Nas primeiras horas da
manhã deste sábado, dia 26/07, na Escola Estadual Jerônimo Rosado (antigo Colégio
Estadual), a movimentação já se fazia presente na entrada principal, onde, adubadas pelo zelador e funcionário público, “seu Henrique”, algumas plantas
ainda traziam os pingos do orvalho da madrugada, e recepcionaram os professores
– coordenadores, orientadores e cursistas – exalando, de suas folhas, o perfume
característico de suas essências...
... enquanto no quadro
informativo da escola, os alunos deixaram, para os visitantes do final de
semana, as suas observações, preocupações e sugestões de como o lugar que
vivemos pode e deve ser mais bem preservado – em todos os sentidos da vida
moderna.
O pessoal de apoio
(coordenadoras), formado pelas “Marias” da 12ª DIRED (Augusta, Helena e
Judivânia), fazia a segunda recepção, esta, voltada para a entrega do material
didático do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no seu
módulo de Matemática.
Na sala Zilma Marques,
a professora/cursista Mie Nakayama foi quem recepcionou os seus colegas
apresentando uma dinâmica voltada para a recepção de alunos do fundamental
menor.
Abaixo, o vídeo:
Na leitura/deleite, um dos textos apresentados para as professoras, foi o Camelo Extraviado...
Em seguida, cada sala
passou a sua pauta prevista e deu início aos trabalhos do 4º Encontro do Módulo
de Matemática, com o tema "Organização do Trabalho Pedagógico".
Um condutor de
camelos perdeu seu camelo e, encontrando um homem, perguntou:
- Por acaso, o
senhor não encontrou um camelo extraviado?
O homem respondeu:
- Não é um camelo
cego do olho esquerdo?
- Sim.
- Que perdeu o
dente de cima?
- Sim.
- Que mancava da
perna esquerda traseira?
- Sim!
- Que carrega milho
de um lado e mel do outro?
- Sim! O senhor não
precisa apresentar mais detalhes. É exatamente o camelo que procuro. Estou com
pressa. Onde o senhor viu?
- Eu não vi camelo
nenhum - respondeu o homem.
- O senhor não viu?
E como pode descrevê-lo tão detalhadamente?
- Por que sei me
servir dos olhos para observar as coisas. A maioria das pessoas tem olhos que
não lhes servem pra nada. Eu sabia que um camelo havia passado, porque vi seus
rastros. Sabia que mancava da pata esquerda traseira pelas marcas diferentes
deixadas no chão do lado esquerdo. Sabia que era cego de um olho, porque só
pastou o capim do lado direito do caminho. Sabia que perdeu um dente de cima,
porque deixou falha nas raízes que mordeu. Notei que as aves comiam os grãos de
milho que foram caindo do lado esquerdo. Sei que o mel escorreu do lado
direito, porque observei muitas moscas juntas desse lado. Sei sobre seu camelo,
mas não o vi.
Mark Twain
Abaixo, a pauta da sala
Socorro Bezerra:
1 – Acolhida: leitura
deleite – Estudo errado/Gabriel, o Pensador
2 – Retomada do
contrato didático
3 – Exposição dialogada:
retomada dos direitos e objetivos de aprendizagem no ensino da matemática –
apresentação de slides
4 – Leitura coletiva:
diferentes formas de planejamento (pág. 06 a 10)
5 – Vídeo em debate:
diferentes formas de planejamento – dialogando com as práticas escolares
6 – Análise de relato:
fio de contas – afinal de contas o que garante um bom planejamento? (Atividade
prática)
7 – Análise de relato:
trabalhando em um ambiente de aprendizagem – fazendo a aula acontecer
8 – Vídeo em debate:
dialogando com as práticas escolares
9 – Compartilhando:
analisando e planejando boas situações de aprendizagem
10 – Encerramento:
mensagem final
AS SALAS
Sala Zilma Marques
Sala Sandra Diógenes
Sala Sueleide Ferreira
Sala Décima Maria
Sala Joana Torres
Sala Socorro Bezerra
Sala Lúcia Helena
Às dez horas, a
coordenação autorizou uma pausa nos estudos e as professoras puderam, nos
quinze minutos permitidos, andar um pouco pelos corredores, até então, vazios e
silenciosos – e com isso relaxar, além de fazer um lanche fornecido pela equipe da
12ª DIRED.
Após o intervalo, os
professores voltaram para as suas atividades e cumpriram a pauta de cada uma de
suas salas:
Algumas atividades
pedagógicas...
Sala Sandra Diógenes
Sala Socorro Bezerra
Sala Sueleide Ferreira
Sala Joana Torres
Sala Zilma Marques
Almoço...
NOTA
DA 12ª DIRED:
Na
sala Socorro Bezerra, hoje também, foi dia de comemorações. Na sala, três eram as
aniversariantes: Socorro Bezerra (professora orientadora) e as professoras
cursistas Amanda Ravena e Fátima Couto.
Abaixo, o momento de descontração, parabéns
e felicitações:
Um comentário:
Mais uma vez, obrigada pela edição, Raimundo.Graças a Deus, ficou tudo muito gratificante no encontro.Parabenizo a toda equipe pelo esforço, dedicação, compromisso com o trabalho do PNAIC.Estou confiante de as professoras alfabetizadoras continuarão se esforçando em aproximar o pensar do fazer, em sala de aula para que o principal objetivo do referido programa, seja alcançando: a alfabetização na idade certa, na perspectiva do letramento.Muito bom o encontro.Mais uma vez, valeu nosso esforço.Zilma.
Postar um comentário