Cumprindo com a pauta, hoje, dia 26/04, foi o dia em que os Polos I e II compareceram ao auditório da 12ª DIRED, para receberem as informações referentes ao ano letivo de 2012 do Mais Educação.
A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – se fez presente e deu as boas-vindas aos gestores da circunscrição, solicitando o máximo de empenho para que, de fato, o programa – que é rico em atividades optativas e, por causa disso, estimula o jovem a participar e, com isso, o leva a se inserir mais no universo da escola – cresça cada vez mais e se torne uma referência dentro do Ensino Básico.
A professora aproveitou, também, para falar sobre os problemas que tem enfrentado ultimamente, principalmente, os relacionados com o transporte dos estudantes e garantiu que o aluno não será prejudicado de forma alguma.
“Senhores, nós fazemos uma gestão onde a primeira medida a ser tomada é a medida da verdade. Nós não escondemos nada. Por isso mesmo, estamos afirmando que faremos de tudo para que o aluno não tenha prejuízo em suas atividades cognitivas e, para isso, já estamos planejando ações que, ao invés de serem apenas paliativas, se tornarão ações eficazes contra o tempo perdido fora da sala de aula”, disse.
Indagada sobre diversos assuntos inerentes às escolas da circunscrição, tipo falta de professores, de supervisores e merendeiras, a professora respondeu a todos eles de forma satisfatória.
“A Secretária está autorizando a contratação, por empresas terceirizadas, de 1.000 merendeiras e auxiliares. Com isso, poderemos repor o quadro desses servidores que tanta falta fazem dentro de uma instituição de ensino. Com relação aos professores, o Governo estará divulgando, no mais tardar, até segunda-feira, uma nova lista de concursados para o quadro da educação (2ª chamada). Agora, com relação ao problema dos supervisores, esse é um problema sério que as escolas enfrentam, pois, para ser supervisor precisa ter a graduação em Pedagogia e a Faculdade ser reconhecida”.
Para finalizar, a professora Magali Delfino convocou a todos os gestores para se unirem nessa luta contra a desesperança e, motivados diante das alternativas apresentadas, alcançarem a excelência educacional.
“Contamos com a ajuda de vocês, senhores gestores. A parte que nos cabe estamos fazendo. Aos poucos estamos 'arrumando as escolas' – com muita luta e coragem – e, para isso, temos contado com o auxílio da modernização tecnológica para agilizar os processos, encaminhar as reivindicações e detectar erros e solucioná-los o mais rapidamente possível”.
Em seguida à fala da professora Magali Delfino, a coordenadora do Mais Educação, Socorro Bezerra, retomou a pauta e repassou a programação para o ano de 2012, fazendo uma exposição dialógica sobre a formação das turmas e a quantidade de alunos, planejamento, monitores, plano de ação, esporte, proficiência da leitura, repasse alimentação, prestação de contas, informações/MEC.
Com relação ao Cronograma de Formação/Capacitação por áreas afins, a coordenadora explicou que o programa exige que a escola esteja sempre pronta para atender ao chamamento do órgão gestor, para apresentação e participação em:
• Eventos da 12ª DIRED;
• Datas comemorativas;
• Convites Especiais;
• Cortejos;
• Desfiles;
• Exposições;
• Festivais;
• Torneios.
As escolas e os pólos participantes neste dia 26/04:
POLO I – 26/04/2012 – 09h00min
01 – E. E. PADRE DEHON
02 – E. E. PADRE SÁTIRO
03 – E. E. TERTULIANO AYRES
04 – E. E. JOSÉ MARTINS DE VASCONCELOS
05 – E. E. JERÔNIMO VINGT-ROSADO MAIA
06 – E. E. DOM JAIME CÂMARA
07 – E. E. JOSÉ DE FREITAS NOBRE
08 – E. E. PROF. MANOEL JOÃO
09 – E. E. PROFª MARIA STELLA
10 – E. E. DR. EWERTON DANTAS CORTEZ
11 – E. E. FRANCISCA MARTINS DE SOUSA
12 – E. E. AÍDA RAMALHO
13 – E. E. ANTONIO DE SOUZA MACHADO
POLO II – 26/04/2012 – 15h00min
01 – E. E. CUNHA DA MOTA
02 – E. E. PROF. JOSÉ NOGUEIRA
03 – E. E. PADRE ALFREDO
04 – E. E. JARDIM DE INFÂNCIA MODELO
05 – E. E. INALDA CABRAL
06 – E. E. GOV. DIX-SEPT ROSADO
07 – E. E. SANTA TEREZINHA
08 – E. E. ALFA VILLE
09 – E. E. SOLON MOURA
10 – E. E. SANTO ANTONIO
11 – E. E. ANTONIO GOMES
NOTA DA 12ª DIRED:
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, às escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).
Em 2010, a meta atingida foi de mais de 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Fonte: portal.mec.gov.br
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