I JORNADA DE FORMAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 24 horas
1º DIA
TEMÁTICA I: Construção de um novo Desenho Curricular de Ensino Médio com base nas DCNEM e no ProEMI
REFERENCIAL TEÓRICO PARA ESTE DIA: Cadernos I, III, IV, VI / DCNEM/DOCUMENTO BASE ProEMI/PROTOCOLO DA PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR
Dia 14/10/14 – Manhã – 04 hs Dia 14/10/14 – Tarde – 04 hs
7h30 às 8h30
Dinâmica de apresentação com os participantes
Goretti
8h30 às 10h – SLIDES DE LED
Exposição dos princípios norteadores da proposta de formação do PNFEM – “afinando o discurso da formação” (Portaria 1.140; Documento orientador; Carga horária das etapas de formação; Debate em plenária – PACTO; Plataforma SEDIS).
10h às 10h15 – Intervalo
Atividade I:
PRINCÍPIOS PARA UM REDESENHO CURRICULAR
ATIVIDADE EM GRUPO PELOS ORIENTADORES DE ESTUDO
Obs: Cada grupo deverá preparar sua apresentação de forma objetiva (20 minutos), utilizando-se de, no máximo, seis slides.
Tomando por base a realidade e contexto em que se inserem as escolas, como é possível pensar no redesenho curricular do Ensino Médio?
QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:
1. Qual a configuração atual do EM nas escolas que integram esta DIREC?
2. Quais dados caracterizam o perfil social e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio nas escolas que integram esta DIREC?
3. Que indicadores caracterizam o perfil escolar da região atendida por este polo: matrícula aprovação e reprovação, abandono e distorção idade/série?
11h00 às 13h00 – Almoço
13h00 às 15h
Apresentação dos grupos:
Atividade I
GT1,GT2,GT3,GT4,GT5,GT6
15h00min às 15h15 – Intervalo
15h15 às 15h20
Exposição de vídeo: “Como é o aluno do Século XXI? Uma visão dos estudantes de 6 a 17 anos de hoje”.
Link:
15h20 às 16h
Debate em plenária acerca do vídeo exposto
16h às 17h
ATIVIDADE 2: DIALOGANDO SOBRE O RELATÓRIO GERAL DO FÓRUM DE GESTORES DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE DO NORTE
Atividade em grupo:
QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:
Fundamentadas no Protocolo da Proposta de Redesenho Curricular
1. Já houve uma discussão coletiva na sua escola sobre o redesenho curricular considerando as orientações da DCNEM?
2. Quais as possibilidades apresentadas para um redesenho curricular?
3. Quais as maiores dificuldades encontradas para redesenhar o currículo?
4. O que é considerado como essencial para inovar na escola de ensino médio?
5. O que é necessário para mudar e inovar na escola do século XXI?
17h às 17h30
Debate em plenária: Apresentação dos questionamentos da atividade em grupo.
2º DIA
TEMÁTICA II: Reconhecimento das Juventudes no Ensino Médio
REFERENCIAL TEÓRICO PARA ESTE DIA
(Ensino Médio Inovador, entre outros) - Caderno II / Estatuto da Juventude
Material que discuta diversidade e desafios para uma prática pedagógica inter/multicultural
Dia 16/10/14 – Manhã – 04 hs Dia 16/10/14 – Tarde – 04 hs
7h30 às 8h30
Exposição por cada grupo de Professores Orientadores de Estudo, considerando a temática do dia anterior e estabelecendo relações com sua área, assim como trazendo a abordagem metodológica da interdisciplinaridade e da contextualização como elementos basilares para a integração curricular (15 minutos para cada grupo).
8h30min – 09h00min
Sistematizando a Proposta do Pacto Nacional do Fortalecimento do Ensino Médio
09h00min às 10h00min
Exibição de vídeo sobre juventudes e trajetórias escolares (30 minutos)
“Uma escola entre redes sociais”
Link:
Debate em plenária
10h às 10h15 – Intervalo
10h15min às 11h00min
Exposição e Debate: “Estatuto da Juventude”
Debate em plenária
11h00min às 13h00min – Almoço
13h00min às 15h00min
Atividade III:
A REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E AS JUVENTUDES
Estudo do Caderno II e Material complementar – Estatuto da Juventude
QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:
As questões do Caderno II serão problematizadas pelos Professores Orientadores a partir das 4 grandes áreas de conhecimento (CN/CH/LG/MT).
1. Quais estratégias podem ser utilizadas para propiciar uma maior participação das juventudes na reformulação do currículo do EM, considerando suas relações com o mundo do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia?
Grupo 1: Reflexão Ação – página 16
Grupo 2: Reflexão Ação – página 29
Grupo 3: Reflexão Ação – página 43
Grupo 4: Reflexão Ação – página 60
Produto desta Atividade:
Cada grupo deve elaborar uma proposta de planejamento para as diferentes estratégias que visam à participação das juventudes na reformulação do currículo:
Grupo 1: Fórum de discussão: como “virar o jogo” no relacionamento entre professores e jovens estudantes - Diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da escola;
Grupo 2: Espaços virtuais de diálogo (potencialização do caráter pedagógico da Plataforma SEDIS (PF, FRs, OE, Professores do EM), Rede EMI experiências inovadoras.nin.com; Rede EMDiálogo;
Grupo 3: Projetos de Vida – Subsidiar os jovens na elaboração de seus projetos de vida considerando suas relações com o Mundo do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia;
Grupo 4: Roteiro para elaboração de uma carta: o que os jovens pensam e sentem sobre a escola do Ensino Médio.
15h00minàs 15h15 – Intervalo
15h15min às 17h30min - Apresentação dos grupos
3º DIA
TEMÁTICA III: Gestão democrática da escola e reescrita do Projeto Político-Pedagógico
REFERENCIAL TEÓRICO PARA ESTE DIA
DCNEM – MATERIAL DA SEEC – CADERNO V
Dia 17/10/14 – Manhã Dia 17/10/14 – Tarde
7h30h às 8h30
Exposição temática – “Currículo do Ensino Médio: categorias estruturantes, gestão democrática da escola e reescrita do PPP”
Responsáveis: Formador e/ou convidado.
8h30 às 10h
Atividade IV:
Estudo do caderno V: organização e gestão democrática da escola
Com base na ação reflexão e no que foi produzido até agora, que aspectos/questões devem ser observados nos processos de reescrita dos PPP?
Questões problematizadoras dos grupos:
Grupo 1: Reflexão Ação: A participação dos educadores nas decisões da escola (páginas 12 e 18);
Grupo 2: Reflexão Ação: O conselho escolar e a gestão democrática (página 23);
Grupo 3: a participação dos estudantes e a gestão democrática (página 29);
Grupo 4: O PPP e a gestão do trabalho Pedagógico (página 47).
10h às 10h15 – Intervalo
10h15min às 11h00min
Produto Final da formação:
Cada grupo deverá elaborar o planejamento da realização desta proposta de atividade na formação dos PROFESSORES.
Desafio: Apresentação de propostas de trabalho do item REFLEXÃO E AÇÃO dos Cadernos de Formação I, III, IV, VI.
11h00min às 13h00min – Almoço
13h00min às 15h00min
Continuação da atividade: Produto Final da formação
15h às 15h15 – Intervalo
15h15min às 16h45min
Apresentação dos grupos
16h45 às 17h30
Encaminhamentos finais e socialização dos materiais produzidos.
Formador Regional
FOTOS DO 1º DIA:
APRESENTAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário