Reuniram-se, hoje, dia
28/07, no auditório da 12ª DIRED, para tratar sobre o dia “D” da campanha “Conte
Até Dez”, nas escolas de Mossoró e da Circunscrição, os coordenadores
pedagógicos e a técnica Edcleide Alves – coordenadora da campanha no âmbito da
12ª DIRED.
O Dia “D”, como está
sendo chamada a mobilização envolvendo todas as escolas de Ensino Médio – de Mossoró
e da Circunscrição – dar-se-á no dia 09/08, saindo de cada escola e percorrendo
o seu entorno, conscientizando a população de onde ela está situada, com
cartazes, jograis, faixas e carro de som.
A culminância da campanha dar-se-á no dia 06/12. Até lá, as escolas continuarão trabalhando a campanha com os seus alunos, através de palestras
com promotores, delegados de polícia, educadores, membros da OAB e diretores de CEDUC (Centro Educacional de Mossoró).
NOTA DA 12ª DIRED:
A campanha "Conte até 10"
visa sensibilizar a sociedade com objetivo de evitar os homicídios cometidos
por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no
trânsito ou entre vizinhos. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização
da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva.
Daí a proposta de contar até dez e manter o controle.
A ação é uma iniciativa do Conselho
Nacional do Ministério Público em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça
e Segurança Pública (ENASP), integrada pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça
(CNJ) e o Ministério da Justiça. Instituída em fevereiro de 2010, a ENASP
promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordena
as ações de combate à violência.
Com a campanha "Conte até
dez", a Estratégia quer ir além da qualificação e sensibilização dos
agentes do sistema de justiça. Quer engajar também a sociedade civil. Na luta
contra o homicídio, o desafio agora é agir em duas frentes: combater a
impunidade, viabilizando a investigação e julgamento dos crimes, e
conscientizar os brasileiros para evitar atitudes e reações contra a vida, em
situações de violência.
Realização
Conselho Nacional do Ministério
Público (CNMP) e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP).
Integram a ENASP o CNMP, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da
Justiça (MJ).
Estrelas
Quatro atletas estrelam os filmes da
campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de TV
do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano,
campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes
campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012. Eles
aderiram à iniciativa sem cobrar cachê.
Entre as mensagens inseridas na ação
estão "Quem é da paz não briga", "A raiva passa. A vida
fica" e "Sua vida vale mais que qualquer briga". O material de
divulgação inclui jingles de reggae, rap e funk,
anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e
game. O material será veiculado gratuitamente por mais de 26 emissoras de
televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país,
35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas
(cinemas, mídiaindoor, etc).
Também está em produção, em parceria
com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo
orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O
material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. O Ministério
Público está organizando eventos regionais de lançamento, muitos em escolas
públicas com histórico de violência, para repercutir a campanha e mobilizar a
sociedade local. Já há eventos confirmados em 13 estados. "Para atingir
essa parcela da população, buscamos o apoio de atletas que se tornaram ídolos
dos nossos jovens. Precisamos reverter os números de homicídios nessa faixa
etária, que são alarmantes", afirmou Taís Ferraz. Entre 1980 e 2010, as
mortes de jovens com até 19 anos cresceram mais de 370% no país.
Fonte: CNMP - Notícias
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