quarta-feira, 25 de abril de 2012

I ENCONTRO DE GESTORES DA CIRCUNSCRIÇÃO PARA TRATAR SOBRE VIOLÊNCIA E DROGA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO

Aconteceu, ontem, dia 24/04, no Hotel Villa Oeste – Salão Cariri, durante dois períodos (matutino e vespertino) – com parada para o almoço –, o I Encontro de Gestores da Circunscrição, para discutir e implementar estratégias de enfrentamento à violência e às drogas nas Escolas.
O Evento teve como tema, escolhido pelas autoridades dos vários segmentos da sociedade, “A Socialização de Alternativas para a Construção de uma Cultura de Paz”.
O cerimonial da 12ª DIRED, tendo à frente a técnica Auxiliadora Teixeira, chamou, para compor a mesa, as seguintes autoridades:
Da esquerda para a direita: Francisco Simone, SD Ibrahim, professores João Maria, Magali Delfino, Maria Vivência e Silvaneide Estevam 

 Pela ordem de chamada: 

 - Professora Magali Nogueira Delfino Carmo – diretora da 12ª DIRED

 - Soldado Ibrahim Vilar Moisinho – coordenador local do PROERD, representando a Coronela  Margarida Brandão – coordenadora estadual do PROERD; 

- Professora Silvaneide Estevam da Silva Neres – diretora da Escola Estadual João de Abreu, da circunscrição de Baraúna, representando os gestores presentes; 

 - Professora Maria Vivência Arimatéia dos Santos – Coordenadora de Cultura do SINTE/RN; 

- Senhor Francisco Simone – diretor do SEDUC, representando a professora Simonete Carvalho de Almeida, diretora da FUNDAC; 

- Professor João Maria Mendonça de Moura – coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH/SEEC). 

Também estiveram presentes, ao encontro, as autoridades abaixo relacionadas: 

- Gestores das escolas públicas da circunscrição da 12ª DIRED

- Técnicos da 12ª DIRED

 - A Imprensa local, destacando: TCM, InterTv, Tv Mossoró, jornais Gazeta do Oeste e Correio da Tarde; 

- José Rômulo Arnaud – coordenador estadual do SINTE/RN; 

- Soldado Silva do PROERD; 

- Professor José Evangelista de Lima. 

Em seguida, a cerimonialista convidou a todos para, de pé, cantar o Hino Nacional Brasileiro.
Mesa de autoridades e...
... plateia, de pé, para o Hino Nacional Brasileiro 

A abertura do I Encontro de Gestores da Circunscrição, para tratar sobre a violência e as drogas nas escolas públicas, coube à anfitriã, professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, que deu as boas-vindas às autoridades, aos gestores e técnicos presentes, ressaltando a importância de se discutir sobre esses fenômenos negativos dentro das instituições, bem como, em se buscar implementar políticas públicas para enfrentar esses graves problemas que assolam, de forma contundente, a sociedade como um todo.
“Precisamos ter consciência que é um problema que aflige a todos, independente de qual segmento estejamos colocados. Por isso se faz necessário que todos nós estejamos conscientes do nosso papel e que, juntos, busquemos encontrar estratégias que possam minimizar o problema e que elas sirvam de um ponto de partida, principalmente, para os diversos atores dessa sociedade na qual estamos inseridos”, disse a gestora.
Logo após, falou o SD Ibrahim, coordenador do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que falou sobre o papel do PROERD junto às escolas públicas e privadas. Atuam neste Programa policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo do PROERD é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e fazer com que os aprendentes se conscientizem da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
“Precisamos ter consciência que ações simples, como, por exemplo, podar o mato que cresce dentro dos muros das escolas, levantar a parte do muro que foi derrubada – ou que caiu – impede que pessoas estranhas adentrem ao ambiente escolar; enfim, a polícia está preparada para fazer a sua parte, mas isso só funciona quando há um conjunto de ações voltadas para formar uma rede de proteção para o jovem aprendente, anulando, com isso, a entrada ao mundo das drogas e combatendo, em outra frente, as atitudes que geram violência”, frisou em sua fala.
Por fim, falou a Coordenadora de Cultura do SINTE/RN, Maria Vivência Arimatéia dos Santos, que ressaltou a luta do Sindicato no combate – em diversas frentes – à violência e às drogas, levando as informações e os esclarecimentos para dentro das escolas.
A apresentação cultural ficou por conta da Escola Estadual Monsenhor Francisco de Sales Cavalcante – CAIC Carnaubal, que trouxe o seu grupo de dança folclórica “Luar do Sertão”, que fez uma apresentação de “Araruna” para os presentes.
Apesar do pouco tempo (e espaço disponível) para uma apresentação...
                                                              ... de dança folclórica...
... os alunos do grupo de dança "Luar do Sertão" - do CAIC Carnaubal...
...mostraram que tudo é uma questão de adaptação...
... e honraram o passado histórico e, principalmente, o brasão da escola na dança da Ararauna 

 A primeira palestra do dia coube ao professor João Maria Mendonça de Moura – coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH/SEEC) – que falou sobre “Prevenção ao Uso Indevido e Abuso de Drogas na Família, Escola, no Ambiente de Trabalho e na Comunidade: conhecer para ajudar”.
O professor começou a sua fala fazendo uma explanação estatística sobre os índices relacionados às drogas (lícitas e ilícitas) no Brasil e em cada estado da Federação, com ênfase para o estado do Rio Grande do Norte.
“A grande porta de entrada das drogas é, sem sombra de dúvidas, o álcool. Ele é o responsável pela maioria das estatísticas negativas em nosso país. Basta dizer que somos um país de vinte milhões de alcoólatras, ou seja, dez por cento da nossa população está doente”, enfatizou.
“O que se gasta no combate às drogas é absurdamente alto, se comparado com os recursos destinados à Educação, à Saúde, à Segurança. Falta, portanto, uma política sistemática de como educar e prevenir a nossa população do mal que é esse universo das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas”, concluiu.
A segunda palestra foi ministrada pelo professor e vice-diretor adjunto IV da Faculdade de Educação da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) que trouxe, para os gestores, o tema: “Violência nas Escolas: dificuldades e perspectivas”.
O professor Lima começou a sua fala fazendo um levantamento histórico da violência em nosso país, desde a sua colonização, onde o Índio e o Negro sofreram os primeiros castigos, passando pela institucionalização da violência dada através do famoso “argumento” (palmatória) e da violência de nossos dias, em que professor e aluno são duas figuras dicotômicas que geram conflitos e tentam sobreviver num mesmo espaço físico.
“A violência é um comportamento que causa danos a outra pessoa, ser vivo ou objeto. O modelo de família mudou muito ao longo do tempo. Isso causa uma desorganização que, invariavelmente, a criança, o jovem e até o adulto levam para a instituição escolar. Por outro lado, a falta de limites é um problema muito sério, pois cria pessoas imediatistas”, completou. 

O professor enumerou vários tipos de violência, dentre eles, a do ambiente escolar, aquela gerada de fora para dentro da escola e aquela gerada por componentes internos dessas instituições. 
 
No período vespertino, a terceira palestra coube aos escoteiros Mário Liedson Pimenta Fagundes – Coordenador Executivo da União do Escotismo no Brasil (UEB/RN) e Marcelo Cruz – Secretário Geral (UEB/RN), com a “Apresentação do Projeto Escotismo nas Escolas
Os escoteiros fizeram um resumo do projeto que é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Educação e a União dos Escoteiros do Brasil/RN. Com três anos de existência, a princípio, o projeto atuava em apenas algumas escolas e municípios do Estado. Com a decisão tomada no atual governo, o projeto estará presente em pelo menos uma escola pública de cada município. Essa ampliação trará benefícios para a escola pública e para o Movimento de Escoteiros.
“O estímulo que o governo está dando com esse projeto tem grande importância para o escotismo e para a juventude de maneira geral. Devido ao projeto, nós somos o Estado com maior crescimento no número de escoteiros do país”, disse Mário Fagundes.
“Um dos objetivos do projeto é sensibilizar educadores e gestores das escolas públicas do estado e, para isso, 18 profissionais do projeto estão percorrendo os municípios do Rio Grande do Norte, para que a Escola receba o grupo de escoteiros como uma atividade pedagógica complementar”, acrescentou Marcelo Cruz.
Ao término das palestras, foram abertos os debates para se buscar alternativas viáveis para combater o fenômeno da violência e das drogas nas escolas. O professor João Maria, uma das principais autoridades no assunto, com uma militância de 25 anos, propôs uma comissão representativa do encontro para levar, juntamente com os atores dos diversos segmentos envolvidos (promotoria, Polícia Militar, Igreja, Conselhos Tutelares, FUNDAC, SEDUC, PROERD, etc.), os anseios dos senhores gestores das escolas públicas para a professora Betania Ramalho – Secretária de Estado da Educação e da Cultura, numa data a ser agendada pela professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED.
Participaram da escolha de uma comissão, de cinco escolas que representarão as escolas da circunscrição da 12ª DIRED, as seguintes instituições:
Gestores das escolas que se inscreveram para formar a comissão... 

• Escola Estadual CAIC Abol. IV (Firmino)

• Escola Estadual Dix-Sept Rosado (Raimunda)

• Escola Estadual Luiz Dantas Cavalcante (Ângela)

• Escola Estadual CAIC Carnaubal (Pereira)

• Escola Estadual Inalda Cabral (Gandhi)

• Escola Estadual Jerônimo Rosado (Fátima)

• Escola Estadual Aída Ramalho (Edilma)

• Escola Estadual Ewerton Cortez (Fátima)

• Escola Estadual Freitas Nobre (Eliene)
... sendo apresentados pela professora Magali Delfino 

A Comissão foi escolhida, democraticamente, através de indicações dos próprios gestores presentes, e premiou, no seu final, as seguintes escolas: 

• Escola Estadual Freitas Nobre 

• Escola Estadual Dix-Sept Rosado 

• Escola Estadual Cel. Solon 

• Escola Estadual Aída Ramalho 

• Escola Estadual Jerônimo Rosado (Colégio Estadual) 

Mais fotos...
Educadoras que fazem a diferença em suas respectivas funções:
Da esquerda para a direita: Luzia (assessora do NEEP/SEEC), Sueleide Ferreira (vice-diretora da 12ª DIRED), Elizete Amorim (coordenadora do Ensino Médio na 12ª DIRED), Emannuelle Morais (diretora do CAIC Carnaubal) e Socorro Bezerra (coordenadora do Mais Educação da 12ª DIRED)
NOTA DA 12ª DIRED: 

A professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – parabeniza a todos os gestores que se fizeram presentes ao evento, renovando o seu compromisso com as escolas públicas da sua circunscrição. 

A professora agradece a cobertura da imprensa, colocando-se à disposição das mesma, especialmente aos Jornais Gazeta do Oeste e Correio da Tarde, à TCM, InterTv e TV Mossoró. 

A professora agradece às técnicas da 12ª DIRED: Sueleide Ferreira (vice-diretora), Judivânia Maria (vice-diretora), Socorro Bezerra (coordenadora do Mais Educação), Elizete Amorim (coordenadora do Ensino Médio) e Auxiliadora Teixeira (responsável pelo Cerimonial) pelo planejamento, pela organização e execução dos trabalhos desenvolvidos no encontro. 

Por fim, a professora Magali Delfino agradece às autoridades que se fizeram presentes ao encontro, principalmente, aos palestrantes: professores João Maria de Mendonça de Moura e José Evangelista de Lima, aos escoteiros Mário Liedson e Marcelo Cruz, pela capacidade de transmissão das informações, promovendo, com isso, um debate rico em experiências.

Nenhum comentário: