Atualmente, com a popularização
dos livros sonoros e da informática, enfim, dos recursos de tecnologia
assistiva para pessoas cegas, o Braille vem sendo deixado, de certa forma, em
segundo plano. Todavia, nada poderá ou deverá substituí-lo como sistema base da
educação dos não videntes, pois, como sabemos, a falta de leitura direta
refletir-se-á na escrita, que consequentemente será deficiente, no tocante ao
Braille, e desarranjada, quanto à ortografia.
Na última terça-feira (14/10),
com objetivo de realizarmos uma aula de língua estrangeira inclusiva,
apresentamos, às turmas do Ensino Médio, do CEJA Professor Alfredo Simonetti, o
Sistema Braille e o seu inventor através de um texto em inglês, que foi lido,
interpretado e compreendido pelos alunos.
A seguir, distribuímos um exercício
simples que pedia para os mesmos escreverem seus nomes e uma frase em inglês
(extraída do texto em questão) utilizando o Sistema Braille cujo alfabeto podia
ser consultado no início do exercício.
Também apresentamos, à turma, um kit com
o suporte manual para a escrita Braille: uma prancheta de madeira com uma
reglete de metal e um punção. Além destes instrumentos, compunham o referido
kit, um guia para escrita cursiva e um sorobã (instrumento utilizado para
trabalhar cálculos e operações matemáticas – uma espécie de ábaco).
A aula foi bastante participativa
e a atividade inclusiva realizada até mesmo por duas crianças, filhas e
acompanhantes de uma das nossas alunas.
Alunos concluindo cópia do texto
"The Braille System".
|
Professora Josselene Marques
apresentando os instrumentos correspondentes
a um caderno e um lápis (prancheta/reglete e punção), utilizados na escrita dos não videntes. |
Alunos concentrados na realização
(prazerosa) do exercício.
|
Exercício realizado, inclusive,
por duas crianças presentes em sala de aula.
|
Exercício realizado, inclusive,
por duas crianças presentes em sala de aula.
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Concentração, interesse e
participação...
|
Multiplicando o conhecimento...
Aluna demonstrando a escrita em Braille para sua filha.
|
Manuseio do sorobã.
|
Exercício proposto e realizado. |
O alfabeto do Sistema Braille |
NOTA DO BLOG DA 12ª DIRED: Texto e fotos enviados pela profª Josselene Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário