O pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – realizou sábado, dia 18/10, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, das 08 às 17h, o seu 10º Encontro da Formação, tendo como foco de estudo a Geometria.
As professoras, na chegada, foram recepcionados pelas
coordenadoras Maria Augusta e Maria Helena, recebendo as instruções de salas,
lanches e almoço.
A coordenadora Helena Maia, antes do início da formação, reuniu as professores orientadoras na sala da Secretaria da escola e repassou para elas as instruções enviadas pela coordenadora estadual do programa, concernentes à prova Ana, e de como solicitar o resultado das mesmas aos gestores das escolas.
Em suas respectivas salas, as professoras receberam a
acolhida de suas professoras orientadoras, com a apresentação da pauta do dia e
uma leitura deleite.
Em seguida, cada orientadora passou para a primeira
parte da pauta, com as seguintes indagações, todas elas exemplificadas, no
caderno, nas páginas assinaladas ao lado:
1 – Representar um triângulo com três canudos diferentes
2 – Planificando uma caixa
3 – Simetria
4 – Sólidos (pegadinha) – aresta, vértice
5 – Tangram
AS SALAS
Sueleide Ferreira
Sandra Diógenes
Zilma Marques
Décima Maria
Socorro Bezerra
Joana Torres
Lúcia Helena
A professora Magali Delfino esteve na escola para
parabenizar as professoras pelo Dia do Professor e aproveitou para repassar
os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica) mostrando os avanços das escolas na circunscrição da 12ª DIRED.
Na sala Socorro Bezerra |
Na sala Joana Torres |
Na sala Décima Maria |
Na sala Zilma Marques |
Na sala Sandra Diógenes |
Na sala Sueleide Ferreira |
Na sala Lúcia Helena |
Bolo, refrigerantes e salgadinhos oferecidos às professoras pelo Dia do Professor |
Professoras da sala Socorro Bezerra mais a professora Magali e a coordenadora Augusta |
Degustação |
Degustação |
Degustação |
Degustação |
Após o breve espaço de confraternização, a formação foi
retomada e cada sala passou à segunda parte da vivência do 10º Encontro:
1 – Construindo um Tangram criando outras figuras e
produzindo uma história
2 – Formando figuras com palitos de fósforos
3 – Relações entre Geografia e Geometria (O Caminho do Sino)
4 – O Caminho do Rei
5 – Trabalhando com o Geoplano Coletivo
6 – Conexões da Geometria com a Arte
Ao meio-dia e meia, as professoras orientadoras deram uma pausa
em suas atividades e convidaram a todas para o almoço:
Após o almoço, as atividades foram retomadas com:
1 – Origami
2 – Kirigami
3 – Atividades em grupo:
a
– Materiais virtuais para o ensino da geometria
b
– Localização e movimentação no espaço
c
– A lateralidade e os modos de ver e representar
4 – Caderno 6:
a
– Grandezas e medidas: ideias fundamentais
ATIVIDADES PRÁTICAS
Carta escrita, de uma mãe de aluno, para a professora... |
... de seu filho (com endereçamento do aluno para a professora) |
Medidas com diversos instrumentos |
Tangram |
Às 17 horas, quando o Sol já se preparava para ir para
o outro lado do mundo, as professoras começaram a sua jornada de retorno aos
seus lares. Na bagagem, mais um dia profícuo de interação, repasse e mediação
de conhecimento e a certeza de que, a partir da segunda-feira, os alunos terão, através de mais suplementos pedagógicos nos ensinamentos, uma melhor aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário