Esta semana, dia 16/10, cumprindo um ritual de quase dois anos, os
professores dos Saberes da Terra da Serra do Mel, subiram a serra e, lá, dirigiram-se
à vila Ceará, para visitarem alguns terrenos dos alunos/colonos e, de comum acordo com eles, escolherem o local de um dos projetos que o
programa destina como sendo o de qualificação profissional, no caso específico
dos alunos da Serra, projeto de hortifrutigranjeiro.
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Na vila Ceará, na residência dos alunos... |
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... Josivan e Adriana... |
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... os professores, com os demais alunos, iniciaram a escolha do local onde o projeto será implantado |
Depois de visitarem
alguns lotes de terra, professores e alunos/colonos
– com o abalizamento da técnica Tamara – optaram por implementar o projeto no
terreno do aluno João Alves Teixeira Filho por estar tecnicamente equipado com
as necessidades primeiras (água, cisternas, espaço físico, etc.) que o projeto
se propõe em seu percurso de realização.
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O aluno João Teixeira mostra o terreno onde será implantado projeto... |
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... para as professora Antônia Farias e Teresa Cristina... |
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... observando às condições básicas... |
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... para isso (água, cisternas, espaço físico, etc.) |
À noite, na vila Rio
Grande do Norte, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, os professores
receberam os alunos da vila Ceará e os recepcionaram com a apresentação de um
vídeo intitulado “Vida Maria” (www.youtube.com/watch?v=zHQqpI_522M), que conta a
história de Maria José,
uma menina de 5 anos de idade, que é levada a largar os estudos para trabalhar.
Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
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A professora Teresa Cristina preparando a sala para receber os alunos |
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A alegria pelo retorno |
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Vida Maria |
Depois do vídeo, os alunos escreveram um texto falando a respeito do que tinham
entendido sobre o vídeo, se conheciam uma realidade parecida com aquela, de que
forma a realidade de Maria poderia ser mudada e o porquê de ela se perpetuar (ainda)
em muitos municípios do Nordeste brasileiro.
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Interação |
Na noite seguinte (17/10), os professores receberam os alunos das três
vilas que compõem os Saberes da Terra (Caravela, Ceará e Paraíba), em sala
nova, para as explicações sobre as condições de implantação dos projetos nas
vilas Ceará e Paraíba, como serão divididas as tarefas, quem coordenará os
projetos e quais os objetivos concretos destes.
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Sala nova... |
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... limpa, arejada... |
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... e bem iluminada |
Antes, porém, a professora Elizângela Sales escreveu, no quadro branco,
um texto falando sobre esperança, capacidade de superação e determinação em
alcançar objetivos.
NOTA DA 12ª DIRED:
- As aulas dos dias 09 e 10/10, em virtude de o ônibus não passar nas vilas
Caravela, Ceará e Paraíba, mais uma vez, os alunos não compareceram à Escola
Estadual Padre José de Anchieta – na vila Rio Grande do Norte. Desta forma, os
professores registraram suas presenças, através de uma ata – assinada por
funcionários e professores da escola e voltaram para as suas residências em
Mossoró, Assentamento Nova Esperança (antiga Fazenda São João), Maísa e
Upanema.
- No dia 16/10, o problema persistiu com os alunos da
vila Paraíba, já que o ônibus não passou. Diante de mais um prejuízo no
conteúdo do Tempo Escola, os professores foram conversar com o diretor da
instituição escolar padre José de Anchieta e este, na presença dos mesmos,
conscientizou os motoristas da necessidade de eles entrarem nas vilas onde há alunos dos Saberes da Terra.
- No dia 17/10, embora tenha havido um desvio na rota, o
motorista, de boa vontade, retornou e foi apanhar os alunos das vilas Ceará e Paraíba.
Assim, com uma turma ainda pela metade (devido à desmotivação dos meses parados.
Em seguida, também pela falta de transportes, finalmente, a situação foi regularizada e,
aos poucos, os alunos vão retomando a sua rotina de estudos).
- A escola providenciou uma nova sala (17/10) para os alunos dos Saberes da Terra, com
carteiras mais apropriadas, com iluminação e um quadro branco em excelentes
condições.
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