segunda-feira, 28 de julho de 2014

COORDENAÇÃO DA CAMPANHA “CONTE ATÉ DEZ” SE REÚNE NA 12ª DIRED


Reuniram-se, hoje, dia 28/07, no auditório da 12ª DIRED, para tratar sobre o dia “D” da campanha “Conte Até Dez”, nas escolas de Mossoró e da Circunscrição, os coordenadores pedagógicos e a técnica Edcleide Alves – coordenadora da campanha no âmbito da 12ª DIRED.


O Dia “D”, como está sendo chamada a mobilização envolvendo todas as escolas de Ensino Médio – de Mossoró e da Circunscrição – dar-se-á no dia 09/08, saindo de cada escola e percorrendo o seu entorno, conscientizando a população de onde ela está situada, com cartazes, jograis, faixas e carro de som.


A culminância da campanha dar-se-á no dia 06/12. Até lá, as escolas continuarão trabalhando a campanha com os seus alunos, através de palestras com promotores, delegados de polícia, educadores, membros da OAB e diretores de CEDUC (Centro Educacional de Mossoró).


NOTA DA 12ª DIRED

A campanha "Conte até 10" visa sensibilizar a sociedade com objetivo de evitar os homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle. 

A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Instituída em fevereiro de 2010, a ENASP promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordena as ações de combate à violência. 

Com a campanha "Conte até dez", a Estratégia quer ir além da qualificação e sensibilização dos agentes do sistema de justiça. Quer engajar também a sociedade civil. Na luta contra o homicídio, o desafio agora é agir em duas frentes: combater a impunidade, viabilizando a investigação e julgamento dos crimes, e conscientizar os brasileiros para evitar atitudes e reações contra a vida, em situações de violência. 

Realização 

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP). Integram a ENASP o CNMP, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ). 

Estrelas 

Quatro atletas estrelam os filmes da campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de TV do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano, campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012. Eles aderiram à iniciativa sem cobrar cachê.

Entre as mensagens inseridas na ação estão "Quem é da paz não briga", "A raiva passa. A vida fica" e "Sua vida vale mais que qualquer briga". O material de divulgação inclui jingles de reggae, rap e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e game. O material será veiculado gratuitamente por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídiaindoor, etc). 

Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. O Ministério Público está organizando eventos regionais de lançamento, muitos em escolas públicas com histórico de violência, para repercutir a campanha e mobilizar a sociedade local. Já há eventos confirmados em 13 estados. "Para atingir essa parcela da população, buscamos o apoio de atletas que se tornaram ídolos dos nossos jovens. Precisamos reverter os números de homicídios nessa faixa etária, que são alarmantes", afirmou Taís Ferraz. Entre 1980 e 2010, as mortes de jovens com até 19 anos cresceram mais de 370% no país. 

Fonte: CNMP - Notícias


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