Aconteceu, nesta segunda-feira, dia 16/04/2012, no auditório da 12ª DIRED, a avaliação 2011 do Programa Despertar e a orientação para o início das atividades do programa em 2012.
As coordenadoras Goretti Silva e Elizete Amorim, a professora Magali Delfino e a coordenadora Edcleide Alves
A acolhida foi feita pela professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED – que deu as boas-vindas aos gestores, coordenadores e professores presentes e, dentro da pauta da reunião, procurou saber sobre os pontos positivos e, também, os pontos negativos relacionados ao programa, no ano de 2011.
Professora Magali Delfino - diretora da 12ª DIRED
A professora ouviu de alguns gestores que “o projeto é muito bom e o que influenciou, negativamente, no ano de 2011, foi a greve que tomou um bom espaço de tempo destinado ao Despertar” (diretora do Pres. Kennedy).
A professora ouviu, atentamente, todos os depoimentos, ratificando as informações do relatório já recebido de sua coordenadora, a professora Goretti Silva, em que os principais objetivos do programa foram alcançados.
Em seguida, Marinês – E.E. Hermógenes Nogueira da Costa – deu o seu depoimento, dizendo: “Este ano temos nos preocupado porque não temos professor querendo participar do programa. O que posso dizer é que esse programa é atuante e muda, verdadeiramente, o comportamento do aluno na sala de aula, torna-o comprometido com a sua comunidade e o faz trabalhar em equipe”.
Das 20 escolas participantes do programa, 16 estavam presentes. A professora Magali Delfino aproveitou para falar dos casos de sucesso acontecidos na circunscrição da 12ª DIRED e que se deram em virtude da participação dos jovens no programa Despertar.
As coordenadoras Goretti Silva e Edcleide Alves
As coordenadoras do programa, Goretti Silva e Edcleide Alves, fizeram, em slides, um resumo da avaliação, na qual foram contemplados os pontos positivos e os pontos negativos e as sugestões dadas pelos diretores.
Professora Geovânia (esquerda) e a profesora Edy - gestora do Pres. Kennedy
Por fim, o depoimento da professora Geovânia, do Pres. Kennedy, que falou sobre a sua participação como professora dentro do programa:
“Há dois anos que venho trabalhando com o programa Despertar. O que eu percebo é que, independente de o programa despertar para o empreendedorismo, o que mais chama a atenção é que o programa desperta para o lado pessoal do aluno. Ele eleva a sua autoestima, passa a se preocupar mais com a sua comunidade e com os problemas que a sua escola apresenta. Além disso, o aluno deixa de ser individualista e passa a trabalhar em equipe, a ajudar a quem precisa. E isto tudo gera nele uma mudança de comportamento que o torna um aluno diferenciado do demais”.
NOTA DA 12ª DIRED:
PROJETO DESPERTAR
As mais elevadas taxas de desemprego no país são registradas entre os mais jovens. Além da inexperiência no mundo do trabalho, a educação formal muitas vezes não prepara o estudante para a vida profissional.
O projeto Despertar procura mudar essa preocupante realidade através do estímulo ao empreendedorismo entre jovens estudantes. Alunos do Ensino Médio, com idade a partir de 15 anos, ampliam sua visão de mundo, e passam a identificar suas potencialidades e a descobrir novas oportunidades. O jovem passa a ver sua realidade e sua escola de forma totalmente nova.
O Despertar causa impacto não apenas no seu público. Em cidades do interior, onde as escolhas são poucas, o projeto movimenta toda a comunidade, pois o empreendedorismo é transmitido no sentido de fortalecer a crença em um futuro melhor, onde cada um é capaz de construir e empreender.
O corpo docente que, previamente ao seu engajamento seletivo ao projeto, é submetido a um treinamento de 180 horas aula, também muda sua forma de encarar a relação professor/aluno. Atualmente o SEBRAE/RN desenvolve o Projeto Despertar nas escolas públicas, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de Ensino Médio.
Ideia Básica do Projeto
“Despertar” no aluno do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do RN, a vocação para empreender, proporcionando-lhe uma visão de futuro, tendo em vista:
• Os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho;
• O desenvolvimento econômico LOCAL/REGIONAL;
• A geração de novos negócios, a partir do estímulo ao conhecimento e o acesso à informação.
Como Começou
Em 2001, o Sistema SEBRAE passou por uma revisão institucional, criando várias priorioridades, dentre elas, disseminar a educação empreendedora a partir do ensino formal, visando atender às classes menos favorecidas que estavam nas escolas publicas, às portas do mercado de trabalho e sem perspectivas. Neste sentido, foram firmadas, em 2003, parcerias com as Secretarias Estaduais de Educação de todos os estados, visando a preparação básica de alunos para o mundo do trabalho por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras.
Público Alvo
Alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.
Papel do SEBRAE
• Planejar e articular ações em parceria com a Secretaria de Educação;
• Capacitar professores;
• Realizar reuniões de avaliação, visitas às escolas e monitoramento sistemático do Projeto;
• Enviar “kit básico” para as escolas: apostilas e material de dinâmicas, folder, cartazes;
• Propor, articular e identificar parcerias que possam contribuir com as ações do Projeto.
Papel da Secretaria Estadual de Educação
• Propiciar as condições para que os educadores participem das capacitações, reuniões e dos eventos referentes ao Projeto;
• Estrutura da capacitação dos professores no CENTERN (hospedagem, alimentação, coffee);
• Monitoramento das ações através das DIREDs.
Papel da Dired (Diretoria Regional de Educação)
• Propiciar condições para que o Projeto aconteça nas escolas;
• Acompanhar o planejamento das ações de implantação nas escolas;
• Propor, articular e identificar parcerias que possam contribuir com as ações do Projeto;
• Monitorar as ações nas escolas e em contato com o SEBRAE e SEED.
Papel da Direção da Escola
• Sustentação do Projeto - “quem faz acontecer”;
• Propiciar todas as condições necessárias para que o Projeto aconteça nas escolas (sala adequada, participação dos professores, apoio nas feiras);
• Fazer com que toda a equipe pedagógica, os pais e a comunidade tenham conhecimento do Projeto;
• Estimular e motivar o Projeto na escola;
Conteúdo Programático
São 96h de aulas distribuídas da seguinte forma:
• Atividades em sala de aula: 10 encontros de 3h (30h);
• Atividades de campo: pesquisas, visitas a empresas, contato com empreendedores, reuniões com as equipes (36h);
• Organização e realização da Feira do Jovem Empreendedor (30h).
Programa de Formação de Professores
O programa de formação de professores possui uma caga horária de 60h distribuídas da seguinte forma:
• Seminário de sensibilização para o Projeto (4h);
• Fundamentação em empreendedorismo. Curso “Saber Empreender” (27h);
• Capacitação na metodologia para aplicação em sala de aula (24h);
• Oficina de implantação do Projeto na escola (4h);
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