quinta-feira, 24 de julho de 2014

DIRETORA DA 12ª DIRED VIAJA A LONDRES COM ALUNOS DA CIRCUNSCRIÇÃO

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – viajou a Londres/Inglaterra, nesta terça (22), fazendo parte da comitiva da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que irá participar da 56ª edição do Fórum Internacional de Jovens Cientistas de Londres (London Internacional Youth Science Forum - LIYSF) entre os dias 23 de julho a 11 de agosto na capital inglesa.
A professora Magali Delfino ao lado do reitor da UFERSA, professor José de Arimatéia de Matos
Da circunscrição da 12ª DIRED – classificados na III Feira de Ciências –, a professora leva, sob a sua responsabilidade, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Tibau/RN – os alunos Jhonatan Piffer e Pâmela Sibelly – e o seu professor-orientador de projeto, Victor Silva do Carmo; e do Centro de Educação Integrada – professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN – a aluna Thatielly Thainara Silva Gomes.
Os alunos na UFERSA: de saída para o Aeroporto Internacional Aluísio Alves em São Gonçalo do Amarante
A comitiva que viaja a Londres é composta pelo professor Felipe Ribeiro (UFERSA), Celicina Borges (UFERSA), Magali Delfino (12ª DIRED) e pelos alunos: Jhonatan Piffer e Pâmela Sibelly da Escola Estadual Rui Barbosa, em Tibau; Aleksander Silva e Dennis Deniam da Escola Estadual 11 de Agosto, em Umarizal; Thatielly Thainara da Escola Estadual Eliseu Viana, em Mossoró e do professor-orientador de projeto, Victor Silva do Carmo.
Foto dos coordenadores e alunos com o reitor da UFERSA - José de Arimatéia de Matos
e as técnicas responsáveis pelo Ensino Médio da 12ª DIRED - Goretti Silva e Elizete Amorim

 OS PROJETOS E RESPECTIVOS PESQUISADORES:

Real brasileirismo: uma proposta para mudança de atitude

Escola Estadual Rui Barbosa (Tibau)
Prof. Victor Silva do Carmo (orientador)
Jhonatan Victor Gomes Piffer

Durante a experiência, os pesquisadores buscaram envolver os colegas de turma, para que, através de manifestações artísticas, mudassem a postura relacionada às aulas de Língua Portuguesa. A ideia era transformá-los em alunos mais conscientes, críticos, leitores e produtores de textos. “Como didática de reforço da teoria da disciplina, foi proposta, aos estudantes, a oportunidade de construírem um estilo de época, em que tivessem contato com expressões como literatura, pintura e música”, explicou o professor Víctor Silva do Carmo, orientador do projeto.
Aveus – Ambiente virtual educacional utilizando servidor

Escola Estadual 11 de Agosto (Umarizal)
Aleksander Rafael Silva
Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro

Preocupados com o descarte inadequado do lixo eletrônico, os estudantes desenvolveram um projeto para coletar e dar nova destinação a equipamentos eletrônicos que seriam descartados de maneira incorreta. Após restauração, puderam utilizar softwares livres e gratuitos, nos equipamentos projetados. Os pesquisadores realizaram um experimento, para demonstrar que aparelhos em bom estado de funcionamento, na maioria das vezes, são jogados na natureza de forma inadequada, junto com o lixo comum, o que pode ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana em função de seus componentes. Os novos produtos poderão ser utilizados para a exibição de vídeos, acesso à internet, realizar pesquisas, ouvir músicas, redigir e editar textos, produzir planilhas e apresentações.
Desenvolvimento de uma pomada com atividade anti-inflamatória e cicatrizante a partir do extrato de ximenia

Escola Estadual Eliseu Viana (Mossoró)
Thatielly Thainara Silva Gomes

O projeto buscou avaliar o potencial cicatrizante e anti-inflamatório do extrato de partes vegetativas da Ximenia Americana L. (conhecida pelos nomes de ameixa-brava, ameixa da Bahia e ameixa de espinho), uma vez que a referida espécie, além de apresentar comprovada ação antimicrobiana, possui, também, uma série de metabolitos secundários com enorme potencial, culminando com a produção de medicação de uso tópico. Os resultados obtidos são de expressiva contribuição para a comunidade que utiliza fitoterápicos com a ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Observações: Os projetos participantes do 56º LIYSF foram premiados, durante a 3ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada em Mossoró, em outubro do ano passado. A Feira é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação – que integram a Feira de Ciências (8ª – Angicos, 11ª – Açu, 12ª – Mossoró, 13ª Apodi, 14ª – Umarizal, 15ª – Pau dos Ferros).



Fotos: Vanessa d’Oliveira



   

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