sábado, 12 de julho de 2014

ALUNA DO ELISEU VIANA VAI PARTICIPAR DE FEIRA EM LONDRES/INGLATERRA

Thatielly Thainara Silva Gomes é aluna do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana, escola estadual pertencente à circunscrição da 12ª DIRED. Como todo jovem, o olhar curioso acompanha a rapidez de seus movimentos e dá a impressão de que ele está sempre se interrogando, buscando respostas para tudo que vê, embora nem sempre o que se vê traga respostas.


Thatielly é uma das alunas que, juntamente com a sua colega de sala Danielly Mayara Aragão dos Santos e sob a orientação e coorientação dos professores Lindemberg Ventura de Sousa e Francisco Fábio Mesquita Oliveira, teve o seu projeto classificado na III Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que irá participar da Feira Internacional de Ciências em Londres, no período de 16 de julho a 06 de agosto, deste ano, na capital da Inglaterra, com o tema de pesquisa “Desenvolvimento de uma pomada com atividade anti-inflamatória e cicatrizante a partir da Ximenia Americana Linn”.


Sobre a perspectiva que gera uma Feira de Ciências em um país com costumes e culturas diferentes do seu país, Thatielly disse que “conhecimento e cultura são coisas que engrandecem muito a mente de um aluno, principalmente, quando ele está iniciando a sua vida universitária e, logicamente, científica. Esta viagem, para mim, é a realização de um sonho e, tenho certeza, em termos de experiência, ela será inesquecível e um grande avanço em meus conhecimentos em formação”.


Ainda sobre a Feira de Londres, a aluna destaca que o seu sonho é, um dia, tornar-se cientista. E essa oportunidade vai proporcionar adquirir novos conhecimentos, sejam eles sociais e/ou intelectuais, pois se trata de uma feira onde estarão projetos do mundo inteiro. Dentre os roteiros, em dias de folga da Feira, que ela pretende visitar, estão: 

         • Museu de Londres 
         • A Roda Gigante 
         • Shopping 
         • Palácio de Buckingham (residência da Rainha Elizabeth II) 
         • Plataforma do Trem de Harry Potter (filme)


A aluna irá fazer parte da comitiva da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que terá os professores Felipe Ribeiro, Celicina Azevedo e Magali Delfino como os responsáveis pela coordenação e que contará ainda com alunos e professores de outras DIREDs que compõem os classificados a Londres.

NOTA DA 12ª DIRED

DESENVOLVIMENTO DE UMA POMADA COM ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA E CICATRIZANTE A PARTIR DA XIMENIA AMERICANA LINN (RESUMO DO PROJETO): 

No Nordeste brasileiro algumas comunidades utilizam recursos vegetais com finalidade terapêutica difundindo essa prática entre as gerações subsequentes. Dentre as diversas plantas medicinais utilizadas popularmente encontra-se a Ximenia Americana Linn, comumente encontrada na África e na América do Sul, pertencente à família Olacácea, do gênero Ximênia. É conhecida pelos nomes de ameixa-brava, ameixa da Bahia e ameixa de espinho, e é utilizada como cicatrizante. No entanto, os estudos relacionados ao potencial cicatrizante do extrato das partes vegetativas da planta citada ainda são escassos. Nos dias de hoje os fitoterápicos representam uma das alternativas entre diversas fontes de insumos necessárias à existência da sociedade, tendo como principal vantagem o fato de ser uma fonte renovável e, em grande parte, controlável pelo ser humano. Tal fato impõe a necessidade, objeto deste trabalho, de avaliar o potencial cicatrizante e anti-inflamatório do extrato de partes vegetativas de Ximenia Americana L., uma vez que a referida espécie, além de apresentar comprovada ação antimicrobiana, possui, também, uma série de metabolitos secundários com enorme potencial, culminando com a produção de medicação de uso tópico. Os resultados obtidos serão de expressiva contribuição para a comunidade que utiliza fitoterápicos com a ação anti-inflamatória e cicatrizante.



Nenhum comentário: