sexta-feira, 17 de outubro de 2014

I ENCONTRO DOS PROFESSORES REGIONAIS COM OS ORIENTADORES DE ESTUDO: PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

I JORNADA DE FORMAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 24 horas

1º DIA
  
TEMÁTICA I: Construção de um novo Desenho Curricular de Ensino Médio com base nas DCNEM e no ProEMI
  
REFERENCIAL TEÓRICO PARA ESTE DIA: Cadernos I, III, IV, VI / DCNEM/DOCUMENTO BASE ProEMI/PROTOCOLO DA PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR
  
Dia 14/10/14 – Manhã – 04 hs Dia 14/10/14 – Tarde – 04 hs   

7h30 às 8h30

Dinâmica de apresentação com os participantes
Goretti

8h30 às 10h – SLIDES DE LED

Exposição dos princípios norteadores da proposta de formação do PNFEM – “afinando o discurso da formação” (Portaria 1.140; Documento orientador; Carga horária das etapas de formação; Debate em plenária – PACTO; Plataforma SEDIS).

10h às 10h15 – Intervalo

Atividade I: 

PRINCÍPIOS PARA UM REDESENHO CURRICULAR
ATIVIDADE EM GRUPO PELOS ORIENTADORES DE ESTUDO

Obs: Cada grupo deverá preparar sua apresentação de forma objetiva (20 minutos), utilizando-se de, no máximo, seis slides.

Tomando por base a realidade e contexto em que se inserem as escolas, como é possível pensar no redesenho curricular do Ensino Médio? 

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:

1. Qual a configuração atual do EM nas escolas que integram esta DIREC?
2. Quais dados caracterizam o perfil social e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio nas escolas que integram esta DIREC?
3. Que indicadores caracterizam o perfil escolar da região atendida por este polo: matrícula aprovação e reprovação, abandono e distorção idade/série?

11h00 às 13h00 – Almoço
13h00 às 15h

Apresentação dos grupos: 

Atividade I

GT1,GT2,GT3,GT4,GT5,GT6

15h00min às 15h15 – Intervalo     

15h15 às 15h20

Exposição de vídeo: “Como é o aluno do Século XXI? Uma visão dos estudantes de 6 a 17 anos de hoje”.

Link:


15h20 às 16h

Debate em plenária acerca do vídeo exposto

16h às 17h

ATIVIDADE 2: DIALOGANDO SOBRE O RELATÓRIO GERAL DO FÓRUM DE GESTORES DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE DO NORTE

Atividade em grupo: 

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS: 

Fundamentadas no Protocolo da Proposta de Redesenho Curricular

1. Já houve uma discussão coletiva na sua escola sobre o redesenho curricular considerando as orientações da DCNEM? 
2. Quais as possibilidades apresentadas para um redesenho curricular?
3. Quais as maiores dificuldades encontradas para redesenhar o currículo?
4. O que é considerado como essencial para inovar na escola de ensino médio?
5. O que é necessário para mudar e inovar na escola do século XXI?

17h às 17h30

Debate em plenária: Apresentação dos questionamentos da atividade em grupo.
  
2º DIA
  
TEMÁTICA II: Reconhecimento das Juventudes no Ensino Médio
  
REFERENCIAL TEÓRICO PARA ESTE DIA

(Ensino Médio Inovador, entre outros) - Caderno II / Estatuto da Juventude
Material que discuta diversidade e desafios para uma prática pedagógica inter/multicultural
  
Dia 16/10/14 – Manhã – 04 hs Dia 16/10/14 – Tarde – 04 hs   

7h30 às 8h30

Exposição por cada grupo de Professores Orientadores de Estudo, considerando a temática do dia anterior e estabelecendo relações com sua área, assim como trazendo a abordagem metodológica da interdisciplinaridade e da contextualização como elementos basilares para a integração curricular (15 minutos para cada grupo).

8h30min – 09h00min

Sistematizando a Proposta do Pacto Nacional do Fortalecimento do Ensino Médio

09h00min às 10h00min

Exibição de vídeo sobre juventudes e trajetórias escolares (30 minutos)
“Uma escola entre redes sociais”

Link:


Debate em plenária

10h às 10h15 – Intervalo

10h15min às 11h00min

Exposição e Debate: “Estatuto da Juventude” 

Debate em plenária

11h00min às 13h00min – Almoço

13h00min às 15h00min

Atividade III:

 A REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E AS JUVENTUDES

Estudo do Caderno II e Material complementar – Estatuto da Juventude 

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:

As questões do Caderno II serão problematizadas pelos Professores Orientadores a partir das 4 grandes áreas de conhecimento (CN/CH/LG/MT). 

1. Quais estratégias podem ser utilizadas para propiciar uma maior participação das juventudes na reformulação do currículo do EM, considerando suas relações com o mundo do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia?

Grupo 1: Reflexão Ação – página 16
Grupo 2: Reflexão Ação – página 29
Grupo 3: Reflexão Ação – página 43
Grupo 4: Reflexão Ação – página 60

Produto desta Atividade:

Cada grupo deve elaborar uma proposta de planejamento para as diferentes estratégias que visam à participação das juventudes na reformulação do currículo:

Grupo 1: Fórum de discussão: como “virar o jogo” no relacionamento entre professores e jovens estudantes -  Diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da escola;

Grupo 2: Espaços virtuais de diálogo (potencialização do caráter pedagógico da Plataforma SEDIS (PF, FRs, OE, Professores do EM), Rede EMI experiências inovadoras.nin.com; Rede EMDiálogo; 

Grupo 3: Projetos de Vida – Subsidiar os jovens na elaboração de seus projetos de vida considerando suas relações com o Mundo do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia;

Grupo 4: Roteiro para elaboração de uma carta: o que os jovens pensam e sentem sobre a escola do Ensino Médio.

15h00minàs 15h15 – Intervalo

15h15min às 17h30min - Apresentação dos grupos
  
3º DIA
  
TEMÁTICA III: Gestão democrática da escola e reescrita do Projeto Político-Pedagógico
  
REFERENCIAL TEÓRICO PARA ESTE DIA

DCNEM – MATERIAL DA SEEC – CADERNO V
  
Dia 17/10/14 – Manhã Dia 17/10/14 – Tarde   

7h30h às 8h30

Exposição temática – “Currículo do Ensino Médio: categorias estruturantes, gestão democrática da escola e reescrita do PPP”

Responsáveis: Formador e/ou convidado.

8h30 às 10h

Atividade IV:

Estudo do caderno V: organização e gestão democrática da escola

Com base na ação reflexão e no que foi produzido até agora, que aspectos/questões devem ser observados nos processos de reescrita dos PPP?

Questões problematizadoras dos grupos:

Grupo 1: Reflexão Ação: A participação dos educadores nas decisões da escola (páginas 12 e 18);

Grupo 2: Reflexão Ação: O conselho escolar e a gestão democrática (página 23);

Grupo 3: a participação dos estudantes e a gestão democrática (página 29);

Grupo 4: O PPP e a gestão do trabalho Pedagógico (página 47).

10h às 10h15 – Intervalo

10h15min às 11h00min

Produto Final da formação:

Cada grupo deverá elaborar o planejamento da realização desta proposta de atividade na formação dos PROFESSORES. 

Desafio: Apresentação de propostas de trabalho do item REFLEXÃO E AÇÃO dos Cadernos de Formação I, III, IV, VI.

11h00min às 13h00min – Almoço

13h00min às 15h00min

Continuação da atividade: Produto Final da formação

15h às 15h15 – Intervalo

15h15min às 16h45min

Apresentação dos grupos

16h45 às 17h30

Encaminhamentos finais e socialização dos materiais produzidos.
Formador Regional

FOTOS DO 1º DIA:








APRESENTAÇÃO:



















FOTOS DO 2º DIA:







SLIDES:







FOTOS DO 3º DIA:















Nenhum comentário: