domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas!

Por gentileza, clique na imagem para ampliá-la.

CURSINHO DA 12ª DIRED NO SEU ÚLTIMO AULÃO DE 2012


Sábado, dia 22/12, foi o último dia de cursinho do ano de 2012. Na ocasião, uma das coordenadoras – Maria Goretti Silva – esteve presente para combinar com os alunos os aulões de janeiro de 2013, principalmente, o que eles haviam pleiteado: o ciclo de revisão

AULÕES


Coordenadora do sábado: Maria Goretti Silva
Logística: Joana Torres
Frequência e documentação: Elizete Amorim
Apoio: Seu Jorge (“Companheiro”)

Alunos matutino (54)


Alunos vespertino (27)


Professores


A técnica Goretti Silva e a professora Elivanusa (Química)
Professora Geanne (Biologia)
NOTA DA 12ª DIRED

Uma das coordenadoras do Cursinho – a técnica Maria Goretti Silva – em conversa com os alunos, sábado, dia 22/12 – último dia de cursinho do ano de 2012 – sobre o horário e acatando a sugestão deles e dos demais colegas da equipe do cursinho da 12ª DIRED, inclusive, da gestora Magali Delfino, achou conveniente refazer o horário e, em janeiro, realizar o Ciclo de Revisão, conforme o horário abaixo. 

Segundo ela, desconsiderem as aulas distribuídas nos dias 14, 15 e 16 de janeiro/2013. Desta forma o cursinho voltará o horário normal em fevereiro, dia 02/02/2013. 

A coordenadora avisa que, se houver qualquer tipo de dúvidas, é só procurá-la na 12ª DIRED, durante o horário normal de trabalho. A técnica Goretti Silva avisa ainda aos senhores professores que o horário da revisão em janeiro já foi entregue aos alunos. Assim sendo, é importante (e necessário) que todos procurem se adequar ao horário, pois não será possível fazer modificações. 

Por último, a coordenadora avisa que os alunos estarão vindo participar das aulas conforme as disciplinas necessárias para o curso pretendido por eles: o “Vocacionado da UERN"... 

HORÁRIO DO CICLO:




VEJA O VOCACIONADO DA UERN POR CURSOS E ÁREAS DE CONHECIMENTOS

(CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)





SABERES DA TERRA: ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DE 2012.

A longa e dura jornada de trabalho diário na terra não tira, de quem dela sobrevive, o direito de almejar dias menos cansativos e com mais tempo para o lazer e, principalmente, para melhorar os seus conhecimentos.
Esse foi o principal diagnóstico feito pelos professores que estão iniciando uma nova etapa da Educação do Campo – Saberes da Terra, no município de Serra do Mel, com duas turmas do PROJOVEM RURAL. E isto está estampado no rosto daqueles agricultores que se matricularam no programa e estão vindo – de suas vilas –, noite após noite (embora o cansaço esteja presente em suas fisionomias), para assistirem às aulas ministradas pelos professores que chegam, também, de vários lugares da região.
Olhando para eles, percebemos o orgulho com que falam de suas localidades. Sou de vila tal, diz um; a minha Vila é tal, diz o outro. As distâncias variam entre elas. Algumas ficam a apenas 5 quilômetros do local das aulas; outras vão mais além e chegam a ter 30 quilômetros de distância. Porém, todos eles – homens e mulheres –, apesar do cansaço do dia e da viagem por entre estradas não asfaltadas, espelham o orgulho de estarem voltando ao chão de uma escola.
Os cadernos, disse-nos uma, já estão todos “encadernados”; os meus livros tenho o maior cuidado, pois sei que eu vou precisar muito deles para poder aprender, disse-nos outra. O esforço da vinda, o orgulho de estarem ali, a maneira como dão o boa-noite, a simplicidade nos costumes e o esmero nas vestimentas, tudo isso só faz com que os professores se multipliquem para, de fato, progredirem em seus ensinamentos, na clara certeza de que, no final do programa, cada um deles esteja elevado ao ensino médio, com louvor e, acima de tudo, mérito em sua caminhada.
Na última sexta-feira (dia 21/12), o encerramento do ano letivo de 2012. Uma simples comemoração - de encerramento e, aproveitando, de Natal - iluminou a sala das turmas “Caju e Castanha” e “Flor de Cajueiro”. Lá dentro, uma árvore de Natal toda iluminada e, em seu pé, os presentes para serem distribuídos entre todos. No telão, vídeos reflexivos sobre a data e, principalmente, a fé que devemos ter em Deus e em nossas ações. Na mesa improvisada, a fartura da comida era uma evidente demonstração de como a terra pode ser fonte de abundância e prosperidade para cada um daqueles que estavam ali.
Presentes foram dados, abraços e desejos de um ano melhor ainda foram pedidos. Porém, o ponto alto – depois de todas as reflexões e interações feitas – foi o círculo que se formou e cada um pôde agradecer ao Senhor pelo dom da vida, pela saúde e pelas dádivas alcançadas no ano que está se findando. Foi um momento único, de oração, fé e esperança. Nas palavras proferidas em alto e bom som, o desejo de muita paz, sabedoria e fartura, foram pedidos.
Os agradecimentos não foram esquecidos. Cada um – dentro de sua religião – orou e agradeceu, para todos ouvirem, o que o seu Deus havia lhe dado no ano que se encerrava. Os professores saíram de lá, enquanto todos se dirigiam para as suas moradas, com a plena certeza de que, ali, naquele grupo, havia, de fato, uma família maior chamada Educação do Campo...

Fotos do encontro:

A árvore que simboliza o espírito da vida...



As reflexões mostradas e o momento de interação...


A entrega dos presentes... (para ver o filme, clique no link abaixo)

http://youtu.be/QuImZAvabPA

A mesa...

O momento é de agradecer...

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED - deseja a todos os participantes da Educação do Campo - Saberes da Terra - da circunscrição da 12ª DIRED - um Natal cheio de fartura e um ano de 2013 cheio de muita paz, saúde e prosperidade no campo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SAI RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Clique na imagem para ampliá-la) 
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)
(Clique na imagem para ampliá-la)

(Clique na imagem para ampliá-la)



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PROJETO CONQUISTA ENCERRA ATIVIDADES DO ANO DE 2012

Coordenadoras...
... e professores...
... do Projeto Conquista...
O Projeto Conquista encerrou suas atividades letivas do ano de 2012, hoje, dia 20/12, reunindo os professores que participam do projeto. 

... se reuniram no auditório da 12ª DIRED...
... para o encerramento do ano letivo de 2012
A confraternização contou com a presença das coordenadoras do projeto – Edileusa Campos e Edcleide Alves – que fizeram uma retrospectiva das atividades desenvolvidas e entregaram, em seguida, os mimos de Natal e Fim de Ano.

Na ocasião...
... as coordenadoras entregaram aos professores...
... os mimos de Natal e Ano Novo
NOTA DA 12ª DIRED

Sobre o Projeto Conquista 

A distorção idade/ano é um desafio educacional a enfrentar. Em 2011 foram matriculados 123.030 alunos no Ensino Médio nas escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e, aproximadamente, 51.598 estudantes (41,93%) encontravam-se fora de faixa, sendo que destes 27.059 estão na 1ª série de Ensino Médio o que corresponde a 52,44%. 

Para este enfrentamento, a Secretaria de Estado da Educação (SEEC) assumiu a implantação do “Projeto de Redução da Defasagem Idade/ano Ensino Médio”, mediado pela Fundação Roberto Marinho (FRM) – instituição reconhecida nacionalmente pelos projetos voltados para a educação – que utiliza a metodologia de teleaulas. Cada estado possui um nome diferente para a mesma problemática. No Rio Grande do Norte se chama Projeto Conquista. Atualmente, o projeto funciona em 15 das 16 DIREDs existentes.



12ª DIRED DISPONIBILIZA CURSO DE MÚSICA PARA ARTE EDUCADORES


A partir de 2013, a 12ª DIRED disponibilizará cursos de música para arte educadores das escolas públicas estaduais de Mossoró e da Circunscrição, com uma carga de 40 horas, sendo 16 horas presenciais e 24 horas através de monitoramento.

Vice-diretoras e técnicas da 12ª DIRED...
As aulas presenciais abordarão estudos relacionados ao conhecimento específico da área da música e da pedagogia da música. A monitoria consistirá em um acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos professores participantes em suas salas de aula, como forma de avaliar e refletir sobre o conhecimento adquirido nas aulas presenciais e sua aplicabilidade concreta. 

... participando de uma demonstração...
O curso será ministrado pelo professor de Educação Física Júnior Miranda – professor de Conservatório, formado em Música e com pós-graduação na área.

... de uma oficina de coordenação motora através do ritmo musical
A TCM - Canal 10 - esteve presente no auditório da 12ª DIRED para registrar uma apresentação que o professor fez para as vice-diretoras e técnicas, de uma aula prática do curso.

Professor Júnior Miranda sendo entrevista pela TCM - Canal 10
Abaixo, link da apresentação, filmada pela TCM.

http://www.youtube.com/watch?v=SIKi-PtFYEk&feature=share&list=UUQE2BdoKAvdsU0FxduBKvsQ 

NOTA DA 12ª DIRED:

O ensino da música, dentro da disciplina de Arte e Ensino da Arte é, a partir de 2013, obrigatória nas escolas públicas estaduais, através da Lei n° 11.769.

Desta forma, o objetivo geral é o de promover uma qualificação mais consistente dos professores de arte, professores generalistas (polivalentes) e arte educadores em geral, a partir da realização de atividades musicais em práticas educativas concretas.

Os conteúdos serão ministrados com base nas atividades teóricas-práticas que integrem a apreciação, a criação e a prática das expressões musicais em suas distintas perspectivas, assim sistematizadas:

     • Concepções conceituais, estruturais e metodológicas do ensino de música;
     • Expressão musical com o corpo;
     • Música e diversidade cultural;
     • Ritmo, som e movimento.


12ª DIRED ENVIA DESTAQUES A NATAL


A 12ª DIRED está enviando hoje a Natal, uma representação de 60 pessoas que apresentaram destaque a partir do 2° semestre, em projetos e programas, por exemplo: melhor IDEB e ENEM em 2011, Boas Práticas de Aprendizagem, Projetos de Iniciação Científica, Olimpíadas, etc. 

O objetivo é propiciar o fortalecimento das ações de impacto positivo no Ensino e Aprendizagem nas escolas públicas estaduais. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Natal - Via Costeira - das 14h00min às 18h00min. 

Abaixo, relação dos premiados e das ações desenvolvidas:

(Clique em cima da imagem para ampliá-la)
(Clique em cima para ampliá-la)



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AULA INAUGURAL DOS SABERES DA TERRA EM SERRA DO MEL/RN


Aconteceu ontem, dia 18/12, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, na Serra do Mel/RN, a aula inaugural da Educação do Campo – Saberes da Terra, pela circunscrição da 12ª DIRED. Estiveram presentes a vice-diretora Helena Maia – que falou em nome da professora Magali Delfino (diretora da 12ª DIRED) –, a coordenadora da Educação do Campo Sandra Diógenes, o professor Roberto de Araújo Silva – diretor da escola – e o seu vice, professor Raimundo, além do professor Brás, que foi quem articulou as matrículas dos alunos da Educação do Campo.

Vice-diretora Helena Maia
A professora Helena Maia deu as boas-vindas aos alunos e aos professores e justificou a ausência da professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – dizendo que a mesma já havia assumido um compromisso anteriormente, mas que deseja sucesso a todos na nova caminhada pedagógica. 

Coordenadora da Educação do Campo - Sandra Diógenes
Em seguida, falou a coordenadora da Educação do Campo pela 12ª DIRED – a técnica Sandra Diógenes, enfatizando que o programa é uma conquista dos moradores da Serra do Mel, através dos movimentos sociais. “Estou gostando do esforço de cada um dos alunos de se deslocarem de suas vilas e estarem aqui para o início das atividades, numa demonstração clara de que estão empenhados em concretizarem seus sonhos. Entretanto, é bom salientarmos que devemos ter cuidado e olharmos, com carinho, a realidade que se apresenta e buscarmos, no diálogo, as soluções para que cada vez mais eles se empolguem e cheguem ao final do programa”. 

Professor Brás
O professor Brás articulou das matrículas e de comunicar, aos alunos, o início das aulas, falou da sua alegria em ver, de fato, consumado um sonho que já se arrastava por dois longos anos. “Dos 35 anos de professor, 30 deles foram dedicados à Serra do Mel. Por isso, ver acontecer a Educação do Campo em nossa comunidade já me faz ficar recompensado por tudo”. 

A agrônoma Terezinha, coordenadora da Sala de Informática, prontificou-se a ajudar, se necessário, na formação tecnológica da computação. 

Professor Roberto de Araújo - diretor da EEPJA
Por fim, falou o professor Roberto de Araújo – diretor EEPJA – que destacou a importância do programa Saberes da Terra para a Serra do Mel: 

Os Saberes da Terra chega à Serra do Mel para dar oportunidades aos jovens e adultos de concluírem o Ensino Fundamental. Da nossa parte, disponibilizamos o que estiver ao nosso alcance para que o funcionamento se dê em todos os âmbitos da nossa circunscrição. Queremos agradecer o empenho da professora Magali Delfino e dos professores e desejar a todos muito sucesso na realização das atividades pedagógicas do programa”.


Apresentação dos professores
Em seguida, foi feita a apresentação dos professores que irão trabalhar com as duas turmas, denominadas de: 

• Turma 01: Caju e Castanha 
• Turma 02: Flor de Cajueiro

Apresentação dos professores
Depois foi a vez dos alunos se apresentarem, através da dinâmica do espelho, em que cada um se olhava e dizia o que achava daquela pessoa que estava dentro daquela caixa (a caixa continha, precisamente, o espelho em seu fundo e, quando a pessoa a abria, via estampado o seu rosto). 

Apresentação dos...
... alunos dos Saberes da Terra
Logo após, a entrega do material didático para um dos alunos presentes...

Entrega dos kits
No final, o professor Roberto de Araújo presenteou os professores com uma lembrança...