Aconteceu, hoje, dia 26/04, na Escola Estadual Aída Ramalho, o 1º Encontro do Curso de Formação para Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Ensino Fundamental e Técnicos Pedagógicas da 8ª, 11ª e 12ª DIREDs.
Com o tema: Caminhos para Ressignificação de Saberes e Fazeres em Língua Portuguesa e Matemática, o curso foi ministrado pelo professor Joaquim Juraci de Oliveira – coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – CODESE, e pela coordenadora pedagógica Maria do Socorro Ferreira, do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.
O objetivo do curso é fortalecer a ação pedagógica, desenvolvida por coordenadores e técnicos pedagógicos junto aos professores, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com uma condição de garantir as aprendizagens dos alunos.
A abertura do evento foi feita pela diretora da instituição de ensino, professora Edilma Maria da Silva, que deu as boas-vindas aos coordenadores e técnicos pedagógicos, ressaltando a importância do curso para o bom andamento dos trabalhos pedagógicos e, consequentemente, do ensino e aprendizagem, pois possibilita um diálogo mais harmônico entre professor e coordenador pedagógico.
Em seguida, a diretora Edilma chamou a apresentação cultural do evento: o grupo musical da escola “Canto Coral”, regido pelo monitor Rayne Morais e tendo como integrantes, os seguintes alunos:
• Silvio Liberato
• Ítalo Queiroz
• Éder Kennedy
• Franklin Felipe
• Ítalo Freitas
• Ítalo Rodrigues
• Jaritza Maria
Logo após a apresentação dos alunos do Mais Educação da escola, a palavra passou para a coordenadora pedagógica do Instituto Pres. Kennedy, Socorro Ferreira, que fez um breve resumo do que iria acontecer durante o dia de estudos.
“Faremos, aqui, aulas expositivas, seminários e minioficinas, tudo para subsidiar o trabalho dos coordenadores e técnicos pedagógicos”, disse.
A coordenadora pediu a colaboração e o empenho nas atividades e, em seguida, apresentou o professor Joaquim Juraci de Oliveira, palestrante da formação.
O professor começou a sua fala dizendo que “o coordenador pedagógico é o mediador entre o professor e o aluno, por isso ele é muito importante para o ensino e a aprendizagem”.
O professor comentou sobre o hiato existente entre a escola que queremos e a escola que ainda temos em 2011: “O grande desafio da Educação do Século XXI é criar políticas públicas para o saber. O desencanto entre a vida do jovem e o desinteresse do aluno na escola, causa o distanciamento de ambos para o conhecimento formal”.
Ao se referir a um pensamento filosófico, inscrito nos slides que ele trouxe para a sua apresentação – que falava sobre janela – o professor Joaquim disse que “a minha postura aqui é abrir uma janela para que observemos o que está ao nosso redor”.
Em seguida, usando o mesmo pensamento, ele contou sobre uma experiência feita por um pesquisador num país da Ásia. Segundo ele, num bairro de uma cidade, onde não existia nenhum tipo de tecnologia, foi instalado um computador para que as pessoas pudessem observar. O resultado dessa pesquisa foi que, em menos de uma semana, os moradores do bairro já dominavam a tecnologia e acessavam, dali mesmo, as janelas do mundo.
“Por isso, o mesmo cidadão que anda a pé, de bicicleta ou de carro, pelo seu bairro, é o mesmo que anda pelo mundo inteiro através das janelas da internet.”
Depois, fazendo uma analogia entre a pesquisa e a janela da internet, o professor disse que “se eu quero aprender, eu aprendo. E isso se origina de duas coisas: a necessidade de aprender e o interesse de aprender”.
Mais fotos...
Os coordenadores e técnicos pedagógicos...
... compareceram ao Curso, lotando as dependências...
... do auditório da Escola Estadual Aída Ramalho
A 12ª DIRED enviou quatro das suas técnicas...
... para que elas se capacitem e fortaleçam a ação pedagógica...
... junto ao professor da área de Língua Portuguesa e de Matemática. Nas fotos, da esquerda para a direita: Sueleide Ferreira, Judivânia Maria e Helena Maia
A programação para o polo II, com sede em Mossoró, foi a seguinte:
1º Eixo Temático:
O Ensino Fundamental de 09 Anos
1º Encontro
1 – A Reestruturação do Ensino Fundamental frente aos desafios do Século XXI
• O Ensino Fundamental de 09 anos e sua base legal
2 – O novo Projeto Pedagógico e sua organização curricular
NOTA DA 12ª DIRED:
Os Cursos estão sendo disponibilizados para toda rede pública do Estado e premiam 274 coordenadores pedagógicos de escolas de Ensino Fundamental e 64 técnicos das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIREDs)
Os locais de realização dos Cursos foram divididos por polos, assim distribuídos:
• Polo I: sede Natal
• Polo II: sede Mossoró
• Polo III: sede Caicó
• Polo IV: sede Pau dos Ferros
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