sábado, 28 de abril de 2012

3º DIA DE REUNIÃO DO MAIS EDUCAÇÃO

Hoje, dia 27/04, aconteceu o 3º dia de reunião do Programa Mais Educação na Circunscrição da 12ª DIRED.
Como já tinha acontecido nos outros dois dias, o local foi o auditório do órgão gestor da circunscrição e contou com a participação do Polo IV das escolas.
A pauta, como das outras vezes, foi a mesma (Exposição Dialogada). Apenas o contorno das explanações teve alterações nos repasses das informações prestadas.
A coordenadora do Mais Educação, Socorro Bezerra, deu as boas-vindas aos participantes e começou mostrando a importância, para a cultura de Mossoró, da participação dos alunos do Programa em eventos cívicos e de como isso influi na satisfação pessoal e profissional de cada um deles.
Depois de 12 anos sem que as escolas públicas do estado participassem do desfile cívico do dia 07 de setembro, o Mais Educação levou para a parada, 1250 alunos, mais monitores, coordenadores, professores e gestores, numa apresentação considerada, pelas autoridades presentes, como a mais importante de toda a parada cívica", disse emocionada.
Segundo ela, isso se deu devido aos recursos que o Programa disponibiliza para a aquisição dos instrumentos de sopro, de cordas, de couro, etc., possibilitando a escola formar uma fanfarra com todos os instrumentos necessários para uma apresentação pública e, principalmente, contratar o monitor especialista em cada instrumento para ensinar ao aluno o seu funcionamento e aprendizado.
Este ano nós não iremos fazer adaptações para que o Programa funcione na escola, isto com relação aos monitores e suas especialidades. Cada monitor contratado terá que ter total domínio daquilo que ele está ensinando e não apenas um conhecimento superficial sobre os instrumentos que a escola está disponibilizando para o aluno aprender”, enfatizou.
Quando falou no item Planejamento, a coordenadora Socorro Bezerra foi incisiva: "Todos têm que ler o conteúdo que rege o Mais Educação, para depois saber como planejar sem transgredir as normas e, desta forma, todos devem participar deste planejamento, inclusive os monitores.” 

E continuou...

 “Precisamos qualificar o nosso planejamento, pois é inconcebível que atuemos apenas em uma modalidade dentro de nossas funções, sem que haja múltiplas possibilidades de repassar o conhecimento”, concluiu.
A coordenadora tocou na questão do aluno da Escola e do aluno do Mais Educação para a plateia de gestores e coordenadores, mostrando que não pode haver uma dicotomia entre as duas clientelas pois, elas são, na verdade, a mesma clientela.
Devemos nos lembrar que o aluno que está no Mais Educação é, antes de tudo, o aluno da escola. Por isso, a escola tem a obrigação de cuidar desse aluno – quando ele estiver participando das atividades do Mais Educação – como se ele estivesse dentro da sala de aula regular”, esclareceu. 

A coordenadora falou, também, dos planos para esse ano de 2012, com a possibilidade concreta de incluir no Planejamento das Ações, cursinhos para os alunos do Mais Educação: 

 “Pretendemos, com as turmas dos 9º anos, direcioná-las para se inscreverem no IFRN. Para isso, estamos providenciando, além das atividades normais do Programa, aulões para que esses jovens que participam do Mais Educação tenham mais chance de passarem na seleção desse Instituto. Da mesma forma, nós iremos fazer com os alunos do Ensino Médio que estão no Programa. Tudo em prol de uma melhora na classificação de seleção nos concursos do IFRN, ENEM e PSV”, adiantou. 

Com relação ao material que o Mais Educação compra para as atividades dos jovens participantes do Programa, Socorro Bezerra foi bastante clara quanto ao seu uso e propriedade: 

 “Material do Mais Educação é, também, material da escola. Por isso, é preciso que tenha uma melhor conservação para poder durar mais e, com isso, servir, por mais tempo, de ferramenta para produzir conhecimento, de forma que, a escola seja, de fato, contemplada num todo”, finalizou. 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – por ter agendado, anteriormente, um compromisso num horário bem próximo ao da 3ª reunião, chegou logo após o início dos trabalhos e, para não incomodar e tirar o raciocínio lógico da coordenadora, esperou que a mesma terminasse a sua explanação para poder se dirigir aos gestores e coordenadores presentes.
Quero dar as boas-vindas às escolas do Polo IV e dizer que estou muito confiante este ano, pois, acredito, superamos vários obstáculos que impediam uma melhor assistência às nossas escolas. Quero lembrar aos senhores que o ROL, agora, deve ser atualizado em tempo real e que isso significa agilidade; mas, por outro lado, se o gestor não incluir o funcionário nele, imediatamente, ele deixará de receber o seu salário. E isso causa certo contratempo para quem ficou de fora dele, pois quem analisa o caso é o GPD e ele leva tempo para ver caso por caso. Senhores, estamos falando de 700 escolas em todo o estado!, salientou”.
A professora também falou sobre um local para eventos de grande porte, que atenda a necessidade de acomodar mais de 500 pessoas num mesmo local.
Estou solicitando do gestor do CEIPEV, que me envie ofício para que eu possa, com a aquiescência dele e dos profissionais que lá trabalham, mandar fazer um serviço de climatização do auditório daquele centro. Ele servirá para nossos eventos, sem que precisemos ter um custo alto, alugando auditórios na iniciativa privada. Além do auditório, também queremos reformar as salas anexas ao auditório, que servem de camarim. Lá poderão funcionar, em cada uma delas, salas de reuniões, para um número menor de pessoas. Eu visitei as dependências do Eliseu Viana e comprovei que ele tem uma boa estrutura para receber nossos profissionais. Da mesma forma, estou providenciando para que seja feita a troca das cadeiras do auditório do Aída Ramalho e, também, a melhoria de sua climatização. Senhores, os professores, supervisores, coordenadores e pessoal de apoio precisam estar bem acomodados quando tiverem que participar de cursos, formações e palestras”, revelou.
Outra boa notícia dada pela professora, diretora da 12ª DIRED, foi com relação ao cursinho para preparação dos jovens dos 3º anos do Ensino Médio que terão aulões na própria DIRED (no auditório), aos sábados.
Estamos esperando a volta das coordenadoras do Ensino Médio da 12ª DIRED, Goretti Silva e Edcleide Alves, que estão em Natal num treinamento, para fazermos o planejamento do cursinho e, em seguida, dar início aos aulões, o mais rapidamente possível. Além disso, a escola de Ensino Médio que quiser formar, em suas dependências, cursinhos para contemplar o alunado, sem que ele precise sair do bairro onde mora, tem todo o nosso apoio e o da Secretária de Estado da Educação e da Cultura – professora Betania Ramalho para fazê-lo. E com o incentivo de 10 horas suplementares para o professor que for ministrar aulas do cursinho”, falou. 

A professora ainda tratou da questão do quadro de necessidades das escolas e garantiu que até julho esse problema deixará de existir. 

 “Está para sair a segunda chamada de professores concursados. Não demora mais. Além disso, os contratos de estagiários de abril foram renovados”, concluiu. 

Para finalizar a sua conversa com os gestores e coordenadores do Polo IV, presentes à reunião do Mais Educação, a professora disse: 

 “Todos nós temos uma plaquinha que nunca perde o brilho, nem a esperança. Nela está inscrito “Educador”. Por isso, a nossa missão é tão especial!” 

A coordenadora Socorro Bezerra, com a saída da professora Magali Delfino – que passou a atender os professores em seu gabinete de trabalho, retomou a reunião e falou sobre os eventos  dos quais o Mais Educação irá participar este ano, destacando o 07 de setembro, oportunidade em que o Programa – na 12ª DIRED – irá prestar uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

Falou que já recebeu convites para apresentação de escolas do Mais Educação no Programa “Entre no Clima” da TCM. Revelou que, em agosto, o Programa vai participar das festividades de danças folclóricas e incluirá, pela primeira vez, em sua programação, um Festival de Música Gospel. Disse, também, que as escolas que receberam o 2º tempo irão participar dos torneios programados para o ano de 2012.
A técnica Amélia do Depto. Financeiro (2ª da esquerda para a direita) 

A coordenadora abriu espaço para que a técnica Amélia – do Departamento Financeiro da 12ª DIRED – repassasse algumas informações importantes para os gestores presentes, referentes ao Imposto de Renda e a Prestação de Contas.

Da mesma forma, a vice-diretora Sueleide Ferreira usou da palavra para poder transmitir dados sobre o PDE Interativo, os seus itens necessários e de como enviá-los corretamente.

Aproveitando o espaço, a técnica Telma – do quadro de necessidades das escolas – falou sobre a Declaração de Remoção, na qual deve constar a data do último dia de trabalho do servidor. Orientou que o Arbítrio de Remoção do servidor é de total competência do gestor e que a 12ª DIRED não manda o diretor dar declaração.

Por fim, falou a professora Antonia Neuma Medeiros, coordenadora do DRAE (Diretoria Regional de Alimentação Escolar) - núcleo de Mossoró, sobre: 

• O Processo de Licitação;
• Repasse da Alimentação (parcelas 1, 2 e 3 do PNAE);
• Repasse da Alimentação (parcelas e 1 e 2 do MEC);
• Compra da Agricultura Familiar (informando que 30% dos produtos devem ser adquiridos através da agricultura informal – pequenos agricultores) e o restante, através da agricultura formal (que são agricultores ligados às cooperativas).


Abaixo, as escolas do Polo IV, que participaram da reunião do 3º dia do Mais Educação: 

POLO IV – 27/04/2012 – 09h00min 

01 – E. E. NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
02 – E. E. DIRAN RAMOS DO AMARAL
03 – E. E. DOM JOÃO COSTA
04 – E. E. LUIZ DANTAS CAVALCANTI
05 – E. E. MARGARIDA MARIA DE SOUZA
06 – E. E. CAIC ABOLIÇÃO IV
07 – E. E. ABOLIÇÃO IV
08 – E. E. 30 DE SETEMBRO
09 – E. E. GILBERTO ROLA
10 – E. E. ELISEU VIANA
11 – E. E. LAVOISIER MAIA
12 – E. E. SANTA DELMIRA
13 – E. E. JERÔNIMO ROSADO


NOTA DA 12ª DIRED:

Clicando no link abaixo, o leitor encontrará todas as informações, passo a passo, do Programa Mais Educação: 

portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf



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