos, os adjetivos e os substantivos contidos em trechos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, acrescentando ditados e interpretação de texto, terminando com uma redação falando sobre o assunto. 

O professor Raimundo Antonio (Ciências e Exatas) vai trabalhar a questão da conversão de medidas, principalmente, as relacionadas com a terra. Depois, na oficina das professoras de Ciências Humanas, o professor vai trabalhar com encartes de supermercados e simular compras do cotidiano básico de cada um.

Elizângela Sales (Códigos e Linguagens), Ailton Targino (Projeto Agrícola) e Teresa Cristina (Ciências Humanas) 
Os técnicos agrícolas, Jacildo Silva e Aílton Targino, vão trabalhar o texto através dos Direitos da Terra e suas variantes, especialmente, a cultura da agricultura familiar, através da horta comunitária – ponto do projeto nas turmas Caju e Castanha e Flor do Cajueiro – da Serra do Mel.

Aílton Targino (técnico agrícola), Antônia Farias, Teresa Cristina e Elizângela Sales (professoras) 
NOTA DA 12ª DIRED: 

O município da Serra do Mel/RN é formado por 23 vilas. A Escola Estadual onde os Saberes da Terra têm a sua formação é a padre José de Anchieta, localizada na vila Rio Grande do Norte. Os alunos, no entanto, não moram nesta vila. Eles são oriundos de outras vilas do município e dependem, exatamente por isso, de transporte público para se locomoverem até o seu local de aula. Contudo, por se tratar de uma obrigação do município – de transportar os alunos, sejam eles dos Saberes da Terra, da EJA ou do Ensino Curricular Básico – as aulas na escola do estado só começam quando se iniciam as aulas das escolas do município. Desta forma, os alunos dos Saberes da Terra, das vilas que formam o município de Serra do Mel, começarão suas aulas na quinta-feira, dia 14/02.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimos(as),

Sei do know how da 12ª DIRED com relação ao Ensino Médio Inovador, acredito que estão bem mais preparados que os técnicos da SEEC. Portanto, gostaria de pedir que vocês disponibilizem mais informações sobre o referido programa na rede: de como estão trabalhando, quais as dificuldades, o que precisa mudar, se a anualidade no Inovador não vai comprometer o referido programa, etc. Desde já, sou grato e parabenizo a todos que fazem a 12ª DIRED.