sábado, 28 de abril de 2012

RN ALFABETIZADO: FORMAÇÃO

Aconteceu hoje e continuará amanhã, nos dois períodos (matutino e vespertino), a formação inicial para coordenadores e alfabetizadores do programa RN Alfabetizado na Escola Estadual Lavoisier Maia – Polo Mossoró/RN.
Técnicas Elizete e Alvanete... 

A formação teve início às 07h00min, com o credenciamento dos participantes, feito pelas técnicas da 12ª DIRED, pela professora do IFESP e pela coordenadora da SEEC, para, em seguida, ser servido, no pátio interno da escola, o café da manhã.
... e Socorro Gondim (12ª DIRED), a professora Ilsa Fernandes (IFESP) e a coordenadora de logística Janeide Oliveira (SEEC

A abertura do evento aconteceu às 08h30min com a professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED, que recepcionou os professores formadores, coordenadores e alfabetizadores do RN Alfabetizado, e disse que a mudança começa com a erradicação do analfabetismo funcional e que o programa RN Alfabetizado caminha para acabar, de vez, com esta prática tão nociva ao desenvolvimento do nosso país. 

Em seguida, falou a coordenadora de logística da Secretaria de Educação do Estado, a professora Janeide de Oliveira, que fez uma breve apresentação do programa para os seus participantes. A coordenadora pedagógica do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, Socorro Ferreira, fez uma exposição com slides falando sobre andragogia* e seus princípios (vide nota da 12ª DIRED).
Coordenadores e alfabetizadores ouvindo a explanação da coordenadora pedagógica do IFESP, Socorro Ferreira
Na exposição sobre Sustentabilidade, temática da Formação Inicial e Continuada da 9ª etapa do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos - RN Alfabetizado, a professora Ilsa Fernandes fez a apresentação do vídeo sobre LIXO.
Professora Ilsa Fernandes (IFESP)
Após as reflexões acerca do vídeo recém-assistido, os formadores, coordenadores e alfabetizadores promoveram uma reflexão acerca do que tinham acabado de assistir e iniciaram um pequeno debate, subjetivando, cada um, seus pensares, tornando-os, em seguida, coletivos diante dos pontos comuns. 

 No período vespertino, os coordenadores e alfabetizadores, num total de 241, foram divididos em 07 (sete) turmas, cada uma delas com um professor formador, assim distribuídas: 

SALAS 01 e 02 

Coordenadores e alfabetizadores: 69 

Formadoras: Sandra Diógenes e Maria Augusta 

Fotos...










SALA 03 

Coordenadores e alfabetizadores: 34

Formadora: Vanda Maria

Fotos...










SALA 04 

Coordenadores e alfabetizadores: 35

Formadora: Sueleide Ferreira

 Fotos...












SALA 05 

Coordenadores e alfabetizadores: 35

Formadora: Edileusa Campos

Fotos...












SALA 06 

Coordenadores e alfabetizadores: 34

Formadora: Fátima Azevedo

Fotos...










SALA 07

Coordenadores e alfabetizadores: 34

Formadora: Helena Maia

Fotos...










A 9ª etapa do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos objetiva a erradicação do analfabetismo no estado do RN.
A Coordenação do RN Alfabetizado, no Polo Mossoró, coube à técnica Lindalva Lima - coordenadora setorial (lado esquerdo, blusa preta)... 

O RN Alfabetizado é uma promoção da SEEC (Secretaria de Estado da Educação e da Cultura) e do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP)- que é o responsável pela Formação Inicial e Continuada dos 241 alfabetizadores da região.
... com o apoio e a presença da professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED 

NOTA DA 12ª DIRED

*Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança). 

Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada. 

Ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. 

Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida. O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios. 

1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo. 

2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto, querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir. 

3. Papel das experiências: para o adulto suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes. 

4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia a dia. 

5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade. 

6. Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento. 

Fonte: Wikipédia 


 RN CAMINHANDO - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 

O programa: 

O RN Caminhando é um Programa de alfabetização instituído pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal (Brasil Alfabetizado), destinado a jovens e adultos que estão fora do domínio significativo da prática social do ler-escrever. 

Objetivos: 

Implantar uma política de alfabetização de jovens e adultos em todos os municípios do Rio Grande do Norte; 

Garantir a continuidade dos estudos dos jovens e adultos alfabetizados, através de uma política de inclusão no Ensino Fundamental; 

Transformar o processo de ensino/aprendizagem num instrumento que, ultrapassando o domínio das linguagens escrita e falada, amplie os horizontes da cidadania; 

Aumentar a autoestima e fortalecer a confiança na capacidade de aprender da população não-alfabetizada. 

Clientela: 

Jovens e adultos acima de 15 anos ou mais que não tiveram acesso à leitura e à escrita.

Cadastramento de turmas: 

Zona Rural: mínimo de 07 (sete) alunos e máximo de 25 (vinte e cinco); 

Zona Urbana: mínimo de 14 (quartoze) alunos e máximo de 25 (vinte e cinco); 

Turmas com menos de 13 alunos não poderão coexistir em um mesmo local e horário de funcionamento; 

As turmas de alfabetização que incluam jovens e adultos com necessidades especiais respeitarão a quantidade de três pessoas com deficiência por turma. 

Duração: 

O Programa tem duração de 8 meses e carga horária total de 320 horas, com jornada diária de 2 horas.



Nenhum comentário: