sábado, 26 de julho de 2014

12ª DIRED E O PNAIC: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


Nas primeiras horas da manhã deste sábado, dia 26/07, na Escola Estadual Jerônimo Rosado (antigo Colégio Estadual), a movimentação já se fazia presente na entrada principal, onde, adubadas pelo zelador e funcionário público, “seu Henrique”, algumas plantas ainda traziam os pingos do orvalho da madrugada, e recepcionaram os professores – coordenadores, orientadores e cursistas – exalando, de suas folhas, o perfume característico de suas essências...
 

 ... enquanto no quadro informativo da escola, os alunos deixaram, para os visitantes do final de semana, as suas observações, preocupações e sugestões de como o lugar que vivemos pode e deve ser mais bem preservado – em todos os sentidos da vida moderna.


O pessoal de apoio (coordenadoras), formado pelas “Marias” da 12ª DIRED (Augusta, Helena e Judivânia), fazia a segunda recepção, esta, voltada para a entrega do material didático do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no seu módulo de Matemática.






Na sala Zilma Marques, a professora/cursista Mie Nakayama foi quem recepcionou os seus colegas apresentando uma dinâmica voltada para a recepção de alunos do fundamental menor.

Abaixo, o vídeo:


Na leitura/deleite, um dos textos apresentados para as professoras, foi o Camelo Extraviado...

  
Um condutor de camelos perdeu seu camelo e, encontrando um homem, perguntou:

- Por acaso, o senhor não encontrou um camelo extraviado?

O homem respondeu:

- Não é um camelo cego do olho esquerdo?

- Sim.

- Que perdeu o dente de cima?

- Sim.

- Que mancava da perna esquerda traseira?

- Sim!

- Que carrega milho de um lado e mel do outro?

- Sim! O senhor não precisa apresentar mais detalhes. É exatamente o camelo que procuro. Estou com pressa. Onde o senhor viu?

- Eu não vi camelo nenhum - respondeu o homem.

- O senhor não viu? E como pode descrevê-lo tão detalhadamente?

- Por que sei me servir dos olhos para observar as coisas. A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem pra nada. Eu sabia que um camelo havia passado, porque vi seus rastros. Sabia que mancava da pata esquerda traseira pelas marcas diferentes deixadas no chão do lado esquerdo. Sabia que era cego de um olho, porque só pastou o capim do lado direito do caminho. Sabia que perdeu um dente de cima, porque deixou falha nas raízes que mordeu. Notei que as aves comiam os grãos de milho que foram caindo do lado esquerdo. Sei que o mel escorreu do lado direito, porque observei muitas moscas juntas desse lado. Sei sobre seu camelo, mas não o vi.

 Mark Twain


Em seguida, cada sala passou a sua pauta prevista e deu início aos trabalhos do 4º Encontro do Módulo de Matemática, com o tema "Organização do Trabalho Pedagógico". 
   
Abaixo, a pauta da sala Socorro Bezerra:

1 – Acolhida: leitura deleite – Estudo errado/Gabriel, o Pensador
2 – Retomada do contrato didático
3 – Exposição dialogada: retomada dos direitos e objetivos de aprendizagem no ensino da matemática – apresentação de slides
4 – Leitura coletiva: diferentes formas de planejamento (pág. 06 a 10)
5 – Vídeo em debate: diferentes formas de planejamento – dialogando com as práticas escolares
6 – Análise de relato: fio de contas – afinal de contas o que garante um bom planejamento? (Atividade prática)
7 – Análise de relato: trabalhando em um ambiente de aprendizagem – fazendo a aula acontecer
8 – Vídeo em debate: dialogando com as práticas escolares
9 – Compartilhando: analisando e planejando boas situações de aprendizagem
10 – Encerramento: mensagem final

AS SALAS

Sala Zilma Marques


Sala Sandra Diógenes


Sala Sueleide Ferreira



Sala Décima Maria


Sala Joana Torres


Sala Socorro Bezerra


Sala Lúcia Helena


Às dez horas, a coordenação autorizou uma pausa nos estudos e as professoras puderam, nos quinze minutos permitidos, andar um pouco pelos corredores, até então, vazios e silenciosos – e com isso relaxar, além de fazer um lanche fornecido pela equipe da 12ª DIRED.



Após o intervalo, os professores voltaram para as suas atividades e cumpriram a pauta de cada uma de suas salas:

Algumas atividades pedagógicas...

Sala Sandra Diógenes



Sala Socorro Bezerra



Sala Sueleide Ferreira



Sala Joana Torres



Sala Zilma Marques



Almoço...



NOTA DA 12ª DIRED:

Na sala Socorro Bezerra, hoje também, foi dia de comemorações. Na sala, três eram as aniversariantes: Socorro Bezerra (professora orientadora) e as professoras cursistas Amanda Ravena e Fátima Couto. 

Abaixo, o momento de descontração, parabéns e felicitações:














Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez, obrigada pela edição, Raimundo.Graças a Deus, ficou tudo muito gratificante no encontro.Parabenizo a toda equipe pelo esforço, dedicação, compromisso com o trabalho do PNAIC.Estou confiante de as professoras alfabetizadoras continuarão se esforçando em aproximar o pensar do fazer, em sala de aula para que o principal objetivo do referido programa, seja alcançando: a alfabetização na idade certa, na perspectiva do letramento.Muito bom o encontro.Mais uma vez, valeu nosso esforço.Zilma.